Aeroporto Kinmen Shang Yi
Atualmente, em Kinmen, há voos regulares oferecidos para Taichung, Taipé-Songshan, Kaohsiung, Taipé-Songshan, Chiayi, Kaohsiung, Raichung, Rainan e Raipé-Songshan.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 8
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Xiamen (27 km), Quanzhou (59 km), Zhangzhou (72 km)
- Transportes: O aeroporto é acessível pela autoestrada entre as localidades de Jinghoo e Jingchen, no centro sudoeste da ilha.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.32%), terça-feira (13.75%), quarta-feira (13.41%), quinta-feira (14.25%), sexta-feira (15.30%), sábado (14.25%), domingo (15.72%)
- Outras denominações: 金門尚義機場, 金门尚义机场, Jīnmén Shàngyì jīchǎng, Kim Môn, Цзиньмэнь, Жиньмэнь, كنمن, 진먼 현, หมู่เกาะจินเหมิน, 金門縣
Localização
Este aeroporto encontra-se na costa centro-sudoeste da ilha, entre as localidades de Jinghooo e Jingling.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada entre as localidade de Jinghoo e Jingchen.
História
O Aeroporto de Kinmen originou-se de uma base militar, construída em 1949. Sua localização era em si-hung, um pequeno povoado no lado oeste da ilha. Em 1951, o Ministério da Defesa permitiu que a Transasia Airways (TNA) realizasse o seu primeiro voo para Kinmen e operasse serviços uma vez por semana. Estes voos foram suspensos em 1958 devido à batalhas contra o Exército Vermelho.
Com isto, foi transferido para o local em que encontra-se atualmente: Shang-I. Como o número de passageiros entre Kinmen e Taiwan aumentou consideravelmente, o governo teve que proteger os voos civis na ilha e atender à crescente oferta. No entanto, os voos civis iniciaram-se somente em 1987, após infinitas discussões entre as autoridades aeronáuticas tanto de Taiwan quanto da República Popular da China.