Aeroporto Altenrhein - St.Gallen
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +41 71 858 51 60
- Morada/Endereço: Airport Altenrhein, Flughafenstr 11, CH 9423 Altenrhein
- Administração: Airport Altenrhein AG
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 320 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Zürich (77 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 10 km do centro de Alternrhein, sendo acessível pela saída «Rheineck-Thal» da autoestrada A1 «Zürich-Winterthur».
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir até às estações ferroviária de Rorschach ou Rheineck. São necessários alguns minutos até ao aeroporto.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.57%), terça-feira (21.23%), quarta-feira (24.53%), quinta-feira (24.06%), sexta-feira (8.49%), sábado (0.47%), domingo (5.66%)
- Outras denominações: Altenrhein, St. Gallen, San Galo, San Gallo, São Galo, Санкт-Галлен, Санкт-Гален, Σανκτ Γκάλεν, سنگلان, سانت جالن, סנט גאלן, სანქტ-გალენი, गालन कैन्टन, 장크트갈렌 주, 聖加侖州, ザンクト・ガレン州, ซังท์ เลิน
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 10 km do centro de Alternhrein, próximo à comuna de Thal, e a cerca de 20 km ao nordeste de São Galo.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada A1 até à saída «Rheineck» ou pela autoestrada federal 7/13.
História
Os primórdios da aviação em São Gallo-Altenrhein remontam a 1926, quando o então projetista de aviões, Claude Dornier, decidiu construir um avião e também uma pista próximo à Altenrhein. Movido por esta sua visão, a administração local do cantão decidiu passar-lhe uma pista gramada com 600 metros de comprimento, que servia voos para Basileia, Duebendorf, Innsbruque e Munique até à eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Após a guerra, o aeroporto ficou inativo ao tráfego aéreo até 1954, quando decidiu-se prolongar a pista de Altenrhein para 1.200 metros e asfaltá-la. Vinte e cinco anos depois, em 1979, ela foi ampliada para os 1.500 metros atuais. Em meados dos Anos 80, a companhia aérea Rheintalflug Seewald GmbH apresentou o pedido de concessão de voos regulares de Altenrhein para Viena, face à grande demanda. Em 1988, recebeu a autorização.
Contudo, face ao facto de o aeroporto não atender aos padrões internacionais, sua infraestrutura teve que ser completamente modernizada até 1991. No verão deste ano, deu-se sua reabertura, com um voo para Viena. E, uma segunda remodernização deu-se entre 2001 e 2002.