Aeroporto Rodez

Aeroporto Rodez

O Aeroporto Internacional de Rodez-Aveyron, chamado Monsservin, é um importante aeroporto e serve à cidade homónima, no departamento Aveyron, ao sul da França. Ele também é o mais importante ao sul do Maciço Central.

Atualmente, em Rodez-Marcillac, há voos domésticos e internacionais para vários destinos, tais como: Bruxela - Charleroi, Castres, Dublin, Londres - Stansted, Lyon, Paris - Orly, Porto, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +33 (0) 5 65 76 02 09
  • Morada/Endereço: Aéroport de Rodez - Marcillac, Route de Decazeville, 12330 Salles-la-Source, France
  • Administração: Chambre du Commerce et d'Industrie de Rodez
  • Estacionamento: Sim. Sem cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 500 lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 12 km ao noroeste do centro de Rodez, sendo acessível pela autoestrada vicinal D-840, em direção norte, para Nuces.
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Rodez «Gare de Rodez» e prosseguir em táxi. No momento, não há serviço de vaivéns/shuttlebus.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (18.75%), terça-feira (14.58%), quarta-feira (18.75%), quinta-feira (14.58%), sexta-feira (25.00%), sábado (0.00%), domingo (8.33%)
  • Outras denominações: Rodés, Родез, รอแดซ, 로데즈, ロデーズ, 罗德兹

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 12 km ao noroeste de Rodez.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Rodez deverão conduzir pela autoestrada vicinal D-40, em direção à Nuces.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Rodez e prosseguir em táxi. No momento, não há um serviço de vaivém/shuttlebus.

História
Em 1965, a cidade de Rodez decide construir um aeroporto, que vem a ser inaugurado em 1970. Em 1999, foi criada a linha Rodez-Castres-Lyon. Em 2000 sua pista e a torre de controlo foram modernizadas. Em 2003, foram criadas linhas para Londres, Palma de Maiorca e Bastia. Em 2006, chegou a linha para Dublin. O estacionamento foi ampliado em 2008. Em 2009 e 2010, o terminal foi ampliado. E, em 2010, é criada a linha para o Porto. Em 2011, a linha para Palma é desativada e, em 2012, é criada a linha Bruxelas-Charleroi.