Aeroporto Buka

Aeroporto Buka

O Aeroporto de Buka é um aeroporto doméstico que serve à ilha homónima, na região autónoma de Bougainville, em Papua-Nova Guiné.

Atualmente, em Buka, há voos domésticos regulares para Port Moresby, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 10
  • Serviço telefónico: +675 973 9393 (Safety Officer); +675 973 9655 (Air Niugini, Buka Office)
  • Morada/Endereço: Buka Airport, Buka Island, North Solomons Province, Papua New Guinea
  • Administração: Civil Aviation Safety Authority of Papua New Guinea
  • Estacionamento: Sim, há um parque de estacionamento com lugares destinados a breves e longas permanências.
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 500 m ao nordeste do centro de Buka.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (9.38%), terça-feira (15.63%), quarta-feira (18.75%), quinta-feira (9.38%), sexta-feira (25.00%), sábado (12.50%), domingo (9.38%)
  • Outras denominações: Buka Is., Бука, ブカ島, 부카 섬, 布卡島

Destinos mais populares a partir de Buka (Voos semanais )


Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 500 m ao nordeste do centro de Buka, ao sul da ilha.

História
O Aeroporto de Buka encontra-se ativo desde 1941, quando as tropas australianas construíram trincheiras em torno da primitiva pista de pouso de então. Em 1942, com a aproximação dos japoneses, eles iniciaram a preparação da demoliçao do campo de pouso, abrindo buracos na pista e rompendo os registros e tubulações para evitar o pouso de aeronaves. No entanto, receberam uma contra-ordem no dia seguinte, revogando essa decisão com a reparação do campo de voo para receber aeronaves provenientes de Rabaul. Contudo, foi ocupado pelos japoneses em 1942.

Em julho daquele ano, a marinha japonesa enviou um destacamento especial para inspecionar o campo de voo de Buka, que considerou inaceitável como perspectiva de um grande aeródromo. Em dezembro de 1942, os japoneses, melhoraram a pavimentação da pista com betume, com uma usina de energia elétrica, tanques de combustível subterrâneos e novas casamatas e trincheiras.

Em 1943, esquadras de reconhecimento dos aliados observaram caças e bombardeiros na pista, o que motivou os ataques contínuos a este campo de voo. Em Janeiro de 1944, os aliados expulsaram os japoneses de Burka e o campo de voo passou a ser utilizado contra os japoneses ainda presentes na Nova Guiné.

Atualmente, é o principal portão aéreo para Bougainville. Mesmo depois de 60 anos passados após a guerra, ainda pode-se ver destroços de uso militar deixados pelos japoneses e norte-americanos.