Aeroporto Avalon
Melbourne é servida ainda pelos aeroportos: Aeroporto Internacional de Melbourne, Essendon e Moorabbin.
Atualmente, em Avalon, há voos domésticos regulares para vários destinos, entre os quais: Adelaide, Brisbane, Portland e Sydney, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 10
- Serviço telefónico: +61 3 5227-9100
- Morada/Endereço: Avalon Airport, 80 Beach Road, Lara, Victoria 3212, Australia
- Administração: Linfox Group Airports
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com cerca de 1.500 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Geelong West (15 km), Melbourne (50 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 23 km ao nordeste do centro de Avalon e a 55 km ao sudoeste do centro de Melbourne, sendo acessível pela «Princess Freeway M1», pela saída «Beach Road».
- Estações de comboios: Pela estação ferroviária «Lara Railway Station», a cerca de 8 km ao oeste, passam regularmente os comboios «Geelong Line», que circulam entre Geelong e a «Melbourne Southern Cross Rail Station».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.66%), terça-feira (12.69%), quarta-feira (12.50%), quinta-feira (15.13%), sexta-feira (15.23%), sábado (17.20%), domingo (12.59%)
- Outras denominações: Авалон, Άβαλον, آوالون, أفالون, אבלון, ავალონი, एवलॉन, อวาลอน, 아발론, アヴァロン, 阿瓦隆
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 23 km ao nordeste do centro de Avalon e a 55 km ao sudoeste do centro de Melbourne.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir diretamente na saída «Beach Road» da autoestrada «M1/Princess Freeway».
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Lara «Lara Railway Station», por onde passam regularmente os comboios «Geelong Line», que circulam entre Geelong e a «Melbourne Sotuhern Cross Rail Station».
História
O Aeroporto de Avalon foi inaugurado em 1953 para atender à produção de aviões militares. Em 1985, as fábricas de aviões do governo foram rebatizadas como Aerospace Technologies of Australia (ASTA). À esta altura, produziam aeronaves do tipo caça Sabre, aeronaves pilotadas remotamente como Jindavik e a aeronave civil Nomad. Em 1988, a divisão de aeronaves de ASTA recebeu o primeiro Boeing 747 para manutenção.
Em 1993, Avalon serviu para o treinamento dos pilotos da All Nippon Airways. A privatização da companhia deu-se em 1995. O primeiro voo regular comercial foi operado pela Hazelton Airlines. Em 1997, o governo australiano declarou que o aeroporto não era mais necessário e deu-lho em arrendamento à Linfox.
Atualmente, a companhia low cost Jetstar, uma subsidiária da Quantas, é a maior operadora em Avalon. Embora, a Qantas mantenha seu hub principal em Melbourne-Tullamarine, a Jetstar serve a Brisbane e Sydney a partir de Avalon. Neste aeroporto ainda dá-se o Salão Aeronáutico Internacional da Austrália a cada dois anos.