Aeroporto Iquique

Aeroporto Iquique

O Aeroporto Internacional Diego Aracena, conhecido como Iquique, é um importante aeroporto que serve a esta cidade homónima e capital da região de Tarapacá, ao norte do Chile.

Atualmente, em Iquique, há voos regulares oferecidos para vários destinos, entre outros: Antofagasta, Arequipa, Arica, Calama, Copiapó, La Paz, Lima, Santa Cruz de la Sierra e Santiago de Chile, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT -4
  • Serviço telefónico: +56 57 2473473
  • Morada/Endereço: Aeropuerto Iquique - Diego Aracena Internacional, I Región de Tarapacá, Chile
  • Administração: Sociedad Concesionaria Aeropuerto Iquique S.A.
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares suficientes, destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Iquique (35 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 40 km ao sul do centro de Iquique, sendo acessível pela autoestrada nacional 1 ou «Ruta Costera».
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (19.71%), terça-feira (17.30%), quarta-feira (14.51%), quinta-feira (13.95%), sexta-feira (16.95%), sábado (7.65%), domingo (9.93%)
  • Outras denominações: Iquique Chucumata, Diego Aracena, Икике, Ікіке, Ικουίκε, איקיקה, イキケ, 伊基克, 이퀴크, आइकिक, ایکویک, ايكويكو

Destinos mais populares a partir de Iquique (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. LATAM Chile (140, 49,47 %)
  2. Sky Airline (59, 20,85 %)
  3. Línea Aérea Amaszonas (12, 4,24 %)
  4. outros (25,44 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 40 km ao sul do centro de Iquique.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada 1 ou «Ruta Costera».

Além desta alternativa, há táxis, autocarros vaivém/shuttles, automóveis de aluguer ou colectivos à disposição dos passageiros.

História
O Aeroporto Internacional Diego Aracena, anteriormente chamado Chucumata, foi construído em 1973 para substituir o antigo Aeroporto de Cavancha, que fora inaugurado em 1937.

Mas o primeiro voo comercial entre Iquique e Santiago foi realizado pela LAN Chile em 1969. Com o crescimento da cidade de Iquique, o aeroporto ficou no meio da mesma. Esta situação provocava uma série de transtornos, além de tornar o aeroporto no palco de inúmeros acidentes, pois sua pista era muito curta.

O novo aeroporto, chamado inicialmente Chucumata, por sua localização geográfica, possuía uma torre de controlo e um modesto terminal de embarque e desembarque. Em 1995, o estado chileno tomou a concessão do mesmo e iniciou a construção do novo terminal.