Aeroporto Toulouse - Blagnac

2 Rotas-de-voo de & para Toulouse - Blagnac (TLS)

Voos Toulouse - Blagnac (TLS) - Lisboa (LIS)
TAP Air Portugal (TP497, TP499, TP493, TP491)
71,00 €
Voos Lisboa (LIS) - Toulouse - Blagnac (TLS)
TAP Air Portugal (TP492, TP498, TP494, TP496)
74,00 €

Aeroporto Toulouse - Blagnac

O Aeroporto de Toulouse - Blagnac ou «Toulouse-Blagnac», um aeroporto doméstico localizado ao sul do departamento da Alta Garona, na França. Além do transporte civil, é também o segundo maior aeroporto do país, depois dos aeroportos de Paris, com referência ao transporte de cargas e fretes.
  • URL: Toulouse - Blagnac (TLS)
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +33 1 70 46 74 74; +33 825 380 000 (€0,15 MIN/INC. VAT)
  • Morada/Endereço: Aéroport de Toulouse - Blagnac, BP 90103, 31703 Blagnac Cedex, France
  • Administração: SA Aéroport Toulouse-Blagnac
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca 7.000 lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Toulouse (7 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao noroeste do centro de Toulouse, sendo acessível pelas autoestradas A-620 e A-621
  • Estações de comboios: Terminal rodoviário «Gare Routière»
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.31%), terça-feira (14.69%), quarta-feira (14.85%), quinta-feira (14.99%), sexta-feira (15.65%), sábado (11.62%), domingo (12.89%)
  • Outras denominações: Тулуза, تولوز, Tolosa de Llenguadoc, Τουλούζη, טולוז, टूलूस, तुलूज़, ツールーズ, トゥールーズ, ტულუზა, 툴루즈, Tuluza, Тулуз, Tuluz, ตูลูซ, 圖盧茲, 图卢兹

Destinos mais populares a partir de Toulouse - Blagnac (Voos semanais )

  1. Paris - Orly (203, 14,51 %)
  2. Paris - Charles de Gaulle (57, 4,07 %)
  3. Lisboa (54, 3,86 %)
  4. Frankfurt (46, 3,29 %)
  5. Londres - Heathrow (44, 3,15 %)
  6. Amesterdão - Schiphol (44, 3,15 %)
  7. Marseille (42, 3,00 %)
  8. Munique (38, 2,72 %)
  9. Bruxelas - Zaventem (34, 2,43 %)
  10. Lyon - Saint-Exupéry - Satolas (33, 2,36 %)
  11. outros (57,46 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Air France (958, 34,36 %)
  2. easyJet (430, 15,42 %)
  3. Ryanair (400, 14,35 %)
  4. British Airways (172, 6,17 %)
  5. Lufthansa (158, 5,67 %)
  6. KLM (88, 3,16 %)
  7. Twin Jet (82, 2,94 %)
  8. Volotea (80, 2,87 %)
  9. Brussels Airlines (68, 2,44 %)
  10. Iberia (66, 2,37 %)
  11. outros (10,25 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao noroeste do centro de Toulouse.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pelas autoestradas A-620 e A-621.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, o passageiro proveniente do centro de de Toulouse deverá seguir pela Allée de Barcelone, em direção à Bordéus e Blagnac. No cruzamento A620, deverá tomar a A620-E9 e, depois, entrar na saída 31 e, em seguida, à direita na A621 e, na saída 2, deverá mudar de pista, indicada como «Aéroport Blagnac, Grenade». Assim, chega-se à D-901, a partir da qual chega-se à saída 4 do aeroporto.

O terminal rodoviário «Gare Routière» oferece interface de ligação com o aeroporto por meio dos «Courriers de la Garonne» ou pode-se tomar um autocarro vaivém/shuttlebus ou autocarros de carreiras normais para chegar ao centro da cidade. As paragens principais do shuttlebus incluem a «Gare Routière»,«Allées Jean Jaurès», «Place Jeanne d’Arc», «Centre Compans Caffarelli». Há autocarros que circulam na região em torno de Tolosa. Por exemplo, a firma NOVATEL oferece um serviço de transferência diário para Andorra. A firma Interlignes oferece ligações por autocarro para muitas cidades da região, como por exemplo: Albi, Carmaux, Castres e Mazamet.

História
No início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, a aeronáutica francesa construiu no campo de aviação uma oficina de manutenção e duas pistas de cerca 800 metros de comprimento; neste mesmo local, onde o piloto famoso da companhia aérea de fretes Latécoère, Antoine de Saint-Exupéry, iniciara voos para Casablanca e Dacar.
Só pouco tempo após a capitulação das forças armadas alemãs em 1945, o aeroporto foi aberto para o tráfego aéreo civil.

No início, o embarque era feito provisoriamente em barracas de madeira. Nos oito anos subsequentes, realizaram-se grandes construções, até que em 1953, o aeroporto de Blagnac pudesse ser inaugurado. Outras construções que se seguiram foram: o prolongamento da pista para 3 quilómetros em 1964 e para 3,5 quilómetros, em 1968. Desta forma, em 2 de Março de 1969 foi possível realizar o primeiro teste de voo com o protótipo 001 do avião supersónico Concorde, que estava a ser desenvolvido desde 1962.

O número de passageiros cresceu continuamente. Como o terminal de embarque Blagnac 1 fora projectado para o máximo de 400.000 passageiros por ano, foi inevitável que se construísse o terminal Blagnac 2, em 1978, que ganhou novos átrios em 1994 e 2004. Em 1993, foi construída uma nova torre de controlo e a última grande construção foi a realização de um grande edifício-garagem para vários automóveis, inaugurado em 2002.

Atualmente, há uma nova ampliação no aeroporto, de modo que já em 2009 o quarto átrio entrará em operação. Com isto, a capacidade atual do aeroporto, de 6 milhões de passageiros anualmente, crescerá para até 9 milhões, em 2015.


Estatística de dados climáticos Toulouse - Blagnac

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
9.0
10.8
13.4
16.1
20.0
23.9
27.4
26.7
24.3
19.2
12.9
9.4
5.4
6.9
8.7
11.3
14.8
18.4
21.3
20.8
18.5
14.3
8.9
5.9
1.8
2.9
4.0
6.5
9.6
12.8
15.2
15.0
12.7
9.5
5.0
2.5