Aeroporto Myitkyina
Atualmente, em Myitkyina, há voos regulares para Mandalay e Putao, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 6.5
- Serviço telefónico: +95 1 374874 (Myanma Airways); 95-1 504888 (Air Bagan)
- Morada/Endereço: Myitkyina Airport, Myitkyina, Kachin State, Republic of the Union of Myanmar
- Administração: Department of Civil Aviation of Myanmar
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 5 km ao noroeste do centro de Myitkyina, sendo acessível pela autoestrada em direção à «Nan Ma Thee».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (10.21%), terça-feira (14.47%), quarta-feira (6.81%), quinta-feira (21.70%), sexta-feira (20.00%), sábado (13.19%), domingo (13.62%)
- Outras denominações: Мьичина, Мииткиина, มิตจีนา, 미치나, ミッチーナー, 密支那
Destinos mais populares a partir de Myitkyina (Voos semanais )
- Aeroportos Yangon - Rangum - Mingaladon (13, 46,43 %)
- Aeroportos Mandalay (9, 32,14 %)
- outros (21.43 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Myanmar Airways International (42, 62,69 %)
- Mann Yadanarpon Airlines (16, 23,88 %)
- Air KBZ (6, 8,96 %)
- outros (4.48 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 5 km ao noroeste do centro de Myitkyina.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada em direção à «Nan Ma Thee».
História
Construído antes da Segunda Guerra Mundial como Aeródromo de Myitkyina, ele foi capturado pelo Exército Imperial do Japão em Maio de 1942, durante a Conquista Japonesa de Burma. Durante a ocupação, foi usado pela Força Aérea Japonesa como base de ataque às missões de transporte de suprimento dos aliados, entre a Índia e a China.
Myitkyina foi atacado e bombardeado em numerosas missões da Tenth Air Force e Royal Airforce.
Em 1944, caiu em mãos das forças aliadas e passou a ser utilizado como campo de aviação para o suprimento das aeronaves de combate em terra. Em Janeiro de 1945, o esquadrão aéreo 80th Fighter Group voava Republic P-47 Thunderbolts ou "Jug" até Maio de 1945. O 1° Grupo de Combate e Carga foi transferido para Myitkyina com C-47 e ali permaneceu até Agosto, quando foram substituídos pelo 4° Grupo de Combate e Carga. Este grupo operou então voos de suprimento e de passageiros entre o aeródromo e a China até 1945, quando os americanos saíram daquela zona.