Voos - Antilhas Neerlandesas

Dicas de viagem sobre o destino: Antilhas Neerlandesas

Antilhas Neerlandesas – o país, sua geografia

As Antilhas Neerlandesas são um território ultramarino autónomo neerlandês nas Caraíbas, formado por dois grupos: ao norte, pelas Pequenas Antilhas e por outro território diante da costa da Venezuela: Aruba, que também é um território autónomo dos Países Baixos. Estas ilhas são um estado neerlandês, com autonomia interna, representado pelos Países Baixos na política externa.

São formadas por cinco ilhas habitadas: Curaçao, Bonaire, Saba, Sint Eustatius e Saint Maarten e algumas pequenas ilhas inabitadas. Dividem-se entre ilhas barlavento e ilhas sotavento.

O idioma oficial em todas as ilhas é o neerlandês; o idioma utilizado pela população oé o papiamento – um dialecto natal – formado por elementos linguísticos do português, africano, espanhol, inglês e neerlandês. Além disto, em Curaçao, Bonaire e Saba ainda são falados o inglês e espanhol. Em St. Eustatius e St. Maarten, inglês e francês.

Antilhas Neerlandesas -  clima e melhor época para visitar

As ilhas sotavento são dominadas pelos ventos alísios do nordeste e apresentam um clima muito mais húmido do que as ilhas barlavento. Além disto, furacões terríveis e devastadores varrem as ilhas sotavento anualmente. Climaticamente todas as ilhas apresentam uma temperatura tropical, que está entre 22° C e 29° C.

Antilhas Neerlandesas - saúde e vacinação e entrada no território

Recomenda-se a vacinação contra hepatite A, tifo, poliomielite, difteria e tétano. Aconselham-se igualmente roupas que cubram todo o corpo e repelentes contra moscas e insetos que transmitem enfermidades viróticas. Somente em Saba há possibilidade de contração de malária. Por favor, informe-se, atempadamente, junto ao seu médico de família ou no Instituto de Higiene e Medicina Tropical sobre possíveis profilaxias. Em todas as ilhas estão assegurados bons serviços de assistência médica. É importante possuir um seguro de saúde válido em todo o mundo e que assegure explicitamente a repatriação das Antilhas Neerlandesas ou a transferência para um outro país em casos de emergência. Além disto, recomendamos o consumo de água engarrafada; os frutos devem ser descascados e as verduras e legumes deverão ser cozidos. Visto haver perigo de infecção, deve-se portar também um pequeno kit de remédios consigo.

Portugueses devem estar munidos com passaporte com validade mínima de seis meses ou com seu bilhete de identidade válido à entrada no territorio ultramarino. Poderá ali permanecer até 90 dias. É possível o prolongamento de sua permanência por mais 90 dias. Recomendamos aos visitantes com menores de idade que estes estejam munidos com passaporte individual e com fotografia. Contudo, sua entrada será garantida se estiver inscrito no passaporte de um dos genitores que o acompanhem durante a viagem.

Antilhas Neerlandesas – sua capital e outras ilhas

Willemstad, a capital ao sudoeste de Curaçao, foi declarada património da humanidade pela UNESCO devido à sua cidade velha e ao seu porto natural. Tem uma população de cerca de 60.000 habitantes. Willemstad possui uma arquitetura muito interessante e marcante, com fachadas em estilo neerlandês gótico e elegantes mansões de antigos grandes fazendeiros. Entre as atracções da capital estão o museu de Curaçao, que abriga a maior colecção de objectos artísticos dos nativos.

Curaçao com cerca de 440 km², é a maior ilha das Antilhas Neerlandesas e uma das ilhas sotovento. Está a apenas 60 km da Venezuela e tem um atmosfera tipicamente caribenha. Além de Willemstad, deve-se visitar as cavernas de Hato, com estalactites, pinturas rupestres e rios subterrâneos, que estão próximas ao aeroporto. É também interessante visitar o aquário marinho, ao sudoeste desta ilha vulcânica e coralina, que está aberto todos os dias. O parque nacional de St. Christoffel, ao noroeste da ilha, foi formado há mais de 40 anos de antigas plantações. Nesta reserva natural há mais de 400 tipos de plantas e mais de 200 espécies de aves a serem descobertas. É também muito impressionante também os muitos petróglifos feitos pelos índios arauaques.

Bonaire, a segunda maior das ilhas ABC, é uma ilha sotavento e possui um terreno colinoso verde em sua parte norte e um terreno plano e seco, na parte sul. Ambos os terrenos estão marcados por lagos salgados. É marcante para a cidade de Kralendijk também as edificações coloridas do período colonial, bem como os diversos restaurantes na avenida ao longo da costa. Não se deve perder em Bonaire, principalmente, o parque nacional de Washington Slagbaai, uma reserva natural, que toma toda o noroeste da ilha com seus 5.400 hectares.

Saba é a menor ilha das Antilhas Neerlandesas, com 13 km². É uma ilha sotovento. Em Saba encontra-se o Mount Scenery, o ponto culminante dos Países Baixos, com mais de 877 metros. Deve-se visitar The bottom, a capital de Saba; e a ruína da primeira colonização de 1640, na baia de Tent Bay.

Sint Eustatius ou Santo Eustáquio é uma ilha sotovento e, com seus 21km² é a segunda menor ilha das Antilhas Neerlandesas. Marcante na ilha é o vulcão extinto Mount Quill, com 600 metros de altura. Em suas encostas há uma floresta tropical densa. E o mesmo está também nas Boven Mountain. Oranjestad, com cerca de 1.000 habitantes é dividida em duas partes, cuja parte baixa da cidade deve ser visitada. Na parte alta, há uma fortaleza com canhões ainda intactos.

Saint Martin é uma ilha sotovento e possui uma linha imaginária divisória entre a França e os Países Baixos. A parte sul, neerlandesa, chama-se Sint Martin. Esta ilha tem origem vulcânica e possui, além do vulcão extinto Pic Paradis com 411 metros de altura. A aterragem no aeroporto Princesa Juliana (SXM), a 15 km ao oeste de Phillipsburg – a capital da ilha – é simplesmente impressionante, pois o avião inicia a aterragem muito baixo na praia logo após à pista. E, por este motivo, é muito procurado por turistas que desejam presenciar este espetáculo. Saint Martin possui montes cobertos por florestas tropicais que elevam-se de praias com areia branca e fina.