Aeroporto Cuenca - Mariscal Lamar

Aeroporto Cuenca - Mariscal Lamar

O Aeroporto Internacional Mariscal Lamar é um importante aeroporto que serve à cidade de Cuenca, um importante centro da província de Azulay, na Cordilheira dos Andes, ao centro-sul do Equador.

Atualmente, em Mariscal Lamar, há voos domésticos regulares para vários destinos, entre outros: Guaiaquil e Quito, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT -5
  • Serviço telefónico: +593 (0)7 286 -7120/-2095
  • Morada/Endereço: Aeropurto "Mariscal La Mar" de Cuenca, Avenida Espana y Elia Liut, CORPAC 2do. piso, Provincia de Azuay, Ecuador
  • Administração: Corporación Aeroportuaria de Cuenca
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Cuenca (1 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se diretamente no centro de Cuenca, sendo acessível pela «Avenida de España».
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (17.85%), terça-feira (12.81%), quarta-feira (14.87%), quinta-feira (12.13%), sexta-feira (15.33%), sábado (12.13%), domingo (14.87%)
  • Outras denominações: Mariscal Lamar, Cuenca Mariscal, Куэнка (Эквадор), קואנקה-אקוודור, クエンカ (エクアドル), 昆卡 (厄瓜多尔), 쿠엥카 (에콰도르), كوينكا-الاكوادور, Cuenca - Mariscal La Mar

Localização
Este aeroporto encontra-se diretamente no centro de Cuenca.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela «Avenida de España».

História
Em 1920, com o objetivo de realçar as comemorações do primeiro centenário da independência de Cuena, foi adaptado na Fazenda Jericó um campo de pouso para receber o «El Telégrafo», um avião pilotado pelo italiano Elia Liut. Neste terreno, ao sul da cidade, encontram-se atualmente as instalações atuais do diário El Tiempo. No entanto, este encontrava-se em um terreno que apresentava frequentes variações climáticas, o que impedia os voos.

Foi construído um segundo campo de aviação em El Tablón, num terreno plano próximo à estrada entre Solano e Cuenca, onde estão instalados atualmente os principais rádio-ajuda de navegação aérea de e para Cuenca. Foi necessário construir um terceiro campo de aviação, perto do Rio Machángara. Anos depois, a fazenda Manchágara foi doada por Hortensia Mata para a construção do aeródromo definitivo de Cuenca.

A história do Aeroporto de Cuenca começa no mês de Abril de 1941, quando Carlos Arroyo del Río, o presidente do Equador, chega ao aeroporto. O novo terminal foi inaugurado em 1984. Em 2004, foi inaugurada a nova iluminação na pista, que permite voos noturnos.