Aeroporto Deauville St. Gatien

Aeroporto Deauville St. Gatien

O Aeroporto de Deauville - Normandie, antigamenteDeauville - Saint Gatien, é um aeroporto doméstico e serve à comuna de Deauville - Saint-Gatien-des-Bois, no departamento da Baixa Normandia, ao noroeste da França.

Atualmente, em Deauville - Saint Gatien, há voos charter sazonais para a Londres, a Espanha e outras localidades de veraneio no Mediterrâneo.
  • URL: Deauville St. Gatien (DOL)
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +33 (0)2 31 65 65 65
  • Morada/Endereço: 14130 Saint Gatien des bois
  • Administração: Pays d'Auge C.C.I.
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 950 lugares destinados à breves e longas permanências. Os primeiros 30 minutos são gratuitos.
  • Cidades próximas: Le Havre (15 km), Caen (44 km), Rouen (67 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao leste do centro de Deauville, sendo acessível pela autoestrada D-74 «Route d'Aguesseau» e «L'Aérodrome».
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (27.27%), terça-feira (13.64%), quarta-feira (36.36%), quinta-feira (0.00%), sexta-feira (18.18%), sábado (0.00%), domingo (4.55%)
  • Outras denominações: Довиль, دوفيل, دوویل, 多維爾, ドーヴィル

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao leste do centro de Deauville, a 50 km de Caen, a 35 km de Le Havre e a 85 km de Rouen.

Para chegar de automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes do centro de Deauville deverão conduzir pela autoestrada D-74 «Route d'Aguesseau» e «L'Aérodrome».

História
O Aeroporto de Deauville Normandie foi criado por iniciativa de Eugène Colas, então Presidente da Câmara/Prefeito de Deauville. Foi inaugurado em 1931. Durante muito tempo, foi um aeroporto comercial, mas principalmente com muitos voos privados. Algumas ligações de verão foram criadas, inclusive de Nice. Ele está aberto a voos turísticos e de frete de mercadorias.

Por algum tempo, foi considerado o terceiro aeroporto de Paris, mas a distância da capital e a falta de acessos rodo-ferroviários próximos (a cerca de duas horas de Paris) levaram ao descarte desta opção.

Em 1986, a cidade de Deauville celebrou um acordo com o Estado, com vistas a determinar as condições de desenvolvimento, de manutenção e de operação do aeródromo. Por meio de uma gestão terceirizada, a cidade de Deauville transferiu a operação do aeródromo para a Câmara de Comércio e Indústria do Pays d'Auge.