Aeroporto Galápagos - Baltra - Seymour

Aeroporto Galápagos - Baltra - Seymour

O Aeroporto de Seymour, conhecido como Aeroporto de Baltra, é um aeroporto doméstico e o principal das Ilhas Galápagos, no Equador. Ele encontra-se na ilha de Baltra e, até ao final de 1986, era o único a servir as Galápagos. O novo aeroporto encontra-se na ilha de San Cristóbal.

Atualmente, em Seymour, há voos domésticos regulares para Guaiaquil, San Cristóbal e Quito, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT -6
  • Serviço telefónico: + 593 5 253-4004
  • Morada/Endereço: Aeropuerto Seymour de Baltra, Isla Baltra, Islas Galápagos – Ecuador.
  • Administração: ECOGAL S. A.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (9.70%), terça-feira (11.67%), quarta-feira (19.70%), quinta-feira (11.21%), sexta-feira (13.33%), sábado (20.00%), domingo (14.39%)
  • Outras denominações: غالاباغوس, Islas Galapagos, Qalapaqos adaları, Yawatisuyu, Galapágy, Νησιά Γκαλαπάγκος, گالاپاگوس, איי גלאפגוס, Seymour Airport, Галапагос, गैलापागोस, ガラパゴス, გალაპაგოსის

História
Durante a Segunda Guerra Munidal, depois de 1941, o perigo real para o Canal do Panamá provinha do lado do Pacífico. Por este motivo, em finais deste ano, conceberam-se planos para uma defesa adequada por parte dos E.U.A. que consistia na detecção antecipada e a destrução de porta-aviões inimigos a cerca de 1.000 milhas de distância.

Como as Ilhas Galápagos, sob a soberania do Equador, tinham uma localização estratégica adequada para patrulhas, a Marinha dos Estados Unidos estabeleceu-se na Ilha de Baltra, em Janeiro de 1942 e a construção do aeroporto iniciou-se em Fevereiro daquele ano. Houve grandes dificuldades na construção da pista, que recebeu o primeiro voo em 1942 e a última aeronave norte-americana, em 1945.

A partir de 1946, todas as instalações da atual Seymour-Baltra, tornaram-se propriedade do Governo do Equador. Em 1956, o Ministério da Obras Públicas do Equador iniciou a readequação de uma das duas pistas, qualificadas como «emergência». Terminados os trabalhos do novo aeroporto, em 1957 pousou a primeira aeronave CATALINA do correio postal, que voada entre Galápagos e o Continente. Em Abril 1967, a companhia aérea TAME inaugura voos para Baltra, contribuindo para o desenvolvimento económico da ilha de Santa Cruz, que tornou-se a principal ilha no turismo das Galápagos.

Em 1983, foi construído um terminal moderno e amplo para atender à demanda crescente de passageiros e às novas aeronaves, adquiridas pela companhia TAME. Em 1990, a companhia aérea EMETEBE inicia suas operações diárias inter-insulana, utilizando Baltra como o centro das operações até San Cristóbal e Isabela.

Em 2003, a Aerogal inicia suas operações aéreas quatro vezes por semana. Atualmente, são treze. Em 2010, a AEROLANE iniciou suas operações aéreas em Baltra com 7 frequências semanais.