Aeroporto Pula
Atualmente, em Pula, há voos internacionais e principalmente charter para vários destinos, entre os quais: Amsterdão / Amsterdã (sazonal), Belgrado,Berlim, Birmingham, Bruxelas-Charleroi, Cazã, Colónia-Bona / Colônia-Bonn, Ecaterimburgo, Estocolmo-Arlanda, Frankfurt-Hahn, Friedrichshafen,Helsínquia / Helsinque, Kiev-Boryspil, Leeds-Bradford, Lisboa, Londres-Gatwick, Londres-Stansted, Lyon, Madrid, Manchester,Moscovo/Moscou-Domodedovo, Moscovo/Moscou-Domodedovo, Munique, Newcastle upon Tyne, Nizhny Novogorod, Oslo-Gardermoen, Oslo-Rygge, Paris-Beauvais, Paris-CDG, S. Petersburgo, Zadar e Zagrebe, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +385 52 530-105
- Morada/Endereço: Zracna luka Pula, Valtursko Polje 210, P.o.b.89, 521000 Pula, Hrvatska
- Administração: Zracna luka Pula d.o.o.
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Rijeka (63 km), Trieste (85 km)
- Transportes: Este aeroporto encontra-se a cerca de 7 km ao nordeste do centro de Pula, sendo acessível pela autoestrada vicinal 66/E751, em direção à Labin/Valtura.
- Estações de comboios: Do terminal rodoviário de Pula, prosseguir com o autocarro vaivém/shuttle que parte regularmente para o aeroporto. Mas atenção aos horários, pois estes são coordenados com as chegadas e partidas.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (10.98%), terça-feira (12.75%), quarta-feira (13.76%), quinta-feira (7.70%), sexta-feira (11.24%), sábado (29.80%), domingo (13.76%)
- Outras denominações: Pola, Puola, Pulj, Πούλα, Пула, بولا, プーラ, 普拉
Destinos mais populares a partir de Pula (Voos semanais )
- Aeroportos Zagrebe - Pleso (7, 46,67 %)
- Aeroportos Zadar (4, 26,67 %)
- outros (26.67 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 7 km ao nordeste do centro de Pula.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela estrada vicinal 66/E571, em direção a Labin/Valtura; e então, deverão seguir a sinalização até ao aeroporto.
Para chegar em shuttle ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os shuttle que circulam entre o aeroporto e Pula regularmente.
Além desta alternativa, há táxis e automóvel de aluguer à disposição dos passageiros.
História
A construção do aeroporto iniciou em 1954 pelo exército jugoslavo e foi usado exclusivamente para fins militares até 1967. O uso civil das instalações iniciou-se em 1965. A autorização para a abertura do espaço aéreo em Pula para voos comerciais, todavia, foi aceita pela autoridade militar somente em 1967. Pula tornou-se propriedade do consórcio de gestão aeroportuário "Aeroporto di Lubliana-Pula".
Em fins de 1990, o aeroporto já registrava um constante crescimento no número de passageiros, com picos de afluxo durante a estação de verão (abril-outubro). Entre os verões de 1967 e 1993, desembarcaram em Pula, mais de 400.000 turistas, cuja maioria era de ingleses e neerlandeses que vinham passar suas férias em Ístria e Quarnero. Em 1986, o aeroporto alcançou a marca de 550.000 passageiros. Com o saturamento da capacidade das infraestruturas, deu-se a decisão de construir-se um novo terminal e também de ampliar a pista, para que se pudesse receber 9 aeronaves por hora. Em 1990, pouco antes da eclosão da guerra civil, o aeroporto registrava quase 670.000 passageiros, o maior de toda sua história até então.
Depois, seguiu-se uma interrupção do tráfego aéreo por dez anos, a sua manutenção foi financiada pelo Ministério do Turismo e dos Transportes croata. Em 1999, finalmente, retornaram os turistas, muito embora estes não viessem dos países da Europa Ocidental, como no passado, mas principalmente da Europa de Leste e da Rússia. Graças à sua posição geográfica conveniente e às condições técnicas favoráveis, é usado como aeroporto alternativo também pelos residentes na área da riviera - tanto italianos como austríacos.