1 Rotas-de-voo de & para Sevilha - San Pablo (SVQ)
TAP Air Portugal (TP1104, TP1102, TP1106), Azores Airlines (S48704, S48696, S48742, S48746), Azul Brazilian Airlines (AD7502)
Aeroporto Sevilha - San Pablo
Atualmente, em San Pablo, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para váriod destinos: A Coruña, Alicante, Almeria, Amsterdão / Amsterdã, Barcelona, Bari (sazonal), Bilbau, Bolonha, Bordeaux / Bordéus, Bruxelas-Charleroi, Cagliari (sazonal), Dublin (sazonal), Eindhoven, Fuerteventura, Grã-Canária, Ibiza (sazonal), Ibiza, Istambul-Ataturk (sazonal), Lançarote, Lisboa, Londres-Gatwick, Londres-Stansted, Madrid, Malta (sazonal), Marrakech, Marselha (sazonal), Milão - Ório al Sério, Nantes (sazonal), Palermo (sazonal), Palma de Maiorca, Paris - Beauvais, Paris-Charles de Gaulle, Paris-Orly, Pisa, Roma-Ciampino, Santander, Saragoça, Tenerifa - Norte, Tenerifa-Sul, Toulouse, Valência, Varsóvia, Veneza-Treviso, Vigo e Weeze, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sevilha - San Pablo (SVQ)
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +34 321 10 00; +34 902 404-704
- Morada/Endereço: Aeropuerto de Sevilla - San Pablo, Carretera Nal. 1V, KM 532 Madrid-Cadiz, 41020 Sevilla, Espana
- Administração: AENA
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 2.000 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Sevilla (9 km), Dos Hermanas (15 km), Jerez (85 km), Huelva (95 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao oeste do centro de Sevilha, sendo acessível pela autoestrada E-4, em direção à Córdoba até a saída 532.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Sevilha e prosseguir em táxi ou de autocarro 65, que circula diariamente entre 6:25 h - 23:30 h até ao aeroporto.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.28%), terça-feira (13.31%), quarta-feira (13.30%), quinta-feira (13.69%), sexta-feira (14.82%), sábado (13.47%), domingo (16.14%)
- Outras denominações: San Pablo, Sevilija, Seville, Sevilya - İspaniya, Sebilla, Sevilja, Séville, Siviglia, Sevila, Sevilha, Sewilla, Сэвільля, Севілья, Севиля, Севилья, Севиља, Σεβίλλη, اشبیلیہ, سبیا, إشبيلية, სევილია, Սևիլիա, סביליה, सेबिया, सेविला, เซบียา, セビリア, 세비야, 塞维利亚, 塞維利亞
Destinos mais populares a partir de Sevilha - San Pablo (Voos semanais )
- Barcelona (62, 6,24 %)
- Londres - Gatwick (48, 4,83 %)
- Lisboa (48, 4,83 %)
- Paris - Charles de Gaulle (40, 4,02 %)
- Madrid - Barajas (32, 3,22 %)
- Paris - Orly (30, 3,02 %)
- Palma de Maiorca - Sont Sant Joan (24, 2,41 %)
- Roma - Ciampino (22, 2,21 %)
- Tenerife - Norte Los Rodeos (21, 2,11 %)
- Bilbau (21, 2,11 %)
- outros (65 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Ryanair (850, 42,71 %)
- Vueling Airlines (454, 22,81 %)
- Transavia France (148, 7,44 %)
- Iberia (116, 5,83 %)
- easyJet (108, 5,43 %)
- TAP Air Portugal (82, 4,12 %)
- British Airways (64, 3,22 %)
- Transavia Airlines (48, 2,41 %)
- Air France (40, 2,01 %)
- Volotea (28, 1,41 %)
- outros (2,61 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao oeste do centro da cidade, diretamente na autoestrada A4/E-5, que liga Sevilha à Córdova.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros não provenientes de Sevilha, nesta cidade deverão conduzir até à saída 532 da autoestrada. E então, deverão seguir a sinalização até ao estacionamento do aeroporto.
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Santa Justa; e do Terminal Rodoviário Prado, a cerca de 1 km ao sudoeste, na Rua Manuel Vázquez Sagastizábal, prosseguir com o Airport-Bus EA até ao aeroporto. O trajeto é percorrido em cerca de 30 minutos.
História
A história do Aeroporto de Sevilha inicia em 1914, quando a primeira aeronave vinda do Marrocos aterrou no Aeródromo de Tablada. Seguido a isto, o governo municipal de Sevilha cedeu um terreno para a construção do aeródromo, trabalhos estes que iniciaram-se em 1915 e, no mesmo ano, começou a ser usado para o treinamento de pilotos.
Em 1919, iniciaram-se os primeiros voos comerciais entre Sevilha e Madrid. Neste mesmo ano, os correios estabeleceram um serviço entre Sevilha e Larache. Em 1921, foi inaugurado o primeiro serviço comercial espanhol entre Sevilha e Larache. Em 1923, foram construídas várias instalações tais como hangares e oficinas e foi dada a aprovação para a construção do Aeroporto Municipal de Tablada, ao final do aeródromo militar.
Em 1927, a Unión Aérea Española inaugurou a rota Madrid-Sevilha-Lisboa. Em 1929, o aeroporto recebeu a permissão para abrir a voos e ao tráfego aéreo. Em 1930, à rota Sevilha-Madrid foi somado o destino Ilhas Canárias. Em 1931, o serviço Berlim-Barcelona foi extendido para Sevilha. Em 1933, a companhia aérea LAPE, iniciou o serviço entre Sevilha e as Ilhas Canárias.
Durante a Guerra Civil Espanhola, Sevilha tornou-se o ponto de chegada das tropas africanas, enquanto a Ibéria servia Tetuán-Sevilha-Vitória, Sevilha-Salamanca e Sevilha-Larache-Las Palmas. Em Setembro de 1945, começou a construção de novas pistas. Em 1948, foi instalado um goniômetro, a iluminação da pista foi concluída. Em 1956, as pistas 27 foi ampliada e a pista 18 tornou-se uma pista de taxiamento.
Em 1957, foram realizadas obras no edifício do terminal e a torre de controlo. Em 1965, foi instalado o sistema de aterragem por instrumentos. Entre 1971 e 1975, o terminal foi renovado e construídas novas vias de acesso e a placa de estacionamento. Em 1989, com a Exposição Universal, a placa de estacionamento foi aumentada e aberto o novo acesso à autoestrada nacional N-IV, além da construção do novo terminal, da nova torre de controlo.