Aeroporto Munda

Aeroporto Munda

O Aeroporto de Munda é um aeroporto doméstico a servir à localidade homónima, na Ilha de New Georgia, nas Ilhas Salomão.

Atualmente, em Munda, há voos domésticos regulares oferecidos pela Solomon Airlines para Gatokae e Honiara, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 11
  • Serviço telefónico: +677 23561 (Solomon Airlines, Domestic Sales)
  • Morada/Endereço: Munda Airport, Munda Point, New Georgia Island, Western Province, Solomon Islands
  • Administração: Civil Aviation Authority of Solomon Islands
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Transportes: O aeroporto encontra-se ao oeste de Munda, localizada ao noroeste da Ilha de New Georgia.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (8.72%), terça-feira (18.79%), quarta-feira (19.46%), quinta-feira (2.01%), sexta-feira (33.56%), sábado (16.11%), domingo (1.34%)
  • Outras denominações: мунда, ムンダ, 蒙达的, 蒙達的

Localização
Este aeroporto encontra-se ao oeste de Munda, localizada ao noroeste da Ilha de New Georgia.

História
A ordem dada pelos japoneses, nos últimos dias de Outubro de 1942, foi a de construir-se uma base aérea na Ponta de Munda, a cerca de 150 milhas a noroeste de Guadalcanal e do Campo de Henderson.

A construção iniciou-se em meios de Novembro, com grande atenção para que fosse mantida em segredo. Tanto que a pista foi recoberta com coral após ter sido terminada e as palmeiras mantidas para que o aeroporto não fosse detectado. Ao final, estas foram cortadas para a utilização do aeroporto a partir de Dezembro de 1942.

Inicialmente era uma base aérea japonesa. E, logo foi detectado pelas forças aliadas, que o bombardearam severamente, antes que os americanos desembarcassem nesta ilha.

O aeródromo de Munda foi o objetivo principal da campanha das Salomão Centrais, também conhecida como Munda Point Airfield. Ele foi capturado e depois de 12 dias de batalhas sangrentas, toda a área caiu em Agosto de 1943.

Os americanos remodernizaram-no e o expandiram para suas próprias operações. Em Agosto de 1943, aterrou nele a primeira aeronave norte-americana. Foi um aeroporto militar até ao final da Segunda Guerra Mundial, após a qual foi transformado em um aeroporto comercial, usado para servir a voos regionais pela companhia aérea Salomon Airlines.