Aeroporto Bilbau

1 Rotas-de-voo de & para Bilbau (BIO)

Voos Lisboa (LIS) - Bilbau (BIO)
TAP Air Portugal (TP1064, TP1062), Vueling Airlines (VY2701), Azores Airlines (S48724, S48716, S48720, S48736), Azul Brazilian Airlines (AD7294)
28,00 €

Aeroporto Bilbau

O Aeroporto de Bilbau é um importante aeroporto que serve à cidade homónima e capital da Província Euskadi, Comunidade Autónoma do País Basco, ao nordeste de Espanha, junto aos Pirinéus.

Atualmente, em Bilbau, há voos domésticos e internacionais regulares, sazonais e charter para vários destinos, entre outros: Alicante, Amsterdão / Amsterdã, Arrecife, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Dublin (sazonal), Dubrovnik (sazonal), Dusseldorf, Estugarda/Stuttgart, Frankfurt, Fuerteventura, Funchal (sazonal), Genebra, Grã-Canária, Ibiza (sazonal), Istambul-Ataturk, Jerez de la Frontera (sazonal), Lisboa, Londres - Heathrow, Londres-Stansted, Madrid, Malaga, Manchester, Menorca, Milão-Malpensa, Munique, Palma de Maiorca, Paris - Charles de Gaulle, Paris-Orly, Santa Cruz de la Palma (sazonal), Santiago de Compostela, Santorini (sazonal), Sevilha, Tenerifa-Norte, Tenerifa-Sul, Valência, Veneza-Marco Polo, Vigo e Weeze, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +34 91 321 10-00; +34 902 404-704
  • Morada/Endereço: Aeropuerto de Bilbao, 48180 Loiu-Vizcaya, Espana
  • Administração: AENA
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 3.000 lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Bilbao (4 km), Vitoria (54 km), Santander (75 km), San Sebastián (76 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao leste do centro de Bilbau, sendo acessível pela autoestrada N-537 até a saída C «Goietxa» e virar à direita para o aeroporto.
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Bilbau «Estación de Tren Bilbao» e prosseguir com o autocarro 3247.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.17%), terça-feira (14.09%), quarta-feira (14.05%), quinta-feira (14.81%), sexta-feira (15.75%), sábado (12.69%), domingo (13.45%)
  • Outras denominações: Sondico, Bilbo, Bilbau, Більбаа, Більбао, Билбао, Бильбао, Більбаа, Μπιλμπάο, بلباو, بیلبائو, בילבאו, ბილბაო, Բիլբաո, बिलबाओ, บิลบาโอ, 빌바오, ビルバオ, 畢爾巴鄂, 毕尔巴鄂

Destinos mais populares a partir de Bilbau (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Vueling Airlines (586, 39,89 %)
  2. Air France (168, 11,44 %)
  3. Iberia (142, 9,67 %)
  4. Lufthansa (136, 9,26 %)
  5. Air Europa Lineas Aereas (94, 6,40 %)
  6. Volotea (71, 4,83 %)
  7. TAP Air Portugal (64, 4,36 %)
  8. KLM (64, 4,36 %)
  9. Eurowings (38, 2,59 %)
  10. easyJet (32, 2,18 %)
  11. outros (5,02 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se próximo a Loiu, a cerca de 10 km ao leste do centro de Bilbau.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Bilbau deverão conduzir pela autoestrada N-637 e entrar na saída C «Goietxa» e seguir a sinalização até ao aeroporto.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Bilbau «Estación de Tren Bilbao» e, prosseguir de autocarro da linha 3247. O trajeto é percorrido em cerca de 45 minutos.

História
A história do Aeroporto de Bilbau tem sua gênese em torno de 1927, depois de inúmeros intentos aeronáuticos na Província de Biscaia. Mas somente em 1936, o Departamento de Aeronáutica deu permissão para a construção de um aeroporto em Sondika. Contudo, a impropriedade do sítio levou à sua desconsideração. As obras iniciaram-se somente em 1937, pois era para ser utilizado como base aérea militar.

Em 1938, começou a segunda fase da construção. O conselho renovou conversações com o governo no sentido de modificar o projeto original de 1936 e recebeu a devida autorização para elaborar um novo projeto que foi aprovado pelo Departamento de Infraestrutura.

Em 1940, decidiu-se finalmente pelo sítio em Sondika. Os trabalhos de construção perduraram até 1948, quando o aeroporto foi aberto aos voos diurnos, com o estabelecimento de uma rota para Madrid. Dois anos depois, foi inaugurado o edifício do terminal com o nome de Carlos Haya. Em 1965, por ordem ministerial, recebeu seu nome oficial como Aeroporto de Bilbau. Àquela altura tinha uma pista asfaltada, uma segunda pista cuja superfície ainda não era asfaltada, uma pista de taxiamento, um terminal de passageiros, uma torre de controlo; e dispunha de serviços de rádio, bem como de uma estação policial, correios, serviços meteorológicos, de assistência médica e telefone.

Em 1965, a pista de taxiamento foi construída para liga a pista com a área de estacionamento ao edifício do terminal e também um hangar para o Real Aeroclube de Vizcaya. Entre 1964 e 1965 foi instalado o sistema de aterragem por instrumentos (ILS), a pista aumentada para 2 km. Em 1975, a segunda pista foi pavimentada. Em 1980, o terminal de passageiros e a área de estacionamento foram ampliadas e foram construídos os edifícios de prevenção de incêndios e o do terminal de cargas.

Em 1996, foi construída a nova pista de taxiamento com duas saídas rápidas. Em 1999, foi inaugurada a nova torre de controlo. Em 2000, foi inaugurada a nova área do terminal na zona norte.


Estatística de dados climáticos Bilbau

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
12.9
14.0
15.3
16.4
19.6
22.4
25.0
25.1
24.4
21.0
16.1
13.4
8.9
9.6
10.4
11.8
14.6
17.3
19.7
19.8
18.8
16.0
11.8
9.5
4.8
5.3
5.5
7.1
9.6
12.3
14.4
14.6
13.2
11.0
7.5
5.7
12.0
12.0
12.0
12.0
14.0
16.0
19.0
20.0
19.0
17.0
15.0
13.0