Aeroporto Bagdade

Aeroporto Bagdade

O Aeroporto Internacional de Bagdade/Bagdá é um aeroporto importante que serve à cidade homónima e capital do Iraque, país do Médio Oriente/Oriente Médio. Bagdade/Bagdá é também é o hub principal da Iraqi Airways e da Al-Naser Airlines.

Atualmente, em Bagdade/Bagdá, há voos regulares para Abu Dhabi, Amã, Amão/Amã, Barém, Basra, Beirute, Birjand, Cairo, Damasco, Dubai, Erbil, Estocolmo-Arlanda, Frankfurt (sazonal), Isfahan, Istambul-Ataturk, Karachi/Carachi (sazonal), Kerman, Kiev-Boryspil, Kuwait, Londres-Gatwick, Malmo, Mashhad, Najaf, Paris-Charles de Gaulle, Ras Al Khaimah, Sary, Shiraz, Sulaymaniyah,Tabriz, Teerão/Teerã-Imã Khomeini, Viena, Yazd, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Bagdade (BGW)
  • Fuso horário: GMT 3
  • Serviço telefónico: +964 (0) 790 140 3537
  • Morada/Endereço: Baghdad International Airport,
  • Administração: Iraqi Civil Aviation Authority
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Baghdad (17 km), Al Fallūjah (43 km), Ba`qūbah (66 km), Karbalā' (77 km), Ar Ramādī (88 km), Al Ḩillah (89 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 15 km ao oeste do centro de Bagdade/Badgá, acessível pela autoestrada para Fallujah.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.72%), terça-feira (13.52%), quarta-feira (13.72%), quinta-feira (14.72%), sexta-feira (14.77%), sábado (15.11%), domingo (13.44%)
  • Outras denominações: Bagdá, Bexda, Baghdad, Bağdad, Baqdaad, Bagdat, Bağdat, Бағдод, Βαγδάτη, Бағдат, Багдад, بغداد, بەغدا, বাগদাদ, בגדאד, バグダード, 바그다드, ബാഗ്ദാദ്, बगदाद, बग़दाद, பாக்தாத், แบกแดด, 巴格達, Բաղդադ, ბაღდადი

Destinos mais populares a partir de Bagdade (Voos semanais )

  1. Beirute (56, 11,48 %)
  2. Dubai (54, 11,07 %)
  3. Teerão - Imam Khomeini (38, 7,79 %)
  4. Meshed (38, 7,79 %)
  5. Istambul (32, 6,56 %)
  6. Cairo (30, 6,15 %)
  7. Amã (28, 5,74 %)
  8. Damasco (21, 4,30 %)
  9. Istanbul - Sabiha Gökcen (21, 4,30 %)
  10. Sharjah (20, 4,10 %)
  11. outros (30,72 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Iraqi Airways (449, 47,61 %)
  2. Fly Baghdad (103, 10,92 %)
  3. Royal Jordanian (52, 5,51 %)
  4. Turkish Airlines (49, 5,20 %)
  5. Air Arabia (40, 4,24 %)
  6. Middle East Airlines (40, 4,24 %)
  7. Emirates Airline (32, 3,39 %)
  8. Qatar Airways (32, 3,39 %)
  9. flydubai (32, 3,39 %)
  10. UR Airlines (28, 2,97 %)
  11. outros (9,14 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 15 km ao oeste do centro de Bagdade/Bagdá.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os passageiros deverão conduzir diretamente pela autoestrada para Fallujah.

História
O Aeroporto Internacional de Bagadade foi construído entre 1979 e 1983. Ele foi projetado como um aeroporto civil-militar. Entre 1991 e 2003, a maioria dos voos civis de Bagdá pararam quando a Organização das Nações Unidas impôs restrições sobre o Iraque, após a invasão iraquiana do Kwaite, durante a Primeira Guerra do Golfo Pérsico.

Por causa da zona de exclusão aérea imposta pelo Iraque pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido, a Iraqui Airways só foi capaz de continuar os voos domésticos por períodos limitados. Internacionalmente, Bagdá foi capaz de receber voos charters transportando medicina, funcionários de organizações humanitárias e funcionários governamentais. A Royal Jordanian Airlines iniciou operações regulares entre Amã e Bagdá. As aeronaves da companhia podiam abastecer gratuitamente no Iraque, o que tornou essa rota muito lucrativa para a companhia.

Em 2003, forças lideradas pelos Estados Unidos invadiram o Iraque e rebatizaram o aeroporto como George W. Bush International Airport, temporariamente. Depois, voltou a ser chamado Aeroporto Internacional de Bagdade/Bagdá. No dia de ação de graças em 2003, a unidade Bob Hope construída ao lado do terminal recebeu a visita do Presidente George W. Bush.

Em 2004, o aeroporto retorna ao controlo civil-iraquiano. A Iraqi Airways retomou voos regulares para Amã, Jordânia e a FedEx Express e DHL, iniciou os serviços de carga civis e militares. Em 2005, quase não houveram voos ou poucos voos limitados a determinados dias. O terminal parecia abandonado. Em 2008, já havia voos para Erbil, Teerão/Teerã, Ancara, Basra e voos domésticos e regionais.

Em 2008, a Turkish Airlines lançou um serviço nonstop para Badgade/Bagdad a partir do Aeroporto Internacional Istambul-Atatuerk, com três voos semanais, tornando-se assim a primeira companhia a retomar o serviço para a Europa para a capital iraquiana, desde que as sanções da ONU foram impostas depois da invasão do Kuwaite, em 1990. Com a redução da violência, o tráfego de passageiros aumentou significativamente.

Em 2009, a Nordic Airways operou o primeiro voo entre a Europa Ocidental e Bagdade/Bagdá, transportando 150 passageiros entre Copenhaga/Copenhague e Bagdade/Bagdá. E este ano foi marcado pela retomada de vários voos e a chegada de várias companhias aéreas.

Em 2010, a Ethiad Airways anunciou que iria lançar voos de passageiros para Bagdade/Bagdá e Abu Dhabi. ainda em Abril deste mesmo ano, a Iraqi Airways anunciou retomar os voos para Londres, mas em vez disso, para Gatwick-Airport via Malmo. Mas, com as erupções do Eyjafjallajoekull, o espaço aéreo no norte da Europa foi encerrado. Neste ano foram revelados os planos de expansão do Aeroporto Internacional de Bagdá, com vistas a duplicar a sua capaciade para 15 milhões de pssageiros por ano.

Em 2011, a Austrian Airlines anunciou relançar a rota Viena - Bagdá, três vezes por semana , depois de um hiato de quase 21 anos, que começou de 1991. E, também a EgyptAir anunciou a ligação entre o Cairo e Bagdade/Bagdad. Em Junho de 2011, deu-se o primeiro voo da Austrian Airlines para Viena, após 21 anos. Esta expansão será financiada por investidores estrangeiros, incluindo a construção de três novos terminais e a reforma dos três terminais actuais, para receber cerca de 2.5 milhões de passageiros anualmente.

E, em 2012, a Flydubai lançou voos de Bagdade/Bagdá.