Frota
Atualmente, a frota da LATAM é composta por um total de 108 aeronaves dos seguintes modelos: Airbus A 318(14); Airbus A 319(24); Airbus A 320 - 200(30); Airbus A 340 - 300(5); Boeing B-767 - 300ER(33); e Boeing B-777 - 200(2).
História
A companhia aérea chilena LATAM Airlines foi fundada em 5 de Março de 1929, em Santiago, sob o nome original LanChile (Línea Aérea Nacional). As primeiras ligações aéreas foram efetuadas pela LanChile no mesmo ano na rota do Norte (Santiago e Arica) e na rota do Sul (Santiago para Puerto Montt). Depois de três ano, a LATAM; Chile foi estatizada. Nas primeiras três décadas, concentrou-se na construção da malha aérea norte e sul-americana, bem como na manutenção de uma conexão aérea constante para as Ilhas de Páscoa e para o Continente Australiano.
O estabelecimento de uma rota aérea para a Europa (Madrid e Frankfurt) deu-se no início dos anos 80. Finalmente, em 1989, a LATAM Chile foi vendida a um investidor privado, que também adquiriu a então maior concorrente regional, a Ladeco, cujas rotas aéreas são oferecidas pela filial LAN Express. No final dos anos 90, com a LanPeru, a LanEcuador e a LanDominica iniciou-se o contato com outras empresas filiais, que operam regionalmente. A tarefa destas era, além do estabelecimento regional, também oferecer opções atrativas, como voos non-stop para os Estados Unidos e para Madrid. E, com a criação de uma identidade corporativa conjunta entre a matriz e suas filiais, a LanChile foi redenominada LAN Airlines em Setembro de 2004. Já em 2005, deu-se ainda uma expansão da companhia, com a fundação da filial LanArgentina.
Destinos
A malha aérea da LATAM Airlines compreende cerca de 140 rotas aéreas próprias, além de muitas outras conexões aéreas possíveis por code-share oferecidas pela aliança Oneworld, entre cujos membros encontram-se companhias aéreas como: British Airways, Cathay Pacific, Iberia, Qantas, JAL Japan Airlines ou American Airlines.
Atualmente, há voos domésticos próprios oferecidos pela LAN Airlines a partir de seu hub em Santiago: Antofagasta, Copiapo, Mataveri (Ilhas de Páscoa), Puerto Montt, Punta Arenas e Talcahuano. Há conexões aéreas internacionais oferecidas são para Buenos Aires, Nova York-JFK, Lima, Toronto, Frankfurt, Madrid, Cidade do México ou Sydney. Além disto, os passageiros frequentes podem acumular milhas e utilizá-las na compra de bilhetes de outras companhias parceiras da aliança Oneworld como upgrades e outros prémios interessantes.