Aeroporto Melbourne Essendon

Aeroporto Melbourne Essendon

O Aeroporto de Melbourne - Essendon é um aeroporto regional a servir à cidade homónima, um subúrbio de Melbourne, no estado de Victoria, ao sudeste da Austrália.

Melbourne é servida ainda por três aeroportos: Aeroporto Internacional de Melbourne, por Moorabin e Avalon.

Atualmente, em Essendon, há voos domésticos e internacionais regulares para Brisbane, Flinders Island, Hamilton, Orange, Portland e Telfer, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 10
  • Serviço telefónico: +61 3 9948-9300
  • Morada/Endereço: Melbourne Essendon Airport, Essendon Fields House, Level 2, 7 English Street, Essendon Fields, Victoria 3041, Australia
  • Administração: Essendon Airport Pty Ltd.
  • Estacionamento: Sim. Sem cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Melbourne (11 km), Geelong West (66 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 14 km ao norte do centro de Melboune e a cerca de 7 km ao sul do Aeroporto de Melbourne-Tullamarine, acessível pela autoestrada «Tullamarine Freeway M2».
  • Estações de comboios: As estações ferroviárias mais próximas encontram-se a cerca de 5 km ao oeste dos aeroportos em Glenroy e Pascoe Vale.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (20.90%), terça-feira (16.08%), quarta-feira (17.04%), quinta-feira (14.47%), sexta-feira (19.29%), sábado (2.57%), domingo (9.65%)
  • Outras denominações: Essendon, Ессендон, есендон, 阿辛頓, 埃森登

Destinos mais populares a partir de Melbourne Essendon (Voos semanais )

  1. Aeroportos Dubbo (5, 38,46 %)
  2. Aeroportos Orange (5, 38,46 %)
  3. outros (23.08 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 14 km ao norte do centro de Melbourne e a cerca de 7 km ao sul do Aeroporto de Melbourne-Tullamarine.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir até ao acesso ao aeroporto que encontra-se a cerca de 14 km ao norte do centro e a cerca de 7 km ao sul do Aeroporto de Melbourne-Tullamarine, pela autoestrada «Tullamarine Freeway M2».

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os comboios 59, que circulam entre o aeroporto e a estação ferroviária de Fliners Street Station . Por favor, informe-se sobre os horários atuais diretamente no local.

História
O Aeroporto de Melbourne - Essendon foi construído em um terreno inicialmente conhecido como St. Johns. Em 1921, foi declarado o Aeródromo de Essendon pelo governo. Por algum tempo, antes de vir a ser um aeródromo, fora usado pelo aeroclube australiano Victorian Chapter, mais tarde Aeroclube Real Vitoriano, que permaneceu no aeródromo até finais de 1940, quando foi transferido para o Aeroporto de Moorabbin.

Nos anos de 1920, foi o palco de grandes feitos pioneiros da aviação australiana, como os voos de Sir Charles Kingsford Smith, que visitou o aeroporto por várias ocasiões. Em Agosto de 1926, uma multidão reuniiu-se no aeroporto para receber o pioneiro Alan Cobham, que voara da Inglaterra para a Austrália.

Em 1930, o aeroporto foi ampliado e a pista de grama foi pavimentada em 1946. Essendon tornou-se o segundo aeroporto australiano, logo depois do Aeroporto Internacional de Melbourne, em 1950. Em seguida, foi rebatizado como Aeroporto de Melbourne. Um ano mais tarde, recebeu o primeiro voo comercial internacional, proveniente da Nova Zelândia.

Ao longo da Década de 1950, o aeroporto tornou-se pequeno para receber aeronaves de grande porte, tipo Boeing 707. E por estar cercado de habitações, isto significou que era impossível a expansão. Em 1959, o gabinete aprovou a aquisição de terrenos em Tullamarine, com vistas a construir um novo aeroporto internacional, cuja construção iniciou-se nos anos 60. Esta findou em 1967, mas não para voos de passageiros. Àquela altura, Essendon não era chamado Aeroporto de Melbourne.

Em 1970, os voos internacionais foram transferidos para o novo aeroporto, seguidos pelos voos domésticos comerciais. Em 2001, foram vendidos os direitos de administração a um consórcio do «Linfox transport group».