Aeroporto Mataveri - Ilha de Páscoa

Aeroporto Mataveri - Ilha de Páscoa

O Aeroporto da Ilha de Páscoa, conhecido como Aeroporto Internacional Mataveri, é um aeroporto doméstico que serve à Ilha de Rapa Nui «Ilha de Páscoa», no Oceano Pacífico Meridional pertencente ao Chile.

É o aeroporto mais remoto em todo o mundo e servido apenas pelas companhia aérea chilena - LAN Airlines. O aeroporto é o principal ponto de ingresso de inúmeros turistas que visitam a ilha para admirar os famosos sítios arqueológicos e é utilizado também como escala de trânsito para os passageiros diretos ou provenientes de Papeete-Faa, Santiago do Chile ou do Taiti. E, sazonalmente, há também voos para Lima.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT -6
  • Serviço telefónico: +56 32 100 237; +56 32 100 2029
  • Morada/Endereço: Aeropuerto Mataveri Internacional, Hanga Roa, Isla de Pascua, Región de Valparaiso, Chile
  • Administração: Dirección General de Aeronáutica Civil (DGAC) & Fuerza Aérea de Chile (FACH)
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Transportes: O aeroporto encontra-se ao sul do centro de Hanga Ria, a capital da Ilha de Páscoa.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (23.10%), terça-feira (6.52%), quarta-feira (4.89%), quinta-feira (9.51%), sexta-feira (22.28%), sábado (11.14%), domingo (22.55%)
  • Outras denominações: Rapa Nui, Isla de Pascua, Easter Island, Paaseiland, Ilha de Páscoa, Illa de Pasqua, Pulau Paskah, Île de Pâques, Paskalya Adası, Đảo Phục Sinh, Остров Пасхи, Матавери, Νησί του Πάσχα, ईस्टर द्वीप, جزيرة القيامة, เกาะอีสเตอร์, אי הפסחא, ஈஸ்டர் தீவு, イースター島, 이스터 섬, 复活节岛

Localização
Este aeroporto encontra-se nas imediações de Hanga Ria, a capital e também única cidade na Ilha de Páscoa, localizada na parte sudoeste da ilha.

História
A história do Aeroporto da Ilha de Páscoa começou em 1967, com um serviço mensal, em uma pista aberta para o uso de uma base aérea dos EUA. Em1970, estes serviços tornaram-se semanais e realizados por uma aeronave Boeing. Em 1971, foram acrescentados os serviços para o Taiti e a frequência foi dobrada para duas vezes por semana. Ele foi designado como uma pista de pouso para o vaivém/ònibus espacial dos EUA. Em 1984, iniciaram-se as obras de alongamento da pista que terminaram em 1987.