Aeroporto Subic Bay
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 8
- Administração: Subic Bay Metropolitan Authority
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Olongapo (4 km), Hagonoy (50 km), Santol (52 km), San Fernando (52 km), Bulaon (54 km), Malolos (58 km), Mabalacat (58 km), Baliuag (70 km), Tanza (73 km), Meycauayan (75 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao sul do centro de Olongapo City, sendo acessível pela autoestrada «Argonaut Highway».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (0.00%), terça-feira (0.00%), quarta-feira (0.00%), quinta-feira (0.00%), sexta-feira (0.00%), sábado (0.00%), domingo (0.00%)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao sul do centro de Olongapo City.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada «Argonaut Highway».
História
Em 1950, o almirante Arthur W. Radford, comandante-de-chefe da frota do Pacífico norte-americana, previu uma base militar no Pacífico. Em 1951, foi iniciada a construção de Subic Bay Naval Base. Em 1952, o almirante Radford fez o seu primeiro desembarque em Cubi Point.
Depois de décadas de utilização pelas forças americanas, o Monte Pinatubo entrou em erupção em 1991 e enterrou Cubi Point em uma camada de 36 cm de cinzas. Apesar disto, o governo norte-americano pretendeu manter a base e assinou um contrato com o governo filipino. Contudo, o contrato não foi ratificado pelo senado. As várias tentativas de se negociar um novo contrato foram logo abandonadas e os norte-americanos tiveram que deixar o sítio no prazo de um ano, o que aconteceu em 1992.
Vinte dias após a saída dos norte-americanos, deu-se o primeiro voo comercial de Taiwan por Makung. Em 1993, a base naval foi redenominada para Aeroporto Internacional de Subic Bay.