Aeroporto Anadyr

Aeroporto Anadyr

Aeroportos Anadyr
O Aeroporto de Anadyr-Ugolny, conhecido como Ugolny ou Leninka, Ugollnyye Kopi e Ugolnoye, é um importante aeroporto russo que oferece tanto serviços civis quanto militares, próximo à cidade portuária de Anadyr, localizada na região autónoma de Chukchi - no Estreito de Bering, Rússia, ao norte da Eurásia.

Atualmente, em Anadyr, há voos regulares oferecidos somente para destinos domésticos na Rússia, tais como Magadan, Provideniya, Khabarovsk ou Vladivostok. Além destes, há também voos regulares para Moscovo e voos charter para Anchorage, no estado do Alasca.
  • Fuso horário: GMT 12
  • Morada/Endereço: Anadyr Airport, Chukotka, Rajon Anadyr, Portway 6, Russia
  • Administração: Chukot-AVIA
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao leste de Anadyr, à margem oposta do rio homónimo, próximo à localidade de Ugolnye Kopi.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (10.71%), terça-feira (3.57%), quarta-feira (10.71%), quinta-feira (42.86%), sexta-feira (25.00%), sábado (0.00%), domingo (7.14%)
  • Outras denominações: Ана́дырь, Кагыргын, Анадыр, Ανάντιρ, Anadir, Анадир, أنادير, אנדיר, アナディリ, 阿纳德尔

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao leste de Anadyr, à margem oposta do Golfo de Anadyr, próximo à localidade de Ugolnye Kopi.

Para chegar ao aeroporto, durante o verão, os passageiros podem utilizar os barcos que circulam a cada 2 horas, entre Anadyr e o cais da localidade de Ugolnye Kopi.

Durante o inverno, com o congelamento da Baía de Anadyr, há um serviço diário de autocarro em coincidência com o plano de voo.

Além destas alternativas, há também de táxis. E durante os meses de maio e outubro, Anadyr é acessível somente por via aérea, com helicópteros Mi-8.

História
A história do Aeroporto de Anadyr-Ugolny remonta aos Anos 50 do século passado, quando da Guerra Fria. Era a base para os bombadeiros intercontinentais. Atualmente, não há nota de interceptadores ou aviões caça.