1 Rotas-de-voo de & para Atlanta (ATL)
Delta Air Lines (DL105), Gol Transportes Aéreos (G38003), Korean Air (KE7289)
Aeroporto Atlanta
Além da Delta Air Lines, também suas parceiras e filiais - Delta, Atlantic Southeast Airlines, Compass Airlines, Mesaba Airlines e Pinnacle mantêm importantes hubs seus em Atlanta.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT -5
- Serviço telefónico: +1 404 530-6600; +1 800 897-1910; +1 404 530-7300
- Morada/Endereço: Atlanta Airport, 6000 North Terminal Parkway, Suite 4000, Atlanta GA 30320, USA
- Administração: Department of Aviation of the City of Atlanta
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Atlanta (13 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 16 km ao sul de Atlanta, sendo acessível pela saída 61 da autoestrada da «Interstate I-285»; na saída 71 da «Interstate I-85»; «Georgia State Route 6»; e «US-Highway 29».
- Estações de comboios: Atlanta Airport Station (Red Line & Yellow Line). Por Atlanta passam os comboios «Crescent» da Amtrak, que circulam entre Nova Iorque e Nova Orleães.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.53%), terça-feira (14.06%), quarta-feira (13.70%), quinta-feira (14.02%), sexta-feira (14.37%), sábado (13.83%), domingo (15.50%)
- Outras denominações: Atlanta-Hartsfield Atlanta Int'l Airport, Hartsfield-Jackson International Airport, Атланта - Хартсфилд-Джексон, Ατλάντα, ატლანტა, Ատլանտա, أتلانتا، جورجيا, اٹلانٹا, אטלנטה, அட்லான்டா, అట్లాంటా, अटलांटा, আটলান্টা, แอตแลนตา, 애틀랜타, アトランタ, 亚特兰大, 亞特蘭大
Destinos mais populares a partir de Atlanta (Voos semanais )
- Aeroportos Chicago O'Hare (280, 1,59 %)
- Aeroportos Nova Iorque - Nova York - LaGuardia (273, 1,55 %)
- Aeroportos Fort Lauderdale - Hollywood, FL (267, 1,51 %)
- Aeroportos Orlando (265, 1,50 %)
- Aeroportos Tampa (252, 1,43 %)
- Aeroportos Nova Iorque - Newark Liberty (235, 1,33 %)
- Aeroportos Miami (227, 1,29 %)
- Aeroportos Filadélfia (209, 1,19 %)
- Aeroportos Washington - Ronald Reagan (207, 1,17 %)
- Aeroportos Boston Logan (203, 1,15 %)
- outros (86,29 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Delta Air Lines (24707, 77,69 %)
- Southwest Airlines (2494, 7,84 %)
- United Airlines (1152, 3,62 %)
- American Airlines (1058, 3,33 %)
- Spirit Airlines (755, 2,37 %)
- Frontier Airlines (586, 1,84 %)
- Air Canada (260, 0,82 %)
- JetBlue Airways (170, 0,53 %)
- Air France (128, 0,40 %)
- Virgin Atlantic Airways (84, 0,26 %)
- outros (1,3 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 16 km ao sul do centro de Atlanta.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada «US-Highway 29»; pela «Georgia State Route 6»; até à saída 61 da «Interstate I-285»; e pela saída 71 da «Interstate I-85».
Pela estação de comboios de superfície «Airport Metro Station», entre os terminais norte e sul, circulam regularmente os comboios da «Red Line» e da «Yellow Line» da empresa «Metropolitan Atlanta Rapid Transit Authority (MARTA)». Além desta alternativa, os autocarros 72,78, 82, 88, 89, 180, 181 e 189 também fazem paragem no aeroporto.
Para chegar em comboio ao aeroporto, os passageiros deverão primeiro tomar o autocarro 110 para o terminal rodoviário «Five Point Transit Center», no centro; e prosseguir com os autocarros «Red Line» e «Yellow Line» até à «Airport Metro Station».
Entre o terminal principal e as empresas de automóvel de aluguer no «Rental Car Center (RCC)», no outro lado da «Interstate I-85», circulam desde 2009 os comboios «People Mover» da empresa «ATL Skytrain», que transporta no máximo 300 passageiros em cada sentido a cada 5 minutos. Eles param também na estação das feiras, Georgia International Convention Center (GICC).
História
Em Abril de 1925, Walter Sims - o antigo prefeito de Atlanta - assinou um contrato de arrendamento de uma área utilizada como hípica. Esta área foi chamada inicialmente Candler Field, em homenagem ao antigo detentor da patente da Coca-Cola e proprietário da Asa Griggs Candler. O voo inaugural deu-se um ano mais tarde, com a aterragem de uma aeronave postal proveniente de Jacksonville. Mas os primeiros voos comerciais a partir de Atlanta ocorreram só na primavera de 1928 e eram oferecidos pela Pitcairn Aviation; em 1928, a Delta Air Lines fundou o seu hub principal e desde então, mantém neste aeroporto o seu principal centro de operações. Em 1939, foi inaugurada a primeira torre de controlo. Durante a Segunda Guerra Mundial, este campo de aviação foi oficialmente uma importante base militar estratégica da Força Aérea norte-americana. À esta altura, a superfície do aeroporto duplicou-se.
Em 1946, ao final da Segunda Guerra Mundial, foi redenominado oficialmente em «Atlanta Municipal Airport». Já à esta altura era um dos aeroportos mais movimentados dos Estados Unidos, com cerca de 1.600 voos diários. Apenas dois anos mais tarde, atingiu a marca de um milhão de passageiros. Em 1956, inciaram-se os voos internacionais, com um voo regular para Montreal, oferecido pela Eastern Airlines. O desenvolvimento extraordinário de Atlanta em comparação aos outros aeroportos norte-americanos tornou-se claro, quando a marca de dois milhões de passageiros foi ultrapassada em 1958. Com isto, foi construído um novo terminal para atender à crescente demanda e, com isto, Atlanta tornou-se um dos maiores e mais importantes aeroportos norte-americanos. Este posto ainda é incontestável.
Uma outra ampliação das instalações e também a abertura de um novo terminal deram-se em 1961. Com isto, Atlanta pôde atender a cerca de 6 milhões de passageiros anualmente. Mas, em 1967, quando foi atingida a marca de 9,5 milhões de aeroportos, um comité de urbanistas e várias companhias aéreas reuniu-se para planear a expansão do aeroporto para a próxima década. Mas a construção iniciou-se só a dez anos mais tarde e tornou-se o maior projeto de construção ao sul dos Estados Unidos.
A abertura oficial deu-se no Outono de 1980, com a redenominação do aeroporto em Atlanta - William B. Hartsfield International Airport, também em homenagem ao antigo prefeito que empenhou-se veementemente para a construção do aeroporto. A capacidade a esta altura era de 55 milhões de passageiros. Em 2003, deu-se a redenominação para o seu nome atual, igualmente em honra a um antigo prefeito falecido neste mesmo ano.