Aeroporto Belfast - International

Aeroporto Belfast - International

O Aeroporto Internacional de Belfast, conhecido como Aeroporto de Aldergroove, é o aeroporto mais importanteda Irlanda do Nortea servir à cidade homónima e capital deste país, parte do Reino Unido.

É um dos dez aeroportos mais importantes do Reino Unido, quanto ao volume de passageiros transportados anualmente (cerca de 5 milhões). É também importante no transporte de cargas, visto que por ele circulam mercadorias e correspondência postal. Além disto, o aeroporto é uma base da Força Aérea Britânica, que o usa para voos de reconhecimento.
  • URL: Belfast - International (BFS)
  • Fuso horário: GMT 0
  • Serviço telefónico: +44 28 9448-4848
  • Morada/Endereço: Belfast International Airport, Belfast, BT29 4AB, United Kingdom
  • Administração: Belfast International Airport Ltd.
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 8.000 lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Belfast (20 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 28 km ao noroeste do centro de Belfast, sendo acessível pela autoestrada M2, em direção à Antrim e, depois de 17 km, pela autoestrada A57, em direção à Aldergrove.
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Belfast «Belfast Central Station» e prosseguir com o «Airport Express 300» que parte a cada 10 minutos da «Belfast Europa Buscentre».
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.70%), terça-feira (14.30%), quarta-feira (13.92%), quinta-feira (16.05%), sexta-feira (14.35%), sábado (11.55%), domingo (14.13%)
  • Outras denominações: Aerfort Idirnáisiúnta Bhéal Feirste, Aldergrove Airport, Béal Feirste, Belffast, בלפאסט, بلفاست, Белфаст, Бэлфаст, Μπέλφαστ, Բելֆասթ, বেলফাস্ট, ベルファスト, ბელფასტი, 벨파스트, बेलफास्ट, เบลฟาสต์, 贝尔法斯特, 貝爾法斯特

Destinos mais populares a partir de Belfast - International (Voos semanais )

  1. Londres - Gatwick (35, 7,94 %)
  2. Londres - Luton (27, 6,12 %)
  3. Liverpool (27, 6,12 %)
  4. Birmingham (25, 5,67 %)
  5. Manchester (24, 5,44 %)
  6. Edimburgo (24, 5,44 %)
  7. Londres - Stansted (18, 4,08 %)
  8. Glasgow (17, 3,85 %)
  9. Tenerife Sul - Rainha Sofia (16, 3,63 %)
  10. Arrecife - Lançarote (14, 3,17 %)
  11. outros (48,54 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. easyJet (774, 87,95 %)
  2. Jet2.com (96, 10,91 %)
  3. Wizz Air (8, 0,91 %)
  4. outros (0.23 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 28 km ao noroeste do centro de Belfast.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Belfast deverão conduzir por 17 km pela autoestrada M2, em direção à Antrim, e dobrar à esquerda na saída 5, na autoestrada A57, em direção à Aldergrove. E então, deverá seguir a sinalização até ao aeroporto.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Belfast «Belfast Central Station» e, prosseguir com o vaivém do aeroporto/airportshuttle Airport Express 300, que parte para o aeroporto diariamente a cada 10 minutos, do Terminal Rodoviário de belfast «Belfast Europa Buscentre». O trajeto é percorrido entre 30 - 40 minutos, a depender do trânsito.

História
O sítio para a construção do Aeroporto Internacional de Belfast foi escolhido em 1917, quando tornou-se uma instalação de formação de pilotos durante a Primeira Guerra Mundial, até cujo final permaneceu como aeroporto militar.

Em 1922, iniciou-se o tráfego civil, quando foram transportados jornais de Chester. Mas o serviço aéreo regular iniciou-se em 1933, com um voo para Glasgow, operado pela «Midland and Schottish Air Ferries». Posteriormente, entraram na malha aérea: a Ilha de Man, Liverpool, Croydon e Londres.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o aeroporto continuou a ser uma base militar, agora sob o Comando Costeiro. E, para que pudesse receber aeronaves de longo alcance e maiores, foi iniciado um programa de obras, com o objetivo de substituir as quatro pistas existentes por duas novas, pavimentadas, formando assim a base do layout do aeroporto ainda existente hoje.

Uma das obras advindas dos programas realizados durante a guerra foi a construção do Aeródromo Nutts Corner, a cerca de 4 km de Aldergrove. Em 1946, o novo sítio substituiu o Aeroporto Belfast Harbour (à altura, Aeroporto George Best Belfast City) como o aeroporto civil da Irlanda do Norte, dado que o sítio em Sydenham foi considerado inapropriado para o efeito.

Em meados dos Anos 50, o tráfego aéreo ultrapassara as capacidades de Nutts Corner e muitas aeronaves eram dirigidas para Aldergrove regularmente face à condições climáticas adversas. Em 1959, decidiu-se transferir todos os voos civis para Aldergrove e isto aconteceu em 1963, quando o novo terminal foi inaugurado pela Rainha Isabel/Elisabeth II. Em 1966, foi lançado o primeiro serviço regular para Londres-Gatwick e, em 1968, a Aer Lingus e a BOAC introduziram as rotas para Nova Iorque, via Shannon e Glasgow-Prestwick.

A partir de 1971, foi realizado um grande programa de modernização do aeroporto, com melhorias nas pistas, nas taxiways e rampas. Foi também construído um novo pier internacional, com uma lounge, estacionamento e uma nova rampa para separar as aeronaves menores da aviação geral dos grandes jatos comerciais. Neste interim, a British Airways lançou o primeiro serviço vaivém/shuttle entre Belfast e Heathrow e o primeiro Boeing 747 operou uma rota charter entre Belfast e Toronto, via Shannon. O primeiro serviço regular para uma cidade europeia foi iniciado pela antiga NLM Cityhopper (atualmente, KLM Cityhopper), para Amsterdão/Amsterdã.

Em 1983, foi renomeado como Belfast International. Em 1985, o número de passageiros em Belfast International atingiu 1.5 milhões. Novos progressos foram feitos na Década de 1980 e 1990. Em 1987, foi inaugurado o novo terminal destinado à aviação executiva e o novo centro de carga, em 1991.

O aeroporto foi privatizado em 1994. Em 1996, o número de passageiros atingiu 2.5 milhões. Em 1998, a EasyJet iniciou suas operações, com voos para Londres-Luton. Desde esta data, esta companhia estabeleceu um grande hub em Belfast International, com mais de dez rotas domésticas e cerca de 12 rotas diretas para destinos europeus foram adicionadas à malha aérea, tornando-a a maior usuária do aeroporto.

Em 2005, a Continental Airlines lançou o serviço direto para Newark e serviços diretos para Vancouver foram introduzidos pela Zoom airlines, que cessaram com a morte do fundador da companhia em 2008.

Em 2007, a Aer Lingus abriu uma base em Belfast International, o seu terceiro hub (e o primeiro fora da República da Irlanda). Em 2008, três aeronaves Airbus A320 estavam baseadas no aeroporto e serviam a nove rotas da Aer Lingus, que restabeleceu a rota entre Belfast e Londres-Heathrow, abandonada pela British Airways. No entanto, esses voos adicionais não contribuíram para o aumento do número de passageiros.

Em 2010, foi concluída a nova zona de desembarque diante do complexo aeroportuário. O aeroporto ganhou uma passarela de embarque localizada na área de embarque internacional, permitindo o rápido embarque. É usado no serviço de Newark, bem como voos charter e serviços com muita demanda para destinos europeus e alguns serviços transcontinental.


Estatística de dados climáticos Belfast - International

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
6.0
6.8
9.2
11.8
14.9
17.5
18.4
18.3
16.1
12.6
9.1
6.9
3.8
4.2
6.0
7.9
10.5
13.4
14.7
14.5
12.7
9.7
6.6
4.9
1.5
1.5
2.7
3.9
6.1
9.2
11.0
10.7
9.2
6.8
4.1
2.9
8.0
7.0
7.0
8.0
9.0
11.0
12.0
13.0
13.0
13.0
12.0
10.0