Aeroporto Atlanta

Aeroporto Atlanta

O Aeroporto de Atlanta- Hartsfield-Jackson é o maior e o mais importante aeroporto que serve à cidade homónima e capital do Estado da Geórgia, ao sudeste dos Estados Unidos. É o aeroporto mais importante no mundo, com relação ao volume de passageiros transportados diaria e anualmente e ao movimento do tráfego aéreo.

Além da Delta Air Lines, também suas parceiras e filiais - Delta, Atlantic Southeast Airlines, Compass Airlines, Mesaba Airlines e Pinnacle mantêm importantes hubs seus em Atlanta.
  • URL: Atlanta (ATL)
  • Fuso horário: GMT -5
  • Serviço telefónico: +1 404 530-6600; +1 800 897-1910; +1 404 530-7300
  • Morada/Endereço: Atlanta Airport, 6000 North Terminal Parkway, Suite 4000, Atlanta GA 30320, USA
  • Administração: Department of Aviation of the City of Atlanta
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Atlanta (13 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 16 km ao sul de Atlanta, sendo acessível pela saída 61 da autoestrada da «Interstate I-285»; na saída 71 da «Interstate I-85»; «Georgia State Route 6»; e «US-Highway 29».
  • Estações de comboios: Atlanta Airport Station (Red Line & Yellow Line). Por Atlanta passam os comboios «Crescent» da Amtrak, que circulam entre Nova Iorque e Nova Orleães.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.53%), terça-feira (14.06%), quarta-feira (13.70%), quinta-feira (14.02%), sexta-feira (14.37%), sábado (13.83%), domingo (15.50%)
  • Outras denominações: Atlanta-Hartsfield Atlanta Int'l Airport, Hartsfield-Jackson International Airport, Атланта - Хартсфилд-Джексон, Ατλάντα, ატლანტა, Ատլանտա, أتلانتا، جورجيا, اٹلانٹا, אטלנטה, அட்லான்டா, అట్లాంటా, अटलांटा, আটলান্টা, แอตแลนตา, 애틀랜타, アトランタ, 亚特兰大, 亞特蘭大

Destinos mais populares a partir de Atlanta (Voos semanais )

  1. Chicago O'Hare (280, 1,59 %)
  2. Nova Iorque - Nova York - LaGuardia (273, 1,55 %)
  3. Fort Lauderdale - Hollywood, FL (267, 1,51 %)
  4. Orlando (265, 1,50 %)
  5. Tampa (252, 1,43 %)
  6. Nova Iorque - Newark Liberty (235, 1,33 %)
  7. Miami (227, 1,29 %)
  8. Filadélfia (209, 1,19 %)
  9. Washington - Ronald Reagan (207, 1,17 %)
  10. Boston Logan (203, 1,15 %)
  11. outros (86,29 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Delta Air Lines (24707, 77,69 %)
  2. Southwest Airlines (2494, 7,84 %)
  3. United Airlines (1152, 3,62 %)
  4. American Airlines (1058, 3,33 %)
  5. Spirit Airlines (755, 2,37 %)
  6. Frontier Airlines (586, 1,84 %)
  7. Air Canada (260, 0,82 %)
  8. JetBlue Airways (170, 0,53 %)
  9. Air France (128, 0,40 %)
  10. Virgin Atlantic Airways (84, 0,26 %)
  11. outros (1,3 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 16 km ao sul do centro de Atlanta.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada «US-Highway 29»; pela «Georgia State Route 6»; até à saída 61 da «Interstate I-285»; e pela saída 71 da «Interstate I-85».

Pela estação de comboios de superfície «Airport Metro Station», entre os terminais norte e sul, circulam regularmente os comboios da «Red Line» e da «Yellow Line» da empresa «Metropolitan Atlanta Rapid Transit Authority (MARTA. Além desta alternativa, os autocarros 72,78, 82, 88, 89, 180, 181 e 189 também fazem paragem no aeroporto.

Para chegar em comboio ao aeroporto, os passageiros deverão primeiro tomar o autocarro 110 para o terminal rodoviário «Five Point Transit Center», no centro; e prosseguir com os autocarros «Red Line» e «Yellow Line» até à «Airport Metro Station».

Entre o terminal principal e as empresas de automóvel de aluguer no «Rental Car Center (RCC)», no outro lado da «Interstate I-85», circulam desde 2009 os comboios «People Mover» da empresa «ATL Skytrain», que transporta no máximo 300 passageiros em cada sentido a cada 5 minutos. Eles param também na estação das feiras, Georgia International Convention Center (GICC).

História
Em Abril de 1925, Walter Sims - o antigo prefeito de Atlanta - assinou um contrato de arrendamento de uma área utilizada como hípica. Esta área foi chamada inicialmente Candler Field, em homenagem ao antigo detentor da patente da Coca-Cola e proprietário da Asa Griggs Candler. O voo inaugural deu-se um ano mais tarde, com a aterragem de uma aeronave postal proveniente de Jacksonville. Mas os primeiros voos comerciais a partir de Atlanta ocorreram só na primavera de 1928 e eram oferecidos pela Pitcairn Aviation; em 1928, a Delta Air Lines fundou o seu hub principal e desde então, mantém neste aeroporto o seu principal centro de operações. Em 1939, foi inaugurada a primeira torre de controlo. Durante a Segunda Guerra Mundial, este campo de aviação foi oficialmente uma importante base militar estratégica da Força Aérea norte-americana. À esta altura, a superfície do aeroporto duplicou-se.

Em 1946, ao final da Segunda Guerra Mundial, foi redenominado oficialmente em «Atlanta Municipal Airport». Já à esta altura era um dos aeroportos mais movimentados dos Estados Unidos, com cerca de 1.600 voos diários. Apenas dois anos mais tarde, atingiu a marca de um milhão de passageiros. Em 1956, inciaram-se os voos internacionais, com um voo regular para Montreal, oferecido pela Eastern Airlines. O desenvolvimento extraordinário de Atlanta em comparação aos outros aeroportos norte-americanos tornou-se claro, quando a marca de dois milhões de passageiros foi ultrapassada em 1958. Com isto, foi construído um novo terminal para atender à crescente demanda e, com isto, Atlanta tornou-se um dos maiores e mais importantes aeroportos norte-americanos. Este posto ainda é incontestável.

Uma outra ampliação das instalações e também a abertura de um novo terminal deram-se em 1961. Com isto, Atlanta pôde atender a cerca de 6 milhões de passageiros anualmente. Mas, em 1967, quando foi atingida a marca de 9,5 milhões de aeroportos, um comité de urbanistas e várias companhias aéreas reuniu-se para planear a expansão do aeroporto para a próxima década. Mas a construção iniciou-se só a dez anos mais tarde e tornou-se o maior projeto de construção ao sul dos Estados Unidos.

A abertura oficial deu-se no Outono de 1980, com a redenominação do aeroporto em Atlanta - William B. Hartsfield International Airport, também em homenagem ao antigo prefeito que empenhou-se veementemente para a construção do aeroporto. A capacidade a esta altura era de 55 milhões de passageiros. Em 2003, deu-se a redenominação para o seu nome atual, igualmente em honra a um antigo prefeito falecido neste mesmo ano.


Estatística de dados climáticos Atlanta

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
10.6
12.2
16.7
21.7
26.1
30.0
30.6
30.0
27.8
22.2
16.1
11.1
7.1
8.1
11.1
16.1
20.9
24.9
26.0
25.8
22.8
17.1
10.6
6.7
1.7
2.8
6.1
10.6
15.6
19.4
21.1
20.6
17.8
12.2
6.1
2.8