Voos - Cuba

Dicas de viagem sobre o destino: Cuba

Cuba – o país, sua geografia e fatos interessantes

Cuba é a maior ilha das Caraíbas e um dos últimos países socialistas do mundo. Este país é conhecido por sua música, seus poetas, por seu rum e, especialmente, por seus charutos.

Cerca de 25% do território do país são marcados por cadeias de montanhas, principalmente no oeste e no leste. Estas montanhas podem elevar-se até a 2.000 metros. Muitas zonas costeiras de Cuba são pantanosas e com manguezais.

O ponto culminante de Cuba é o Pico do Turquino, com 1.974 metros, nas montanhas de Sierra Maestra. Seu maior rio é o Cuato, com 370 km. O idioma oficial é o espanhol, mas em centros turísticos fala-se francês, inglês e alemão.

Cuba – seu clima e melhor época para visitar

Em Cuba o clima dominante é quente subtropical durante todo o ano. As precipitações são mais fortes são entre maio e outubro. Mas nesta época, também haver também furacões perigosos que põem em risco várias regiões de Cuba. Portanto, o país encontra-se em uma zona de furacões. Nos meses frios, entre dezembro e abril, há uma baixa pluviosidade. Por isto, deve-se escolher esta época para visitar.

Cuba – saúde e vacinação, entrada, chegada e prosseguimento de viagem

Recomenda-se a vacinação contra hepatite A, tifo, difteria e tétano. Contra, moscas que transmitem enfermidades viróticas, recomenda-se roupas que cubram a cabeça e repelentes de moscas. Mas contrair malária em Cuba é praticamente impossível. Há um excelente atendimento médico em grandes cidades e centros turísticos. Deve-se observar que estrangeiros somente serão tratados em hospitais especiais para estrangeiros e os custos médicos são altos. Antes da viagem, é importante que se faça um seguro doença válido em todo o mundo e que assegure a explicitamente a repatriação de Cuba ou a transferência para um outro país, em casos de necessidade. Além disto, as frutas devem ser descascadas e as verduras e legumes deverão ser cozidas. Visto que há perigo de infecção, deve-se portar também um pequen kit de remédios consigo.

Passaporte com validade mínima de seis meses à data de chegada ao país. Para a entrada até 30 dias, com um pacote, será expedido um cartão de turista pelos consulados e embaixadas cubanos, bem como por agências de viagens acreditadas. Pode-se prorrogar a permanência somente em Cuba e somente se houver uma reserva de hotel. Para permanências a longo tempo, o respectivo visto deverá ser solicitado no país natal. Para viajantes com menores, recomenda-se portar um passaporte para menores individual com fotografia.
Outras medidas quanto à permanência, destinos chegada e observações quanto à segurança podem ser lidas no sítio http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/ ou Chancelaria: Rua Pero Covilha No. 14, 1400-297, Restelo Lisboa, Portugal - Teléfonos: (351) 21 304 1860 / 64 -E-mail: ambaixada.cuba@netcabo.pt
 

Cuba – sua capital, outras cidades, atrações turísticas e praias

Havana, antiga pérola das Caraíbas, é a capital de Cuba. Como dantes, atrai magicamente os turistas de todo o mundo. A cidade encanta com seu charme, com a mundialmente conhecida avenida preamar Malecon e com os edifícios parcialmente restaurados da cidade antiga. O Malecon foi declarado património cultural da humanidade em 1982 pela UNESCO. Merece uma visita a fortaleza «El Morro», um símbolo da cidade, cuja construção iniciou em 1563 para a protecção contra a pirataria e terminou só 40 anos depois. A fortaleza «El Castillo de la Fuerza» também vale a pena ser visitado, é o edifício mais antigo da capital e foi construído entre 1565 e 1583. A fortaleza encontra-se na cidade velha, sobre uma colina e abriga hoje um museu militar. Não deve ser esquecida também uma noite no «La Tropicana», a maior casa nocturna do mundo que existe desde 1931. Todos os dias há um espetáculo com mais de 200 dançarinos e dançarinas. Todos os músicos cubanos famosos já apresentaram-se alguma vez no Tropicana.

Cuba é um país cheio de belezas naturais. Uma delas é Cueva de Santo Tomas em Vinales; são as maiores cavernas de Cuba, só 50 km foram explorados. Outras cavernas são «Cueva de Caleta Grande» na Ilha da Juventude. Nas cavernas podem-se admirar muitos desenhos feitos pelos antigos habitantes de Cuba, os índigenas Tainos. Especialmente de «Cueva de Punta del Este» com suas centenas de desejos é considerada uma obra-prima entre as pinturas rupestres.

Desde 2001, o parque nacional “Alexandre von Humboldt” é património da humanidade UNESCO. Nele, há muitos importantes eco-sistemas, tais como as costas com seus pântanos e restingas, os arrecifes, bem como as florestas secas próximas à costa e as florestas tropicais com o “El Toldo”, com seus 1.168 metros de altura. Outra beleza natural é o arquipélago de Camagüey. As cerca de 400 ilhotas oferecem ao visitante um paraíso natural incomparável. Existe uma flora e fauna com mais de 200 espécies de animais.

Aos interessados na Revolução Cubana, recomendamos uma visita ao Monumento Che Guevara em Santa Clara. O mausoléu, em que se encontram os restos mortais de Che, foi eregido em 1997. Na parte frontal há uma enorme escultura em bronze que adorna o monumento.

Santiago de Cuba, na parte oriental do estado insular, é sua capital secreta. Aqui também nasceu a Revolução Cubana e onde foi declarada sua victória em 1959. Os edifícios maravilhosos da época colonial são testemunhas de uma rica vida cultural e o mar das Caraíbas próximo torna esta cidade muito atraente. Santiago é património da humanidade pela UNESCO desde 1988.