2 Rotas-de-voo de & para Palma de Maiorca - Sont Sant Joan (PMI)
Vueling Airlines (VY3437), Iberia (IB5212, IB5313)
Evelop Airlines (E95103), FlexFlight (W21756)
Aeroporto Palma de Maiorca - Sont Sant Joan
Atualmente, em Palma de Maiorca, há voos domésticos e internacionais para vários destinos, entre os quais:Aalborg, Aarhus (sazonal), Aberdeen (sazonal charter), Albacete, Alicante, Almeria, Amsterdão/Amsterdã, Argel, Astúrias, Badajoz, Barcelona, Basileia/Mulhouse, Beauvais (sazonal), Belfast-City (sazonal), Belfast-International, Belgrado (sazonal), Bergen (sazonal), Berlim-Brandemburgo, Berna, Bilbaú, Billund (sazonal), Birmingham (sazonal), Blackpool, Bolonha, Bordéus/Bordeaux (sazonal, início 22.06.2012), Borlange, Bournemouth, Bratislava (sazonal), Bremen, Bristol, Brno (sazonal), Bruxelas-Sul-Charleroi, Bruxelas, Bucareste-Hanri Coada (sazonal), Budapeste (sazonal), Burgos, Cardiff, Cluj-Napoca, Colónia-Bona/Colônia-Bonn, Copenhaga/Copenhague (sazonal), Cork (sazonal), Cracóvia (sazonal), Debrecen (sazonal), Derry, Doncaster/Sheffield, Dortmund, Dresden (sazonal), Dublin (sazonal), Duesseldorf, Durham, East Midlands, Edimburgo, Eindhoven (sazonal), Esmirna, Estocolmo-Arlanda, Estocolmo-Skavsta (sazonal), Estocolmo-Vasteras (sazonal), Estrasburgo, Estugarda/Stuttgart, Exeter (sazonal regular), Faro, Frankfurt, Genebra, Girona, Glasgow (charter), Glasgow-Internacional, Gotemburgo-Landvetter, Granada, Graz, Groningen, Hahn (sazonal), Hamburgo, Hanôver, Haugesund (sazonal), Helsínquia/Helsinque, Huesca, Humberside, Ibiza, Innsbruque (sazonal), Inverness (sazonal charter), Isle of Man (sazonal charter), Istambul-Atatuerk, Jerez de la Frontera, Karlsruhe/Baden-Baden (sazonal), Karlstad, Katowice, Kaunas (sazonal), La Rioja, Leeds/Bradford (sazonal charter), Leipzig/Halle, Liege, Ostend, Linz (sazonal), Lisboa, Liubliana (charter sazonal), Liverpool, Lleida, London City (sazonal), Londres Stanstead (charter), Londres-Gatwick, Londres-Luton, Londres-Southend, Londres-Stansted, Luebeck (sazonal), Luxemburgo (charter), Lyon, Maastricht (sazonal), Madrid, Magdeburg/Cochstedt, Málaga, Malmo (sazonal), Malmo-Sturup, Manchester (sazonal), Marselha (sazonal), Melilha, Memmingen (sazonal), Menorca, Milão-Malpensa (sazonal), Milão-Ório al Sério, Minorca, Moscovo/Moscou-Domodedovo, Munique, Münster-Osnabrück,Nantes, Napóles, Newcastle upon Tyne, Nice, Nîmes, Norrkoping, Norwich,Nuremberga/Nurembergue, Orebro, Oslo Gardermoen, Oslo-Rygge (sazonal), Oslo-Torp (sazonal), Ostrava (sazonal), Oulu, Paderborn/Lippstadt, Paris-Charles de Gaulle, Paris - Orly, Perpinhão/Perpignan, Pisa (sazonal), Porto, Poznán, Praga (sazonal), Réus (sazonal), Roma-Ciampino (sazonal), Roma-Fiumicino, Saabruecken, Salzburgo, Santander, Santiago de Compostela, São Sebastião, Sevilha, Shannon (sazonal), Smaland (sazonal), Sófia, Southampton (sazonal regular), Stavanger (sazonal), Tampere (sazonal), Tel Aviv-Bengurion (sazonal charter), Toulouse, Valência, Valhadolid, Varsóvia, Veneza (sazonal), Verona, Viena, Vigo, Vilnius (sazonal charter), Weeze (sazonal), Zaragoza, Zurique, onde há outra ligações possíveis.
- URL: Palma de Maiorca - Sont Sant Joan (PMI)
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +34 902 404-704; +34 91 321 10-00
- Morada/Endereço: Palma de Mallorca Airport, Son Sant Joan, E-07611 Palma de Mallorca, Balearic Islands
- Administração: AENA
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências; edifícios-garagens.
- Cidades próximas: Palma (8 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao leste do centro de Palma de Maiorca, sendo acessível pela autoestrada Palma-Santanyi (PM20).
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.95%), terça-feira (13.79%), quarta-feira (12.88%), quinta-feira (13.72%), sexta-feira (14.98%), sábado (15.00%), domingo (15.67%)
- Outras denominações: Malle, Majorka, Ballermann, Son Sant Joan, Majorca, Majorque, Maiorica, Μαγιόρκα, Mayorka, Mallocra, Malorca, Majorca, Malhòrca, Majorka, Maiorca, Мальорка, Мајорка, Mayorka, Majorque, Майорка, მალიორკა, מיורקה, मालोर्का, 마요르카, マヨルカ島, 馬略卡島, مایورکا, ميورقة
Destinos mais populares a partir de Palma de Maiorca - Sont Sant Joan (Voos semanais )
- Barcelona (144, 10,00 %)
- Madrid - Barajas (143, 9,93 %)
- Ibiza (113, 7,85 %)
- Minorca - Maó (75, 5,21 %)
- Valência - Manises (52, 3,61 %)
- Londres - Gatwick (42, 2,92 %)
- Colónia - Bona (42, 2,92 %)
- Zurique - Kloten (36, 2,50 %)
- Alicante - Elche (35, 2,43 %)
- Hamburgo - Fühlsbüttel (34, 2,36 %)
- outros (50,27 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Ryanair (690, 24,06 %)
- Vueling Airlines (426, 14,85 %)
- Air Europa Lineas Aereas (385, 13,42 %)
- Iberia (372, 12,97 %)
- easyJet (268, 9,34 %)
- Eurowings (234, 8,16 %)
- British Airways (80, 2,79 %)
- Lufthansa (64, 2,23 %)
- FlexFlight (64, 2,23 %)
- Wizz Air UK (44, 1,53 %)
- outros (8,42 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao leste do centro de Palma de Maiorca.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada principal (autovia) em direção à Santañy, ou seja, pela autoestrada que liga Palma à Santañy.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros 17, que circulam entre o aeroporto e o «Paseo Mallorca», no centro de Palma de Maiorca. No entanto, a linha 25 é mais rápida e transita sem paragens.
História
A história do Aeroporto de Palma de Maiorca iniciou nos Anos de 1920, quando hidroaeroplanos foram usados em serviços postais para outras ilhas baleares. Uma pista de pouso, próxima à Son Sant Joan começou a ser usada, então, nos Anos de 1930 para rotas em outras partes de Espanha.
Em 1938, Palma de Maiorca começou a ser usado para a aviação militar. Tanto a Ibéria quanto a Deutsche Lufthansa estabeleceram novas rotas para a base militar.
Em 1954, a pista de Palma de Maiorca foi aumentada e pavimentada, com pistas de taxiamento novíssimas. Com isto, o aeroporto estava apto a receber mais companhias aéreas e outros tipos de aeronaves.
O aumento no tráfego aéreo, em 1958, levou à construção de um novo terminal e ao retorno da base às mãos civis. Foi também construída uma rampa nova e mais larga. Em 1960, o aeroporto estava aberto aos voos internacionais e domésticos. Algumas semanas depois, já planeava-se a expansão do aeroporto, incluíndo a extensão da pista e da pista de taxiamento. Ao final deste ano, foram feitos mais planos, incluíndo uma central elétrica, um centro de comunicação e instalações para bombeiros e salvamento.
Em 1962, o número de passageiros em Palma de Maiorca atingiu 1 milhão. Em 1965, foi construído um novo terminal e os serviços de navegação aérea. Em 1965, foi construído um novo terminal e a pista foi alargada, pois o número dos passageiros chegou a 2 milhões. E uma segunda pista auxiliar começou a ser construída em 1970. Dois anos mais tarde, foi aberto outro terminal novo e, em 1974, inaugurada uma segunda pista.
Em 1980, já passavam pelo aeroporto cerca de 7 milhões de passageiros. Em 1986, este número chegou a 10 milhões. E isto levou à construção do atual Terminal A. A construção deste iniciou em 1993 e, em 1995, o número de passageiros excedeu a 15 milhões. Finalmente, em 1997, o novo terminal foi aberto.
Atualmente, em Palma de Maiorca passam mais de 20 milhões de passageiros, dos quais a sua maioria provém da Espanha, da Alemanha e do Reino Unido.