Aeroporto Bogotá

4 Rotas-de-voo de & para Bogotá (BOG)

Voos São Paulo (SAO) - Bogotá (BOG)
Avianca (AV86, AV4534, AV114), LATAM Chile (LA8000), Avianca Brazil (O6852, O64000, O64015)
467,99 €
Voos Bogotá (BOG) - San Andres (ADZ)
LATAM Chile (LA4252, LA4260, LA4266, LA4250, LA4268), Interjet (4O9529, 4O9532, 4O9535)
89,00 €
Voos Leticia (LET) - Bogotá (BOG)
LATAM Chile (LA4043, LA4045, LA4047), Interjet (4O9693, 4O9694, 4O9695), Iberia (IB7209, IB7224)
78,50 €
Voos São Paulo - Guarulhos (GRU) - Bogotá (BOG)
Avianca (AV86, AV4534, AV114), LATAM Chile (LA8000), Avianca Brazil (O6852, O64000, O64015)
467,99 €

Aeroporto Bogotá

O Aeroporto Internacional de Bogotá - Nuevo El Dorado é um importante aeroporto que serve à homónima cidade e capital da Colômbia. Nele há duas pistas com 3.800 metros, e seus dois terminais: o El Dorado e o Puente Aéreoocupam uma área de 690 hectares.

É o quarto aeroporto latino-americano quanto ao movimento de cargas e ao número de passageiros transportados anualmente, depois do Aeroporto Internacional da Cidade do México e do Aeroporto Internacional de Guarulhos e Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
  • URL: Bogotá (BOG)
  • Fuso horário: GMT -5
  • Serviço telefónico: +57 1 425-1000; +57 1 413 9500; +57 1 413 53-59
  • Morada/Endereço: Aeropuerto Internacional "El Dorado" de Bogota, 151755 Bogotá Distrito Capital, Colombia
  • Administração: Operadora Aeroportuaria Internacional (OPAIN S.A.)
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Bogota (13 km), Soacha (16 km), Villavicencio (83 km), Girardot (86 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 15 km ao noroeste do centro de Bogotá, sendo acessível pela autoestrada AC 26 («Autopista El Dorado»).
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.67%), terça-feira (14.04%), quarta-feira (14.15%), quinta-feira (14.20%), sexta-feira (14.46%), sábado (14.41%), domingo (14.07%)
  • Outras denominações: Μπογκοτά, El Dorado, بوغوتا, Богота (Санта-Фе-де-Богота), बोगोटा, ボゴタ, 보고타, বোগোতা, El Dorado Internationaler Flughafen, בוגוטה, Wukuta, 波哥大, โบโกตา, Багата, ბოგოტა, بوگوتا, Boqota

Destinos mais populares a partir de Bogotá (Voos semanais )

  1. Medellin (359, 7,87 %)
  2. Cartagena (265, 5,81 %)
  3. Panama City - Tocumen (258, 5,66 %)
  4. Cali (257, 5,63 %)
  5. Santa Marta (Colombia) (161, 3,53 %)
  6. Miami (150, 3,29 %)
  7. Bucaramanga (150, 3,29 %)
  8. Barranquilla (148, 3,24 %)
  9. Cidade do México - Benito Juarez (134, 2,94 %)
  10. Pereira (Colombia) (118, 2,59 %)
  11. outros (56,15 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Avianca (4423, 48,12 %)
  2. LATAM Chile (1445, 15,72 %)
  3. Viva Air Colombia (559, 6,08 %)
  4. Copa Airlines (448, 4,87 %)
  5. EasyFly (435, 4,73 %)
  6. Wingo (292, 3,18 %)
  7. SATENA (282, 3,07 %)
  8. American Airlines (194, 2,11 %)
  9. United Airlines (192, 2,09 %)
  10. Delta Air Lines (96, 1,04 %)
  11. outros (8,99 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 15 km ao noroeste do centro de Bogotá, na autoestrada AC-26 «Autopista El Dorado», que liga Fontibón à Engativá.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes do centro de Bogotá deverão conduzir pela autoestrada AC-26 «Autopista El Dorado», que liga Fontibón à Engativá.

Além desta alternativa, há autocarros, táxis e automóveis de aluguer à disposição dos passageiros.

História
As origens deste aeroporto remontam aos planos do governo do General Gustavo Rojas Pinilla para substituir o antigo Aeroporto de Techo. Sua construção iniciou-se em 1955 e entrou em operação quatro anos mais tarde. Durante as últimas décadas este aeroporto foi ampliado até às laterais norte e sul e também até ao oeste.

Na década de 70 do século passado, houve um crescimento muito grande nos setores de passageiros domésticos, internacionais, de carga nacional e internacional. Com isto, foi necessário construir a segunda pista como alternativa à primeira pista, caso esta não pudesse operar por alguma razão.

Na década de 80, a Avianca encetou a construção do terminal Ponte Aéreo, inaugurado pelo presidente Julio Cesar Turbay Ayala como aeroporto anexo com vistas à canalização dos voos de Bogotá a Cali, Medelhim, Miami e Nova Iorque.

Nos Anos 90, iniciou-se o funcionamento dos principais setores do Departamento Administrativo de Aeronáutica Civil, no terceiro andar do edifício-terminal. Em 1988, foi inaugurada a segunda pista do aeroporto, que é a segunda maior em todo o mundo.

Em 2007, o aeroporto passou a ser gerido pelo consórcio Opaín, que planeava demoli-lo, ao que o governo colombiano não aquiesceu. Quando foram descobertas falhas estruturais, durante a ampliação do terminal, o governo decidiu-se então por sua demolição e por resarcir a Opaín.

Em 2007 inciaram-se os trabalhos de ampliação, modernização e expansão do aeroporto, que terminaram em Março de 2008. Neste mês, iniciaram-se os trabalhos de construção de um novo terminal de cargas, um novo edifício para a Aerocivil, uma nova estação de bombeiros, um centro administrativo de carga e um edifício de quarentena.


Estatística de dados climáticos Bogotá

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
19.4
20.0
19.4
19.4
18.9
18.3
17.8
18.3
18.9
18.9
18.9
18.9
12.8
13.2
13.7
13.7
13.7
13.2
12.9
12.9
12.8
12.9
13.1
13.1
8.9
9.4
10.0
10.6
10.6
10.6
10.0
10.0
9.4
10.0
10.0
9.4