Aeroporto Inverness

Aeroporto Inverness

O Aeroporto de Inverness é o maior entre os 10 aeroportos das Terras Altas da Escócia, no Reino Unido. Por semana descolam e aterram no aeroporto mais de 330 aeronaves. É o aeroporto mais importante para turistas no Norte da Escócia. É administrado pela Highlands and Islands Airports Limited, que assumiu a administração de outros 9 aeroportos nas Terras altas da Escócia.

Atualmente, em Inverness, há voos domésticos e internacionais regulares, charter ou não para vários destinos, entre os quais: Benbecula, Bergen, Bristol, Dusseldorf, Frankfurt, Jérsei, Kirkwall - Órcades, Londres-Gatwick, Londres - Luton, Manchester, Southampton, Stornoway, Sumburgh e Zurique, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Inverness (INV)
  • Fuso horário: GMT 0
  • Serviço telefónico: +44 1667 464 000
  • Morada/Endereço: Inverness Airport Ltd., Inverness-Dalcross , Scotland, IV2 7JB, United Kingdom
  • Administração: Highlands and Islands Airports Limited (HIAL)
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 650 lugares destinados à breves e longas permanências. Os 20 primeiros minutos são gratuitos.
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 15 km ao leste do centro de Inverness, sendo acessível pela autoestrada A96, em direção à Aberden, e seguir a sinalização até ao aeroporto, por cerca de 12 km.
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir em comboio até à estação ferroviária de Inverness e prosseguir com o Bus Jet 11 que parte da «Falcon Square». O trajeto é percorrido em cerca de 25 minutos.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.31%), terça-feira (14.21%), quarta-feira (14.98%), quinta-feira (16.09%), sexta-feira (15.28%), sábado (12.73%), domingo (13.40%)
  • Outras denominações: Inbhear Nis, Invernesas, Инвърнес, Инвернесс, Інвернесс, Ινβερνές, انفرنيس, اینورنس, 印威內斯, 因弗內斯, इन्वरनेस, 인버네스, インヴァネス, อินเวอร์เนส

Destinos mais populares a partir de Inverness (Voos semanais )

  1. Londres - Gatwick (18, 11,11 %)
  2. Amesterdão - Schiphol (16, 9,88 %)
  3. Londres - Heathrow (14, 8,64 %)
  4. Manchester (12, 7,41 %)
  5. Stornoway (12, 7,41 %)
  6. Birmingham (8, 4,94 %)
  7. Sumburgh (Shetland) (8, 4,94 %)
  8. Kirkwall (7, 4,32 %)
  9. Londres - Luton (7, 4,32 %)
  10. Belfast City (6, 3,70 %)
  11. outros (33,33 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Loganair (134, 40,36 %)
  2. easyJet (106, 31,93 %)
  3. British Airways (60, 18,07 %)
  4. outros (9.64 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 15 km ao leste do centro da cidade, próximo à localidade de Dalcross.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Inverness deverão conduzir pela autoestrada A 96 (Inverness - Aberdeen) e seguir a sinalização por cerca de 12 km até ao aeroporto.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Inverness; e de lá, prosseguir com autocarro Jet11 que saem regularmente da «Falcon Square», entre 7.40 h - 23.15 h, todos os dias. O trajeto é percorrido em cerca de 25 minutos.

História
O aeroporto foi utilizado inicialmente pela Força Áerea Real durante a Segunda Guerra Mundial e aberto para operações civis em 1947. A British European Airways, um antecessor da British Airways, iniciou a rota para Londres Heathrow, em meados dos anos 1970. Em finais dos Anos 70 e inícios dos Anos 80, havia dois voos diários entre Inverness e Heathrow, mas esta rota foi fechada face ao péssimo desempenho econômico.

E a Dan-Air herdou o serviço, oferecendo-o três vezes ao dia. E manteve esta rota, acrescentando as ligações para Londres Gatwick e Manchester, no final dos Anos 80. Porém estes serviços não foram bem sucedidos economicamente e, consequentemente, foram desativados.

Em 1992, a British Airways adquire a Dan-Air, que mantve o serviço sob bandeira por mais de cinco anos, adicionando uma quarta frequência diária, pouco antes de retirar o link, em meio a considerável controvérsia e indignação pública, em Outubro de 1997. O surgimento de uma força na aviação britânica, a EasyJet, coincidiu com o lançamento do serviço diário para Londres-Luton, em 1996. Outros destinos e companhias aéreas chegaram ao aeroporto, principalmente em 2003.

A ligação com Londres-Heathrow foi reestabelecida em 2004. Mas o serviço foi interrompido em 2008, com alegações por parte da companhia de que os custos no Aeroporto de Heathrow eram muito altos. Em 2009, a Ryanair corta suas últimas rotas para East Midlands e Liverpool, durante uma revisão de rotas em que Inverness era classificada como uma das piores da rede.

Serviços regulares internacionais revelaram-se difíceis de estabelecer com sucesso até ao final dos anos 2000, quando foi introduzido o serviço entre Duesseldorf e Inverness e, em 2001, quano a Flybe iniciou suas operações diárias para Amsterdão/Amsterdã. A extinta Snowflake (subsidiária low cost da SAS) oferecia duas ligações semanais para Estocolmo, em 2004, mas que foi desativado face à falta de demanda. A KLM UK ofereceu um serviço diário para Amsterdão/Amsterdã via Edimburgo, em 1997, que foi de curta duração. Em 2001, a ScotAirways oferece um serviço para Amsterdão/Amsterdã, este retirado face aos eventos do World Trade Center.

Durante o verão de 1990, a British Airways oferecia uma ligação aos sábados para Bergen, na Noruega, via Kirkwall e Sumburgh.

A Flybe é atualmente a maior operadora no Aeroporto de Inverness. Ela oferece duas vezes ao dia uma ligação com Londres-Gatwick, herdado da BA Conexão. Inverness é um hub na rede entre as «Highlands» e as ilhas, onde os serviços ligam as ilhas ao Cinturão Central.


Estatística de dados climáticos Inverness

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
5.9
6.6
8.8
11.1
13.7
16.6
18.0
17.7
15.9
12.5
9.0
7.0
3.1
3.6
5.3
7.3
9.8
12.7
14.4
14.1
12.3
9.3
6.0
4.2
0.2
0.6
1.8
3.5
5.9
8.7
10.7
10.5
8.6
6.0
3.0
1.4