Aeroporto Londres - Southend

Aeroporto Londres - Southend

O Aeroporto de Londres Southend é um aeroporto regional que serve à localidade homónima, à Londres-Southend e também ao condado de Essex. É excelente para o treino de pilotos e para voos de carga e charter. Segundo recentes estimativas, é considerado um dos aeroportos que mais crescem no Reino Unido.

Atualmente, em Londres - Southend, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Alicante, Amsterdão / Amsterdã, Barcelona, Belfast - International, Dublin, Faro, Genebra, Ibiza, Jérsei, Málaga, Palma de Maiorca, Roterdão/Roterdã, Veneza-Marco Poloe Waterford, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Londres - Southend (SEN)
  • Fuso horário: GMT 0
  • Serviço telefónico: +44 1702 608-100
  • Morada/Endereço: London Southend Airport, Southend on Sea, Essex SS2 6YF, United Kingdom
  • Administração: London Southend Airport Co Ltd.
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 500 lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Southend-on-Sea (4 km), Basildon (16 km), Gillingham (21 km), Chelmsford (23 km), Colchester (37 km), London (57 km), Ipswich (62 km), Watford (76 km), Crawley (79 km), Cambridge (80 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 65 km ao leste do centro de Londres, e entrar na autoestrada A-127 em direção à Southend-on-Sea e em Southend, entrar à esquerda na A-1159.
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir em comboio até Southend-on-Sea e prosseguir com o autocarro da empresa Arriva Southend.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (25.53%), terça-feira (4.26%), quarta-feira (21.28%), quinta-feira (8.51%), sexta-feira (14.89%), sábado (0.00%), domingo (25.53%)
  • Outras denominações: Southend, Southend-on-Sea, Саутенд-он-Сі, Саутенд-он-Си, Σαουθέντ, साउथेंड, 사우스엔드, ロンドン・サウスエンド空港, 사우스 온 바다, 紹森德上海, 伦敦绍森德, ساوثيند, جنوب در دریا

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 2 km ao norte do centro da cidade.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, o passageiro proveniente de outros sítios deverão conduzir pela autoestrada A-127 e oferece fácil acesso às autoestradas M-25, A-13, A-12, que levam-no a Londres em uma hora.

Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar as linhas 7, 8 e 9 da empresa Arriva, que passa pelo aeroporto. No entanto, não há ligação com Londres. Além desta alternativa, há também os mini-autocarros/microônibus de uma empresa que oferece serviços de demanda. Para sabê-lo, por favor informe-se quanto ao preço e reserve com antecedência.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária «Great Anglia». Em horas de maior movimento, partem oito comboios por hora que ligam o aeroporto à estação «Liverpool Street». Os serviços estão disponíveis entre 04hs e 24hs. O trajeto é percorrido em cerca de 55 minutos e o bilhete pode ser adquirido online com uma antecedência de 75 dias. Com este bilhete, o passageiro recebe uma oferta de 2 a 1 sobre ingressos para exposições temporárias em museus e galerias.

E, ainda há táxis e automóveis de aluguer privados, à disposição do passageiro.

História
A história do Aeroporto de Londres-Southend inicia como um aeródromo estabelecido pelo Royal Flying Corps, durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1916, o Serviço Aéreo Naval Real assume o aeroporto e utiliza-o como uma estação de caças noturna. Em 1920, a estação foi encerrada e transformada em terreno agrícola por algum tempo.

Em 1939, com a ecolosão da Segunda Guerra Mundial, o Ministério da Aeronáutica requisitou o aeródromo, que tornou-se conhecido como Base da Força Aérea Real de Rochford durante todo esse período.

Em 1946, as atividades militares foram encerradas e a aviação civil retornou ao aeródromo em 1947, quando foi rebatizado em Aeroporto Municipal de Southend. Desde 1949, companhia aérea Freddie Laker's Air Charter Limited oferecia voos a partir do aeródromo.

Em meados de 1950, foram construídas duas pistas, o que levou a voos comerciais de passageiros e operações de carga. Em 1967, foi formada a British Air Ferries, que tornou-se o sinónimo do Aeroporto de Southend. Este ano também viu ser alcançado o recorde do número de passageiros.

Na metade da Década de 1970, o tráfego no aeroporto estava em declínio, muito embora muitos voos regulares estivessem sido mantidos. No entanto, a engenharia e as operações de manutenção tornaram-se parte cada vez maior a agenda comercial do aeroporto.

Em 1994, o Conselho de Southend vendeu o aeroporto à Regional Airports Ltd. Em 1998, o governo teve que assumir o Aeroporto de Londres-Southend e construir um novo terminal de passageiros e uma estação de comboios.

Em 2008, foi vendido ao Stobart Group. Em 2009, iniciaram-se os planeamentos para o alongamento da pista, cuja realização passou ao Comitè de Controlo do Desenvolvimento do Conselho de Southend.

A Estação de Comboios Aeroporto de Southend entrou em operação em 2011. E, neste mesmo ano, entrou em funcionamento a torre de controlo.