1 Rotas-de-voo de & para Oslo - Gardermoen (OSL)
TAP Air Portugal (TP762, TP764), Norwegian Air Shuttle (DY1787), Air Baltic (BT5322, BT5323), Polskie Linie Lotnicze LOT (LO4716)
Aeroporto Oslo - Gardermoen
Atualmente, em Oslo-Gardermoen, há voos domésticos e internacionais regulares, sazonais e charter para vários destinos, entre outros: Aalborg, Aarhus, Agadir, Ajaccio, Alanya, Alesund, Alicante, Alta, Amsterdão / Amsterdã, Andoya, Antália, Arrecife, Atenas, Banguecoque / Bangkok-Suvarnabhumi, Banjul, Barcelona, Bardufoss, Belgrado, Bergen, Berlim, Billund, Bodo, Bordéus / Bordeaux, Bratislava, Bronnoysund, Bruxelas, Budapeste, Burgas, Cancún, Cárpatos, Cefalónia, Chania, Colónia-Bona / Colônia-Bonn, Copenhaga / Copenhague, Corfu, Cós, Cracóvia, Dalamã, Doha, Dubai, Dublin, Dubrovnik, Dusseldorf, Edimburgo, Estocolmo - Arlanda, Estocolmo-Bromma, Fagernes, Faro, Floro, Forde, Frankfurt, Fuerteventura, Funchal, Gdansk, Genebra, Goa, Gotemburgo - Landvetter, Grã-Canária, Grenoble, Hamburgo, Harstad / Narvik, Haugesund, Helsínquia / Helsinque, Heráclio, Ibiza, Isla de Margarita, Islamabade, Istambul-Ataturk, Istambul-Sabiha Gökçen, Izmir / Esmirna, Karlstad, Kiev-Boryspil, Kirkenes, Krabi, Kristiansand, Kristiansund, Lahore, Lakselv, Larnaca, Larnaca, Las Palmas, Lefkas, Lisboa, Londres-Gatwick, Londres-Heathrow, Longyearbyen, Málaga, Manchester, Marrakech, Menorca, Milão-Malpensa, Molde, Monastir, Moscovo / Moscou-Sheremetyevo, Munique, Múrcia, Newark, Newcastle (GB), Nice, Ólbia, Orland, Orsta/Volda, Palanga, Palma de Maiorca, Paris - Charles de Gaulle, Paris-Orly, Phuket, Pisa, Ponta Delgada, Poznán, Praga, Preveza, Pristina, Pula, Reiquejavique-Keflavik, Riga, Rijeka, Rimini, Rodes, Roma - Fiumicino, Roros, Rzeszów, S. Petersburgo, Salzburgo, Samos, Sandane, Sandnessjoen, Santorini, Santorini, Sarajevo, Sharm el-Sheikh, Skiathos, Sogndal, Split, Stavanger, Stord, Szczecin, Tallinn, Tenerifa - Sul, Tenerife, Tromso, Trondheim, Varna, Varsóvia, Veneza-Marco Polo, Viena, Vilnius, Visby, Zaquintos e Zurique, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Oslo - Gardermoen (OSL)
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +47 915 064-00; +47 64 81 20 00
- Morada/Endereço: Oslo-Gardermoen Airport, Edvard Munchs Veg, N-2061 Gardermoen, Norway
- Administração: Oslo Lufthavn AS
- Estacionamento: Sim. Com cobranças de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 3.500 lugares destinados à breves permanências (destas 650 em um edifício-garagem) e 7.900 lugares a longo período de tempo.
- Cidades próximas: Oslo (36 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se na localidade de Jessheim, acessível pela autoestrada E-6 e à autoestrada expressa 174.
- Estações de comboios: Airport Express Train «Flytoget» para a estação ferroviária de Oslo.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (16.21%), terça-feira (15.06%), quarta-feira (15.38%), quinta-feira (15.75%), sexta-feira (15.49%), sábado (9.12%), domingo (12.99%)
- Outras denominações: Oslas, Осло, Осьлё, Осла, Όσλο, אוסלו, اوسلو, أوسلو, ئۆسلۆ, اسلو, Օսլո, ოსლო, ઓસ્લો, ওসলো, ओस्लो, ഓസ്ലൊ, ஒஸ்லோ, ออสโล, オスロ, 오슬로, 奥斯陆, 奧斯陸
Destinos mais populares a partir de Oslo - Gardermoen (Voos semanais )
- Copenhaga (274, 7,17 %)
- Trondheim (253, 6,62 %)
- Bergen - Flesland (229, 5,99 %)
- Stavanger, Sola (192, 5,02 %)
- Amesterdão - Schiphol (132, 3,45 %)
- Londres - Heathrow (116, 3,04 %)
- Estocolmo - Arlanda (108, 2,83 %)
- Tromso (97, 2,54 %)
- Frankfurt (80, 2,09 %)
- Helsínquia - Vantaa (72, 1,88 %)
- outros (59,37 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- SAS Scandinavian Airlines (2362, 31,07 %)
- Norwegian Air Shuttle (2014, 26,49 %)
- Wideroe (513, 6,75 %)
- Lufthansa (222, 2,92 %)
- British Airways (198, 2,60 %)
- KLM (190, 2,50 %)
- Norse Atlantic Airways (186, 2,45 %)
- Norwegian Air International (160, 2,10 %)
- Finnair (128, 1,68 %)
- Air France (96, 1,26 %)
- outros (20,18 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 48 km ao nordeste do centro de Oslo.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Jessheim deverão conduzir até à autoestrada E6 via autoestrada expressa 174.
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar o comboio de alta-velocidade Flytoget, uma espécie de Airport Express, que circula entre o aeroporto e o centro de Oslo, parando na estação ferroviária de Oslo e várias estações do metropolitano. Além de alternativa, os comboios InterCity e comboios expressos da linha Skien - Oslo ; Lillehammer - Trondheim - Aeroporto de Oslo param na estação Aeroporto de Oslo-Gardemoen.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros regionais que partem do terminal rodoviário há alguns passos de distância do terminal.
O «SAS Airport Bus» conecta o aeroporto e a estação ferroviária de Oslo, bem como o autocarro SL. Os autocarros Flybussekspressen circulam entre o aeroporto e Oslo, Bærum, Fredrikstad, Ski e Gjøvik. Além desta alternativa, há ligações regulares para Sarpsborg, Hønefoss e Hamar.
História
A história do Aeroporto de Oslo - Gardermoen tem seus inícios quando os exércitos da Noruega e Dinamarca utilizaram o terreno como campo, em 1740. Até 1788, era chamado Fredericksfeldt. Em 1834, foi utilizado pela infantaria e pela artilharia, em 1860. Por volta de 1900, foram construídos edifícios isolados. Em 1925, a base já tinha onze campos e grupos de edifícios. O primeiro voo em Gardermoen foi realizado em 1912 e o aeródromo tornou-se um aeródromo militar.
Durante a ocupação da Noruega pela Alemanha nazista, a Luftwaffe assumiu o aeroporto e construiu ali as primeiras instalações, tais como: hangares e duas pistas. Após a Segunda Guerra Mundial, o aeroporto foi tomado pela Força Aérea norueguesa, que construiu o edificio principal. Em 1946, a Braathens SAFE tornou-o o seu hub principal, mas saiu de lá dois anos depois. Gardermoen foi também o aeroporto de reserva do Aeroporto Oslo-Fornebu, que foi fechado devido às constantes neblinas.
De 1946 a 1952, com o alongamento da pista em Fornebu, todo o tráfego intercontinental foi transferido para Gardermoen. Em 1960, recebeu o seu primeiro avião a jato, que não podia usar a pista de Fornebu. Em 1962, a SAS introduziu um voo direto para Nova Iorque, que foi rapidamente encerrado.
Em 1972, as capacidades restritas de Fornebu forçaram as autoridades a transferir todo o tráfego charter para Gardermoen. O número de passageiros crescia continuamente, tanto que um hangar foi convertido em um edifício do terminal. Em 1978, a SAS introduziu um voo semanal para Nova Iorque. Em 1983, foram aplicadas severas restrições contra o Aeroporto de Fornebu, obrigando a SAS Braathens SAFE a mudar suas operações charter para Gardermoen. Em 1985, as pistas foram alargadas.