Aeroporto Ca Mau

Aeroporto Ca Mau

O Aeroporto de Ca Mau é um importante aeroporto domésticoque serve à província homónima de Ca Mau, no extremo sul do Vietname/Vietnã. O aeroporto é dotado de uma pista asfaltada de 1.500 m.

Atualmente, em Ca Mau, há voos domésticos regulares para Cidade de Ho Chi Minh(Saigão / Saigon), onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 7
  • Serviço telefónico: +84 780 3833 855 (Airport); +84 8 38320320 (Vietnam Airlines)
  • Morada/Endereço: Ca Mau Airport, 193 Thuong Kiet Street, Ward 6, Cà Mau Province, Việt Nam
  • Administração: Airports Corporation of Vietnam (ACV)
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Cà Mau (3 km), Bac Lieu (61 km), Rach Gia (93 km), Soc Trang (100 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 2 km ao norte do centro de Ca Mau, sendo acessível pela autoestrada QL-1, que liga «Phan Ngoc Hien» à «Thi Xa Bac Lau».
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (16.28%), terça-feira (16.28%), quarta-feira (16.28%), quinta-feira (16.28%), sexta-feira (9.30%), sábado (16.28%), domingo (9.30%)
  • Outras denominações: Cà Mau, Камау, Ка мау, كا ماو, کا مائو, 까마우, カマウ, 金瓯

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 2 km ao norte do centro de Ca Mau.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada QL-1, que liga «Phan Ngoc Hien» à «Thi Xa Bac Lau».

História
A história da construção do Aeroporto de Ca Mau começa com os colonizadores franceses que construíram o Campo Aéreo Moranc na cidade de Quan Long. Em 1962, o campo de aviação foi então modernizado pelo Ministério da Aviação, que o redenominou para Aeroporto Quan Long.

Era usado somente para fins militares. Em 1972, teve sua pista repavimentada. Em 1975, seguido à Queda de Saigão/Saigon, passou a ser controlado pelas forças comunistas. De 1976 a 1978, foi usado somente para fins militares. Em 1995, iniciaram-se então as atividades civis. Em 1997, estas atividades foram encerradas por não serem rentáveis, restando somente o serviço charter. Em 1996, o antigo terminal foi modernizado.

Em 2003, foi iniciada a construção do novo terminal. Em 2004, o movimento de aeronaves cresceu, com o transporte de cerca 8.000 passageiros. Com o crescimento contínuo, o governo do Vietname/Vietnã aprovou o plano de renovação do aeroporto.