Aeroporto Baku

Aeroporto Baku

O Aeroporto Internacional de Baku - Heydar Aliyev é um grande e importante aeroporto que serve à cidade homónima, na região do Cáucaso, e capital do Arzebaijão. É também o hub principal da companhia aérea Azerbaijan Airlines.

Atualmente, em Baku, há voos domésticos e internacionais regulares para vários destinos, entre outros: Aberdeen, Aktau, Almaty, Amsterdão/Amsterdã, Ancara, Ashgabat, Astrakhan, Atyrau, Bishkek, Bodrum, Cazã, Doha, Donetsk, Dubai, Ecaterimburgo, Esmirna, Frankfurt, Ganja, Istambul-Ataturk, Istambul-Sabiha Göçken, Karlovy Vary, Khanty-Mansiysk, Kiev-Boryspil, Krasnoyarsk, Londres-Heathrow, Milão-Malpensa, Mineralnye Vody, Minsk, Moscovo/Moscou-Domodedovo, Moscovo-Vnukovo, Moscovo/Moscou-Sheremetyevo, Nizhnekamsk, Nizhnevartovsk, Nizhny Novogorod, Omsk, Paris-CDG, Praga, Riga, Roma-Fiumicino, Rostov-do-Don, S. Petersburgo, Samara, Simferopol, St. Petersburgo, Surgut, Tabriz, Tashkent, Teerão-Imão Khomeini, Tel Aviv-Ben Gurion, Tibilissi, Tyumen, Urumqi, Viena e Volvogrado,
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 4
  • Serviço telefónico: +994 12 497-26-00 (AZAL Airlines, Baku Airport Office )
  • Morada/Endereço: Heydar Aliyev International Airport, AZ1109, Baku, Bina settlement, Azerbaijan
  • Administração: Government of Azerbaijan
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Baku (16 km), Sumqayıt (35 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 20 km ao nordeste do centro de Baku, sendo acessível pela autoestrada nacional, que liga Baku à Mardakan.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.41%), terça-feira (12.56%), quarta-feira (14.69%), quinta-feira (14.56%), sexta-feira (14.43%), sábado (13.89%), domingo (14.45%)
  • Outras denominações: Baku Bina International, Heydər Əliyev adına beynəlxalq hava limanı, Bakı, Bakou, Baki, Бақы, Баку, Bakoe, Baky, Bakü, Μπακού, Бакы, Baqu, Bakuu, बाकू, บากู, Բաքու, ბაქო, باکو, باكو, 巴庫, 巴库, バクー, באקו, 바쿠

Destinos mais populares a partir de Baku (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Azerbaijan Airlines (523, 40,76 %)
  2. flydubai (100, 7,79 %)
  3. Turkish Airlines (86, 6,70 %)
  4. Aeroflot Russian Airlines (80, 6,24 %)
  5. UTair Aviation (52, 4,05 %)
  6. Air Arabia (46, 3,59 %)
  7. Belavia - Belarusian Airlines (32, 2,49 %)
  8. Air Astana (28, 2,18 %)
  9. Iran Air (28, 2,18 %)
  10. Pegasus Airlines (23, 1,79 %)
  11. outros (22,23 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 20 km ao nordeste do centro de Baku, próximo à estação ferroviária de Bacu.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada que liga Baku à Mardakan.

Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros 16 e 201 que circulam regularmente entre Baku e o terminal; além destes, poderá também utilizar os autocarros 149, 154 e 155 que param na autoestrada nacional (Baku - Mardakan), que está a cerca de 1 km do terminal.

Além destas alternativas, há táxis ou de automóveis de aluguer à disposição do passageiro.

História
A história do Aeroporto Internacional de Baku - Heydar Alieyv iniciou há quase cem anos atrás, em 1910, quando um avião sobrevoou Baku pela primeira vez. Mas demorou quase treze anos até que esse tipo de transporte adquirisse um estato oficial na região e que fosse criada a companhia aérea ZAKAVIA, em 1923. As aeronaves desta companhia realizavam mormente serviços postais, transporte de emergência e de mercadorias. Aos poucos, foram construídos aeroportos novos, em Mineralniye Vody, Grozniy, Makhachkala, Yevlakh.

Em 1929, foi inaugurada a rota internacional Kharkov-Baku;Pehlevi, embora apresentasse problemas. Em 1933, deu-se o primeiro voo para Moscovo/Moscou sobre o Cáucaso, que foi estabelecido como rota regular em 1937. Em 1938, foi criado o primeiro grupo de avição no Azerbaijão. Entre 1941 e 1945, o aeroporto desempenha um papel militar. Depois da Segunda Guerra Mundial, retornou ao serviço de transporte de de passageiros e de bens.

O novo estágio na história da aviação azeri foi entre os Anos 70 e 80, quando as pistas dos aeroportos do país foram modernizadas e pavimentadas, pois os aviões estavam a tornar-se os meios de transporte mais populares.

Com o desmembramento da antiga União Soviética, a aviação azeri deparou-se com a interrupção das relações de cooperação, os aviões envelheciam e tornavam-se obsoletos, os especialistas experientes abandonavam o setor e não havia lugar para treinar os novos. No entanto, o Presidente Heydar Aliyev investe mais de 200 milhões na aviação civil, o que permite a modernização da frota, renovação do equipamento do controlo aéreo, a formação de novos profissionais e a construção de um novo terminal no aeroporto internacional.