Aeroporto Basileia - Euroairport

4 Rotas-de-voo de & para Basileia - Euroairport (BSL)

Voos Basileia - Euroairport (BSL) - Lisboa (LIS)
easyJet (U27688, U27686), TAP Air Portugal (TP953, TP957)
95,23 €
Voos Basileia - Euroairport (BSL) - Porto (OPO)
easyJet (U21131, U21133, U21135)
148,63 €
Voos Porto (OPO) - Basileia - Euroairport (BSL)
easyJet (U21134, U21132, U21136)
96,97 €
Voos Lisboa (LIS) - Basileia - Euroairport (BSL)
easyJet (U27687, U27685), TAP Air Portugal (TP954, TP956)
86,00 €

Aeroporto Basileia - Euroairport

O EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg é um aeroporto franco-suíço, localizado na França, que serve às cidades da Basileia, na Suíça; Mulhouse, em França; e Friburgo, na Alemanha. É um aeroporto peculiar no mundo, pois acordo de 1949 garante que seja administrado tanto pela França quanto pela Suíça, sem que haja quaisquer restrições alfandegárias ou fronteiriça.

É o terceiro maior aeroporto em toda a Suíça e, atualmente, o que cresce mais rapidamente. Em França é o 10° mais importante. Em 2004, o número de passageiros chegou a 2.549.127. Desde 2005 este aeroporto cresce, graças ao enorme número de vôos para vários destinos oferecidos pela companhia aérea low cost EasyJet. Em 2005, o número de passageiros chegou a 3.315.696. Em 2006, a direção anunciou o maior número de passageiros desde a abertura do aeroporto. Com um total de 4.02 milhões de passageiros foi superada a melhor marca do ano de 2001 que foi de 3.783.464. O volume de frete em 2006 foi de 95.000 toneladas.

Oferece, atualmente, ligações para 60 destinos do tráfego normal e 40 destinos de férias em torno do Mar Mediterrâneo, nas Caraíbas, na África e nos Estados Unidos da América. Uma das companhias aéreas mais importantes no aeroporto é a EasyJet, que voa para 19 destinos na Europa - Londres, Paris, Berlim, Munique, Hamburgo, bem como Barcelona e Amsterdão.

Os vôos sob o controlo suíço são designados com o nome do aeroporto suíço Basileia, Suíça (IATA-Código BSL); ao passo que os vôos sob o controlo francês são designados com o nome do aeroporto francês Mullhouse, França (IATA-Código MLH). Em ambos os casos, pode-se utilizar as saídas tanto para a Suíça como para a França. Os passageiros, que procurem um vôo para o EuroAirport, deverão procurar por dois destinos. Nem todas as agências de viagem o conhecem. Um vôo «Mulhouse - Paris CDG» pela Air France pode ser mais económico do que o vôo «Basileia - Paris CDG» pela Swiss, ou ao contrário. E da mesma forma, pode-se expedir um bilhete «BSL-CDG» - com «transferência»MLH - e a parte do trajeto BSL-MLH deverá ser coberta a pé. De modo diverso que na maioria dos aeroportos, a chegada, a bagagem é recolhida antes do controlo de passaportes. Somente após a recolha da bagagem, o passageiro deverá dirigir-se para o controle de fronteiras francês ou suíço.

Se o passageiro vier do lado suíço para pegar um vôo no lado francês, haverá um controlo na saída da Suíça e um controlo na entrada do Espaço Schengen. Nestes casos, o passageiro pode ir com auto para o lado francês, mas o controlo alfandegário será realizado por policiais alfandegários na estrada para o aeroporto e não dentro do aeroporto. E o mesmo vale para vôos de passageiros oriundos da França, que partem da Suíça.
  • URL: Basileia - Euroairport (BSL)
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +41 61 325 31 11 (CH); +33 3 89 90 31 11 (F)
  • Morada/Endereço: Flughafen Basel-Mulhouse; Postfach 142; CH-4030 Basel
  • Administração: EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com 2.300 lugares destinados à breves e longas permanências (Suíça) e com 3.600 lugares (França).
  • Cidades próximas: Basel (7 km), Mülhausen (22 km), Freiburg (51 km), Bern (73 km), Zürich (81 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 6 km ao noroeste de Basileia, sendo acessível pela «Zollfreistrasse» ou pelas autoestradas A35 / A3
  • Estações de comboios: Estação ferroviária de Basileia SBB para as linhas SBB, SNCF e DB e autocarro 50 ou para a França - estação Mulhouse e autocarro 707.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.25%), terça-feira (12.83%), quarta-feira (14.59%), quinta-feira (14.89%), sexta-feira (15.66%), sábado (13.84%), domingo (13.94%)
  • Outras denominações: Euro-Airport Basel Mulhouse Freiburg, Bazylea Miluza Fryburg, Bâle, Basilea, Basilej, Bazel, Bazylea, Basileia, Bazelis, Bāzele, Bazilej, Базел, Базель, Базэль, Βασιλεία, بازل, בזל, ბაზელი, Բազել, বাজেল, बासेल, பேசெல், บาเซิล, バーゼル, 바젤, 巴塞尔, 白才尔, 巴塞爾

Destinos mais populares a partir de Basileia - Euroairport (Voos semanais )

  1. Amesterdão - Schiphol (70, 6,82 %)
  2. Londres - Heathrow (56, 5,46 %)
  3. Frankfurt (54, 5,26 %)
  4. Munique (48, 4,68 %)
  5. Barcelona (36, 3,51 %)
  6. Paris - Charles de Gaulle (32, 3,12 %)
  7. Porto (30, 2,92 %)
  8. Londres - Gatwick (28, 2,73 %)
  9. Viena (28, 2,73 %)
  10. Budapeste - Ferihegy (24, 2,34 %)
  11. outros (60,43 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. easyJet (968, 46,90 %)
  2. British Airways (224, 10,85 %)
  3. Lufthansa (204, 9,88 %)
  4. Wizz Air (198, 9,59 %)
  5. Air France (128, 6,20 %)
  6. KLM (112, 5,43 %)
  7. Austrian Airlines (56, 2,71 %)
  8. Turkish Airlines (32, 1,55 %)
  9. Corendon Airlines Europe (28, 1,36 %)
  10. Ryanair (28, 1,36 %)
  11. outros (4,17 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 6 km ao oeste do centro de Basileia; de 25 km ao sudeste de Mulhouse; e a cerca de 70 km ao sudoeste de Friburgo, no Departamento francês de Haut-Rhin, próximo à localidade de Saint-Louis. É o único aeroporto em todo o mundo a ser administrado por dois países conjuntamente.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas/os passageiros provenientes de França deverão conduzir pela autoestrada A35 até à saída «Aéroport»; os provenientes da Suíça deverão conduzir pelo troço sem cobrança de portagem/pedágio da A35 («Nordtangente») até ao aeroporto. Alternativamente, o terminal também poderá ser acedido pelas autoestradas federais D105 e D201.

Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros 50 que circulam regularmente entre o aeroporto e a Estação de Comboios de Basileia. Entre o terminal e a Estação de Comboios de Saint Louis, na França, circulam os autocarros vaivém/shuttle 11. Há também autocarros vaivém/shuttle diária e regularmente para Freiburg e Mulhouse. Por favor, informe-se sobre os horários atuais diretamente no local ou na internet.

História
O Aeroporto de Basileia-Sternenfeld operou entre 1920 e 1953, como o primeiro aeroporto desta cidade. Em 1919, o pioneiro da aviação suíça, Oskar Bider iniciou o seu bem-sucedido sobrevoo contornando a Suíça, a partir de St. Jakob an der Birs, uma localidade próxima a Basileia. Após este feito, surgiu a ideia de se construir um aeroporto na cidade, com a fundação da associação «Aviatik beider Basel» que realizava dias da aviação ligados a uma loteria. Dos ganhos da loteria, foi possível a aquisição do terreno plano em Sternenfeld, próximo a Birsfelden und dem Rhein.

Um ano mais tarde, em 1920, o aeroporto civil e militar foi inaugurado oficialmente com uma grande Jornada Aérea organizada. Entre 1921 e 1923, a associação decidiu comprar as instalações do aeroporto e construir outros edifícios retomando essa ideia. Nesses anos, o tráfego aéreo em Sternenfeld desenvolveu-se muito lentamente. Somente a partir de 1923, o aeroporto iniciou suas operações com a primeira companhia inglesa, a «Handley Page Aircraft and Transport Company», a oferecer ligações entre Londres, Paris, Basileia e Zurique. Estas ligações foram oferecidas até 3 vezes por semana, face a grande demanda. Em seguida, a belga Sabena iniciou as ligações com Amsterdão, Bruxelas e Basileia.

Em 1925, foi fundada a companhia aérea «Balair» pelo empresário Balz Zimmermann. O nome escolhido remete à palavra francesa «Bâle» que é Basileia em alemão. Já em 1930, o Aeroporto de Basileia torna-se o mais importante da Suíça, devido ao seu rápido crescimento face à sua localização ímpar.

Mas alguns anos anos já se havia reconhecido em Basileia que o uso regular por 7 - 9 companhias aéreas havia saturado o aeroporto, o que tornava necessária a construção de um novo terminal, hangares adicionais. E além disto, foi instalado no aeroporto o primeiro sistema de tráfego aéreo noturno. Em 1929, a cidade de Basileia exigiu a entrega do terreno para a construção de uma usina de força. Com isto, iniciou-se a busca árdua por um terreno adequado. Até à eclosão da Segunda Guerra Mundial havia várias alternativas, que não se concretizaram. Àquela altura todos os aeroportos do país apresentavam crescimento e o Aeroporto de Zurique era o maior, com 13 ligações diárias. Depois da guerra, a França propôs à Suíça a construção de um aeroporto comum entre Blotzheim e St. Louis. Em 1946, já operava as instalações provisórias. Em 1950, foi inaugurado o aeroporto em Sternenfeld. Atualmente, onde localizava-se o antigo aeroporto é uma zona residencial e industrial.

Entre 1951 e 1953, a pista foi ampliada no sentido leste-oeste, em 1600 metros e a construção de uma autoestrada aduaneiro suíça de acesso ao terminal de embarque. Durante essa construção em 14 Junho, em Basileia, foi decidido por referendo o prolongamento da pista principal norte a sul, de 2.000 para 2.370 metros. Após anos de sucesso no transporte de passageiros e de várias reconstruções, o novo e moderno terminal foi entregue ao seu destino. Em seguida, com a aprovação de novos créditos por parte do Concelho de Basileia, o governo pôde finalmente reasfaltar as pistas, substituir a torre de controlo e instalar um novo sistema de aterragem por instrumentos em 1963. No ano seguinte, quando o aeroporto já autosustentava-se financeiramente, o Euro-Aeroporto começou a construção de um complexo de três hangares novos, que foi concluída 1966.

Em 1970, depois de quase vinte anos de construção, o Euro-Aeroporto, foi inaugurado oficialmente na presença do então presidente suíço. O volume de passageiros aumentou imediatemente após sua abertura oficial e no verão do ano seguinte já eram contados mais de 100.000 visitantes mensais. Devido a esse aumento no número de passageiros, em novembro de 1976, começou-se a pensar no alargamento da pista principal de passageiros. Em 1978, finalmente, a pista foi entregue ao uso. Em 1984, Basileia atingiu o número mágico de mais de 1 milhão de passageiros transportados.


Estatística de dados climáticos Basileia - Euroairport

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
3.6
5.8
9.9
14.0
18.4
21.7
24.2
23.5
20.3
14.8
8.3
4.5
0.8
2.4
5.7
9.2
13.2
16.5
18.7
17.8
14.8
10.3
5.0
1.7
-1.9
-0.7
1.7
4.4
8.1
11.1
13.0
12.8
10.4
6.6
2.0
-0.8