Aeroporto Abadan
Atualmente, em Abadan, há voos domésticos regularespara vários destinos, entre outros: Dubai, Isfahan, Mashad, Shiraz e Teerão, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 3.5
- Serviço telefónico: +98 (631) 33-30-040; 33-32-097
- Administração: Ministry of Road and Transportation - Iranian Airports Holding Company
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Abadan (7 km), Khorramshahr (9 km), Basra (42 km), Al Fāw (50 km), Az Zubayr (50 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao noroeste do centro de Abadan, sendo acessível pela autoestrada 37.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.57%), terça-feira (11.43%), quarta-feira (9.29%), quinta-feira (20.00%), sexta-feira (17.86%), sábado (10.71%), domingo (17.14%)
- Outras denominações: Абадан, Αμπαντάν, Αμπαντάν, אבאדאן, अबादान, აბადანი, عبادان, آبادان, 아바단, アーバーダーン, 阿巴丹
Destinos mais populares a partir de Abadan (Voos semanais )
- Aeroportos Meshed (12, 31,58 %)
- Aeroportos Teerão / Teerã - Mehrabad (12, 31,58 %)
- Aeroportos Shiraz (8, 21,05 %)
- Aeroportos Isfahan (4, 10,53 %)
- outros (5.26 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- TACV Cabo Verde Airlines (21, 25,93 %)
- Iran Air (20, 24,69 %)
- Arkia-Israeli Airlines (2, 2,47 %)
- TUI fly Belgium (2, 2,47 %)
- outros (44,44 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao noroeste do centro de Abadan.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada 37.
Para chegar em vaivém/shuttle ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar o serviço vaivém/shuttle regular à disposição.
Além desta alternativa, há também um táxi à disposição dos passageiros.
História
O Aeroporto Internacional de Abadan entrou em operação em 1941. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi o maior centro de logística de Lend-Lease (empréstimo-arrendamento) de aeronaves a serem enviadas pelos Estados Unidos para a União Soviética.
No começo de 1942, tanto o comando do serviço técnico da força aérea norte-americana como a companhia de aviões Douglas estabeleceram ali uma fábrica. O aeroporto foi reformado como estação 3 pelo comando de transporte aéreo da asa norte-africana, com rotas servindo o Aeroporto de Teerão, de Habbaniya e do Barém.