Aeroporto San Cristobal (Galápagos)
Atualmente, em San Cristóbal, há voos regulares domésticos para Baltra, Guayaquil e Quito, onde há outras ligações possíveis.
- Fuso horário: GMT -6
- Morada/Endereço: Aeropuerto de San Cristobal, Puerto Baquerizo Moreno, Provincia de Galapagos, Ecuador
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Transportes: O aeroporto localiza-se ao sudoeste da Ilha de El Progreso e ao oeste do centro Baquerizo Moreno.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.74%), terça-feira (7.41%), quarta-feira (24.69%), quinta-feira (7.41%), sexta-feira (5.56%), sábado (30.25%), domingo (8.95%)
- Outras denominações: Chatham, Puerto Baquerizo Moreno, São Cristóvão
Localização
Este aeroporto encontra-se ao sudoeste da Ilha de El Progreso e ao oeste do centro de Baquerizo Moreno.
História
A história do aeroporto de San Cristóbal está plena de acontecimentos com muita importância para o desenvolvimento social e económico da região. Em 1979, o Conselho do Município de San Cristóbal entregou à Marinha do Equador os terrenos onde o aeroporto seria construído. A partir de então, as autoridades do distrito começaram a organizar os trabalhadores voluntários durante os fins-de-semana com vistas à construção da pista. Inicialmente, construíram apenas 720m dos atuais 1.900m com a mão-de-obra da população e o maquinário disposto pelo Ministério de Obras Públicas. Este trabalho durou cerca de 3 meses. E, em 1979, pousa ali a primeira aeronave da Marinha Equatoriana, procedente de Guaiaquil.
Em 1980, com a criação do Instituto Nacional Galápagos - INGALA e já com a presença da DAC, decidiu-se por terminar a construção da pista e se começa a construir a infraestrutura para atender a aeronaves mais grandes.
Em 1986, San Cristóbal recebe os primeiros Boeings 727. E, neste ano, dá-se também o desenvolvimento economico da população principalmente na área do turismo.