Aeroporto Cap Haitien

Aeroporto Cap Haitien

O Aeroporto Internacional de Cabo Haitiano é o segundo maior aeroporto e serve à cidade homónima de Cabo Haitiano e capital do Departamento do Norte e sede do Arrondissement homónimo, no Mar das Caraíbas, ao norte do Haiti. É administrado pelas Forças de Paz chilenas da UNO no âmbito de estabilização ao país.

Atualmente é servido por pequenas companhias aéreas nacionais para Fort Lauderdale, Miami e Porto Príncipe, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT -5
  • Serviço telefónico: +509 2262-0313
  • Morada/Endereço: Aéroport international de Cap-Haïtien, Cap-Haïtien, République d’Haïti
  • Administração: Autorité Aeroportuaire Nationale (AAN)
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares suficientes destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Cap Haitien (3 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 3 km km ao sudeste do centro de Cabo Haitiano, sendo acessível pela autoestrada nacional 3 até à saída para o aeroporto.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (12.73%), terça-feira (19.39%), quarta-feira (14.55%), quinta-feira (12.12%), sexta-feira (12.12%), sábado (14.85%), domingo (14.24%)
  • Outras denominações: Cap-Haïtien, Cabo Haitiano, Kap Ayisyen, Кап-Аитьен, Кап-Аїтьєн, 카프아이시앵, カパイシャン, 海地角

Destinos mais populares a partir de Cap Haitien (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Spirit Airlines (32, 37,21 %)
  2. Sunrise Airways (32, 37,21 %)
  3. Bahamasair (8, 9,30 %)
  4. InterCaribbean Airways (6, 6,98 %)
  5. outros (9,3 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 3 km ao sudeste do centro de Cabo Haitiano.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada 300/3 até à saída para o aeroporto.

História
A história do Aeroporto Internacional de Cabo Haitiano remonta aos tempos da primeira ocupação americana e está localizado em uma área pantanosa ao leste da metrópole do Norte, então chamada La Saline. Esta área era um aeroporto militar com um campo de aviação que dependia do exército e o Forte de Saint-Michel, uma vez ocupado pelas forças de Rochambeau, que participaram na Batalha de Vertières, em 1803.

O aeroporto foi modernizado durante o governo do Presidente Paul Eugène Magliore, nos Anos 50, quando suas pistas foram aumentadas para 1.500 metros. Mas também foi modificado para atender aos novos aparelhos, no advento dos aviões a jato, ao final da Década de 50.

O Regime de Franços Duvalier, depois dos acontecimentos de 1968-1969, decidiu torná-lo o segundo aeroporto internacional do país. Ao final do governo de Duvalier, foi assinado um contrato para transformá-lo em um aeroporto pronto para acomodar aviões a jato. Mas o projeto não foi concluído. E o aeroporto permaneceu aberto aos voos domésticos e internacionais regionais.

Em cerca dos meados dos Anos 70, a empresa norte-americana McKay Airlines começou a oferecer voos diretos para Miami três vezes por semana. Depois de décadas sem manutenção, o asfalto da pista tornou-se quebradiço e frágil.


Estatística de dados climáticos Cap Haitien

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
13.0
13.0
14.0
18.0
22.0
26.0
29.0
29.0
26.0
22.0
17.0
14.0
7.0
7.0
8.0
11.0
14.0
18.0
20.0
20.0
18.0
15.0
12.0
9.0
14.0
13.0
13.0
15.0
18.0
21.0
24.0
25.0
24.0
21.0
18.0
16.0