Frota
Atualmente, a frota da TAROM, é composta por aeronaves dos seguintes modelos: Airbus A 310 - 300, Airbus A 318, Avions de Transport Régional ATR 42-500, Avions de Transport Régional ATR 72-500, Boeing B-737 - 700, Boeing B-737 - 800 e Boeing B-737 - 300.
História
A TAROM foi fundada em 1920 como CFRNA (French Romanian Company for Air Navigation). Inicialmente, empregou as aeronaves francesas Potez em sua rota Paris e Bucareste, via várias cidades na Europa Central. Em 1925, Galati tornou-se o primeiro destino rumeno, servido por voos regulares. Em 1926, a companhia alterou sua razão social - CIDNA (The International Air Navigation Company). Em 1930, a companhia adotou o nome de LARES (Liniile Aeriene Române Exploatate de Stat) e, em 1937, deu-se a fusão da LARES com sua competidora SARTA (Societatea Româna de Transporturi Aeriene).
Após a Segunda Guerra Mundial, com a influência política da União Soviética na Europa de Leste, foi estabelecida a TARS (Transporturi Aerienne Româno-Sovietice), em 1945. Era um consórcio entre os governos da România e da União Soviética. Os voos domésticos iniciaram-se de Bucareste, em 1946. Em 1954, a parte soviética foi comprada pela Roménia e adotou o nome de TAROM. Já nos Anos 60, voava para várias cidades europeias. Em 1966, realizou o primeiro voo transatlântico. Em 1974, iniciou seus voos regulares para Nova Iorque-JFK.
Como parte do grupo de companhias aéreas pertencentes ao Bloco Socialista, a TAROM operava basicamente com aeronaves do modelo soviético. Mas em 1968, foi feita uma exceção para a compra de um BAC One Eleven para destinos europeus e no Médio Oriente; e outra excepção em 1978, quando a TAROM adquiriu um Boeing 707 para os voos de longo curso. Em 1978 foi assinado um acordo com o Reino Unido para que a produção do BAC One Eleven desse-se perto de Bucareste. A TAROM foi a única companhia do Bloco Soviético a voar para Tel Aviv, Israel.
Com o colapso do comunismo, nos Anos 89/90, a companhia podia adquirir outras aeronaves construídas no ocidente. Em 1993, a TAROM introduziu voos de longo curso para Montreal, Banguecoque. Ainda nos Anos 90, renovou sua frota.
Em 2001, encerrou suas actividades de voos de longo curso para Montreal, Banguecoque e bem como para Pequim, Chicago e Nova Iorque. Nos anos seguintes, também despediu-se de rotas domésticas não-rentáveis, como Craiova, Tuclea, Caransebes e Constanta. 2004 foi o primeiro ano rentável da década.
Destinos
Atualmente, a malha aérea da Tarom serve principalmente a destinos na Europa, como Barcelona, Paris, Munique, Frankfurt, London e Viena. Mas também o Médio Oriente e o Egito, como por exemplo: Amã, Beirute, o Cairo; e Tel Aviv.