Aeroporto Coca - Francisco de Orellana

Aeroporto Coca - Francisco de Orellana

O Aeroporto Francisco de Orellana é um aeroporto doméstico que serve à cidade homónima, conhecida como Coca, na província de Orellana, ao nordeste do Equador. Ele serve principalmente a turistas que desejam conhecer a Floresta Amazônica.

Atualmente, em Francisco de Orellana, há voos regulares para Quito, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Coca - Francisco de Orellana (OCC)
  • Fuso horário: GMT -5
  • Serviço telefónico: +593 (0)6 288 3340/ 0185
  • Morada/Endereço: Aeropuerto "Francisco de Orellana" de El Coca, El Coca, Provincia de Orellana, Ecuador
  • Administração: Directorate General of Civil Aviation of Ecuador
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Transportes: O aeroporto encontra-se no centro de Francisco de Orellana, sendo acessível pela estrada E-20 «9 de Octubre» ou E-55 «Alejandro Labaka».
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.29%), terça-feira (17.14%), quarta-feira (11.43%), quinta-feira (15.71%), sexta-feira (17.14%), sábado (12.86%), domingo (11.43%)
  • Outras denominações: Francisco de Orellana, El Coca, Kuka - Puerto Francisco de Orellana, Кока - Франсиско де Орельяна, كوكا-فرانسيسكو دي أوريلانا, コカ-フランシスコ・デ・オレリャーナ

Localização
Este aeroporto encontra-se no centro de Francisco de Orellana.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pelas autoestradas E-20 «9 de Octubre» ou E-55 «Alejandro Labaka».

História
O Aeroporto Francisco de Orellana foi construído entre 1958 e 1959 pelo Vicariato de Aguarico, uma comunidade eclesiástica que muito contribuiu para o desenvolvimento da região. Sua pista em relvado, servia para evacuar pacientes com doenças tropicais típicas da zona, pois não haviam estradas que ligassem-na ao resto do país. Além disto, com o comprimento inicial de 600 metros, só podia operar durante o verão. Com a exploração petrolífera da Texado, foi ampliada para mil metros e semi-pavimentada.

Desde 1988, é administrado pela Direção Geral da Aviação Civil que continua com sua expansão e permanente melhorias da pista e da plataforma, tornando-o um pólo de desenvolvimento não só da Província de Orellana, mas também da Amazônia.