Aeroporto Akureyri
Ele é também uma alternativa ao Aeroporto Reiquiavique - Keflavik, o maior aeroporto da ilha.
Atualmente, em Akureryi, há voos regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Copenhaga / Copenhague (sazonal), Grímsey, Reiquiavique e Vopnafjörður e Þórshöfn, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 0
- Serviço telefónico: +354 424 4370; +354 424 4372
- Morada/Endereço: Akureyri International Airport, 600 Akureyri, Iceland
- Administração: Isavia
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 4 km ao sul do centro de Akureyri, sendo acessível pela autoestrada estatal 1 e pela «Eyjafjarðarbraut vestri» ou «Ring Road (Þjóðvegur 1 o Hringvegur)».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (17.17%), terça-feira (16.23%), quarta-feira (15.66%), quinta-feira (16.04%), sexta-feira (14.72%), sábado (8.49%), domingo (11.70%)
- Outras denominações: Akureyrarflugvöllur, Agireiri, Akureiris, Акурейрі, Акюрэйры, Акюрейри, Άκουρεϋρι, أكوريري, אקוריירי, 아쿠레이리, アークレイリ, 阿克雷里
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca 4 km ao sul do centro da cidade de Akureyri.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada estatal 1 e, em seguida pelo «Eyjafjarðarbraut vestri»; ou «Ring Road (Þjóðvegur 1 o Hringvegur)».
História
As viagens regulares para Akureyri iniciaram em 1928, quando a Íslands Flugfélag começou a voar em hidroaviões para Reiquejavique, aterrando no fiorde de Eyjafjörður, perto do centro de Akureyri. Mas essas operações realizaram-se por pouco tempo, por apenas três anos. Uma outra companhia aérea, a Flugfélar Akureyrar criada em 1937 e que alterou seu nome em 1940 para Flugfélag Íslands, embora não fosse afiliada à sua antecessora. Em 1944, a Loftleidir começou realizar serviços para Reiquiavique em hidroaviões, o que provocou concorrência nesta rota popular.
Não foi até aos anos 1950 que a construção do aeroporto começou. O novo terminal foi construído em 1961 e modernizado em 2000, para deixar o aerporto melhor equipado para voos internacionais. Em 1952, a Loftleidir resolveu concentrar-se em voos internacionais para a Europa e América do Norte. Com isto, a Flugfélag Íslands operou sozinha a rota até 1973. Neste ano, tanto a Flugfélag Íslands e a Loftleidir foram incorporadas pela Icelandair.
Em 1974, foi fundada a Fluggélag Norðurlands em Akureyri, que oferecia vários serviços domésticos e voos charter para a Gronelândia/Groenlândia. Em 1997, a divisão doméstica da Icelandair fundiu-se com a Norðurlands Flugfélag para formar a Íslands Flugfélag, também conhecida em inglês como Air Iceland.
Em 2006, a Mýflug firmou um contrato com o governo islandês para prestar serviço de voo-ambulância para a Islândia, cuja base encontra-se em Akureyri. Em 2008, a Norlandair foi fundada e serve destinos no nordeste da Islândia em cooperação com a Iceland Air e vários voos charter para a Gronelândia/Groenlândia.
Em 2009, a Isavia concluiu o programa de quase dois anos de renovação do aeroporto.