Aeroporto Santa Rosa
Atualmente, em Santa Rosa, há voos domésticos regulares para vários destinos, entre outros: Buenos Aires-Aeroparque Jorge Newbery, General Pico, Rosário e Viedma, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT -3
- Serviço telefónico: +54 2954 43-4490
- Morada/Endereço: Aeropuerto de Santa Rosa, Ruta Provincial N°35, Km. 330, 6300 Santa Rosa - La Pampa, República Argentina
- Administração: Aeropuertos Argentina 2000 S.A.
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências, é gratuito para passageiros.
- Cidades próximas: Santa Rosa (3 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 5 km ao norte do centro de Santa Rosa, sendo acessível pela autoestrada «Ruta National 35».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (17.24%), terça-feira (13.79%), quarta-feira (20.69%), quinta-feira (0.00%), sexta-feira (13.79%), sábado (13.79%), domingo (20.69%)
- Outras denominações: Santa Rosa (La Pampa), Санта Роса (Аргентина), Santa Rosa de Toay, Σάντα Ρόζα, Санта-Роза
Localização
Este aeroporto encontra-se a apenas 5 km ao norte do centro de Santa Rosa.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada «Ruta Nacional 35».
História
A história do Aeroporto de Santa Rosa remonta à década de 40, quando foi inaugurado oficialmente com o primeiro serviço regular aéreo, que ligava El Palomar à Esquel. Mais tarde, esta frequência semanal ganhou escalas em Neuquén e San Carlos de Bariloche. Desta mesma época, ainda há referências quanto à construção do hangar do Aeroclube Pampeano, que abriga 5 aeronaves para a prática de aeronavegação.
Em 1971, foram instaladas as novas instalações: o edifício operativo, a torre de controlo, comunicações e serviços contra incêndio e o terminal, atualmente utilizado. Em 1988, a pista foi repavimentada. Em 1996, o aeroporto foi dotado com o sistema de aproximação por instrumentos ILS. Em 1999, sua administração é assumida pela Aeropuertos Argentina 2000. E, atualmente, é a base operativa dos meios aéreos do Plano Nacional de Manejo del Fuego.