Aeroporto Bagdade
Atualmente, em Bagdade/Bagdá, há voos regulares para Abu Dhabi, Amã, Amão/Amã, Barém, Basra, Beirute, Birjand, Cairo, Damasco, Dubai, Erbil, Estocolmo-Arlanda, Frankfurt (sazonal), Isfahan, Istambul-Ataturk, Karachi/Carachi (sazonal), Kerman, Kiev-Boryspil, Kuwait, Londres-Gatwick, Malmo, Mashhad, Najaf, Paris-Charles de Gaulle, Ras Al Khaimah, Sary, Shiraz, Sulaymaniyah,Tabriz, Teerão/Teerã-Imã Khomeini, Viena, Yazd, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 3
- Serviço telefónico: +964 (0) 790 140 3537
- Morada/Endereço: Baghdad International Airport,
- Administração: Iraqi Civil Aviation Authority
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Baghdad (17 km), Al Fallūjah (43 km), Ba`qūbah (66 km), Karbalā' (77 km), Ar Ramādī (88 km), Al Ḩillah (89 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 15 km ao oeste do centro de Bagdade/Badgá, acessível pela autoestrada para Fallujah.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.72%), terça-feira (13.52%), quarta-feira (13.72%), quinta-feira (14.72%), sexta-feira (14.77%), sábado (15.11%), domingo (13.44%)
- Outras denominações: Bagdá, Bexda, Baghdad, Bağdad, Baqdaad, Bagdat, Bağdat, Бағдод, Βαγδάτη, Бағдат, Багдад, بغداد, بەغدا, বাগদাদ, בגדאד, バグダード, 바그다드, ബാഗ്ദാദ്, बगदाद, बग़दाद, பாக்தாத், แบกแดด, 巴格達, Բաղդադ, ბაღდადი
Destinos mais populares a partir de Bagdade (Voos semanais )
- Aeroportos Beirute (56, 11,48 %)
- Aeroportos Dubai (54, 11,07 %)
- Aeroportos Teerão - Imam Khomeini (38, 7,79 %)
- Aeroportos Meshed (38, 7,79 %)
- Aeroportos Istambul (32, 6,56 %)
- Aeroportos Cairo (30, 6,15 %)
- Aeroportos Amã (28, 5,74 %)
- Aeroportos Damasco (21, 4,30 %)
- Aeroportos Istanbul - Sabiha Gökcen (21, 4,30 %)
- Aeroportos Sharjah (20, 4,10 %)
- outros (30,72 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Iraqi Airways (449, 47,61 %)
- Royal Jordanian (52, 5,51 %)
- Turkish Airlines (49, 5,20 %)
- Air Arabia (40, 4,24 %)
- Middle East Airlines (40, 4,24 %)
- Emirates Airline (32, 3,39 %)
- Qatar Airways (32, 3,39 %)
- flydubai (32, 3,39 %)
- Egyptair (26, 2,76 %)
- TUI fly Belgium (24, 2,55 %)
- outros (17,72 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 15 km ao oeste do centro de Bagdade/Bagdá.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os passageiros deverão conduzir diretamente pela autoestrada para Fallujah.
História
O Aeroporto Internacional de Bagadade foi construído entre 1979 e 1983. Ele foi projetado como um aeroporto civil-militar. Entre 1991 e 2003, a maioria dos voos civis de Bagdá pararam quando a Organização das Nações Unidas impôs restrições sobre o Iraque, após a invasão iraquiana do Kwaite, durante a Primeira Guerra do Golfo Pérsico.
Por causa da zona de exclusão aérea imposta pelo Iraque pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido, a Iraqui Airways só foi capaz de continuar os voos domésticos por períodos limitados. Internacionalmente, Bagdá foi capaz de receber voos charters transportando medicina, funcionários de organizações humanitárias e funcionários governamentais. A Royal Jordanian Airlines iniciou operações regulares entre Amã e Bagdá. As aeronaves da companhia podiam abastecer gratuitamente no Iraque, o que tornou essa rota muito lucrativa para a companhia.
Em 2003, forças lideradas pelos Estados Unidos invadiram o Iraque e rebatizaram o aeroporto como George W. Bush International Airport, temporariamente. Depois, voltou a ser chamado Aeroporto Internacional de Bagdade/Bagdá. No dia de ação de graças em 2003, a unidade Bob Hope construída ao lado do terminal recebeu a visita do Presidente George W. Bush.
Em 2004, o aeroporto retorna ao controlo civil-iraquiano. A Iraqi Airways retomou voos regulares para Amã, Jordânia e a FedEx Express e DHL, iniciou os serviços de carga civis e militares. Em 2005, quase não houveram voos ou poucos voos limitados a determinados dias. O terminal parecia abandonado. Em 2008, já havia voos para Erbil, Teerão/Teerã, Ancara, Basra e voos domésticos e regionais.
Em 2008, a Turkish Airlines lançou um serviço nonstop para Badgade/Bagdad a partir do Aeroporto Internacional Istambul-Atatuerk, com três voos semanais, tornando-se assim a primeira companhia a retomar o serviço para a Europa para a capital iraquiana, desde que as sanções da ONU foram impostas depois da invasão do Kuwaite, em 1990. Com a redução da violência, o tráfego de passageiros aumentou significativamente.
Em 2009, a Nordic Airways operou o primeiro voo entre a Europa Ocidental e Bagdade/Bagdá, transportando 150 passageiros entre Copenhaga/Copenhague e Bagdade/Bagdá. E este ano foi marcado pela retomada de vários voos e a chegada de várias companhias aéreas.
Em 2010, a Ethiad Airways anunciou que iria lançar voos de passageiros para Bagdade/Bagdá e Abu Dhabi. ainda em Abril deste mesmo ano, a Iraqi Airways anunciou retomar os voos para Londres, mas em vez disso, para Gatwick-Airport via Malmo. Mas, com as erupções do Eyjafjallajoekull, o espaço aéreo no norte da Europa foi encerrado. Neste ano foram revelados os planos de expansão do Aeroporto Internacional de Bagdá, com vistas a duplicar a sua capaciade para 15 milhões de pssageiros por ano.
Em 2011, a Austrian Airlines anunciou relançar a rota Viena - Bagdá, três vezes por semana , depois de um hiato de quase 21 anos, que começou de 1991. E, também a EgyptAir anunciou a ligação entre o Cairo e Bagdade/Bagdad. Em Junho de 2011, deu-se o primeiro voo da Austrian Airlines para Viena, após 21 anos. Esta expansão será financiada por investidores estrangeiros, incluindo a construção de três novos terminais e a reforma dos três terminais actuais, para receber cerca de 2.5 milhões de passageiros anualmente.
E, em 2012, a Flydubai lançou voos de Bagdade/Bagdá.