Aeroporto Reiquiavique - Keflavique

Aeroporto Reiquiavique - Keflavique

O Aeroporto Internacional de Reiquiavique-Keflavique - Leifur Eiriksson é o mais importante aeroporto islandês a servir à cidade homónima e capital ao sudoeste da Islândia.

Desde 1987, nele são realizados quase todos os voos regulares internacionais, domésticos e alguns voos para as Ilhas Feroés e Gronelândia são oferecidos a partir do Aeroporto da Cidade de Reiquejavique, durante o verão.

Atualmente, em Reiquiavique-Keflavique, há voos domésticos e internacionais regulares, sazonais e durante o verão para vários destinos, entre outros: Akureyri (verão), Alicante (verão), Alicante, Barcelona (verão), Basileia / Mulhouse (verão), Basileia / Mulhouse, Berlim, Colónia - Bona / Colônia Bonn, Cracóvia (verão), Cracóvia, Dusseldorf, Estocolmo - Arlanda (verão), Estugarda / Stuttgart, Frankfurt - Hahn (verão), Gotemburgo - Landvetter (verão), Grã-Canária (inverno), Hamburgo, Kaunas, Londres - Luton, Londres - Stansted (verão), Lyon, Munique, Nova Iorque - JFK (verão), Nuuk, (verão), Orlando - Sandford (inverno), Oslo - Gardermoen, Paris - CDG (verão), Paris - Orly (sazonal), Praga (verão), Stavanger, Toronto - Pearson, Trondheim, Varsóvia - Chopin (verão), Viena (sazonal), Vilnius (verão), Washington - Dulles e Zurique, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Reiquiavique - Keflavique (KEF)
  • Fuso horário: GMT 0
  • Serviço telefónico: +354 425-6000
  • Morada/Endereço: Keflavik International Airport, 235 Keflavikurflugvollur, Iceland
  • Administração: Keflavik-Leifur Eiriksson Air Terminal Ltd.
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Reykjavík (37 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 50 km ao sudoeste de Reiquiavique, próximo à localidade de Keflavik.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.45%), terça-feira (12.65%), quarta-feira (13.71%), quinta-feira (15.01%), sexta-feira (14.83%), sábado (14.52%), domingo (14.84%)
  • Outras denominações: Reikjavikas, Reykyavik, Rėikjavėks, Reikiavik, Rejkjavik, Reykjawik, Рејкјавик, Рейкиявик, Рэйк'явік, Рейкьявик, Рейкявик, Рейк'явік, Ρέυκιαβικ, ريكيافيك, ریکیاویک, ریکیاوک, ریکجاوک, Ռեյկյավիկ, רייקיאוויק, रेक्जाविक, রেইকিয়াভিক, റെയിക്യാവിക്, ரெய்க்யவிக், เรคยาวิก, レイキャヴィーク, 레이캬비크, 雷克雅未克, 雷克雅維克

Destinos mais populares a partir de Reiquiavique - Keflavique (Voos semanais )

  1. Copenhaga (56, 4,79 %)
  2. Londres - Heathrow (52, 4,45 %)
  3. Boston Logan (38, 3,25 %)
  4. Manchester (36, 3,08 %)
  5. Londres - Gatwick (36, 3,08 %)
  6. Paris - Charles de Gaulle (34, 2,91 %)
  7. Oslo - Gardermoen (26, 2,23 %)
  8. Frankfurt (26, 2,23 %)
  9. Dublin (26, 2,23 %)
  10. Amesterdão - Schiphol (24, 2,05 %)
  11. outros (69,7 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Icelandair (1206, 51,72 %)
  2. Play (360, 15,44 %)
  3. easyJet (248, 10,63 %)
  4. Wizz Air (248, 10,63 %)
  5. British Airways (76, 3,26 %)
  6. SAS Scandinavian Airlines (32, 1,37 %)
  7. Wizz Air UK (32, 1,37 %)
  8. Transavia France (28, 1,20 %)
  9. Lufthansa (20, 0,86 %)
  10. Finnair (20, 0,86 %)
  11. outros (2,66 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 50 km ao sudoeste de Reiquejavique, na localidade de Keflavik.

Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os «flybus» que circulam regularmente entre o aeroporto e Reiquejavique, cujos horários orientam-se pelas chegadas e partidas das companhias aéreas. Por favor, informe-se sobre os horários atuais diretamente no local.

Além desta alternativa, há também táxis ou automóveis de aluguer à disposição dos passageiros.

História
O Aeroporto Internacional de Reiquiavique-Keflavique - Leifur Eiriksson foi construído inicialmente pelo exército dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, pois necessitava uma pista em Keflavique que fosse capaz de operar bombardeiros pesados, além dos caças normais. Em 1942, foram alocados fundos e iniciada a construção do Campo Patterson. Durante a guerra, o complexo aeroportuário serviu apenas para fins militares. Mas, ao final da guerra, tornou-se uma ponto de reabastecimento para o rápido desenvolvimento da aviação civil transatlântica.

Em 1947, o exército norte-americano retira-se das instalações, que são transferidas ao governo da Islândia. Neste ano, recebe o nome de Keflavik. Em 1951, os norte-americanos retornam a Keflavik com a OTAN em uma operação conjunta que continuou até 2006. Com a reconstrução da base militar nos anos 1950, os passageiros eram obrigados a passarem pela zona militar do aeroporto, sendo controlados antes de seus voos. Tal situação sugeria que os acessos da / para a Islândia eram controlados pelos militares norte-americanos. Em 1987, o terminal civil foi realocado.

O aeroporto possui um terminal chamado Terminal Aéreo Leifur Eiríksson, inaugurado em 1987 e à parte do aeroporto civil. Mas tarde foi ampliado com a abertura do Edifício do Sul, em 2001, para curmprir as exigências do Acordo de Shengen. O Edifício Norte foi ampliado mais tarde e concluído em 2007.


Estatística de dados climáticos Reiquiavique - Keflavique

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
1.9
2.8
3.2
5.7
9.4
11.7
13.3
13.0
10.1
6.8
3.4
2.2
-0.5
0.4
0.5
2.9
6.3
9.0
10.6
10.3
7.4
4.4
1.1
-0.2
-3.0
-2.1
-2.0
0.4
3.6
6.7
8.3
7.9
5.0
2.2
-1.3
-2.8
5.0
5.0
5.0
6.0
8.0
10.0
11.0
11.0
10.0
8.0
6.0
5.0