Aeroporto Caiena
Atualmente, em Caiena, há voos regulares domésticos e internacionais para vários destinos, entre outros: Belém do Pará, Forte-de-França, Maripasoula, Miami, Paris-Orly, Pointe-à-Pitre, Porto Príncipe, Saint-Lorent-du-Maroni e Saül, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT -3
- Serviço telefónico: +594 29 97-00
- Morada/Endereço: Aéroport de Cayenne - Rochambeau, 97351 Matoury Cedex, Guyane Française
- Administração: Chambre de commerce et d'industrie de la Guyane (CCI Guyane)
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 510 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 14 km ao sudoeste do centro de Caiena, sendo acessível pela autoestrada «Route Nationale», na localidade de Matoury.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.68%), terça-feira (10.95%), quarta-feira (13.13%), quinta-feira (15.20%), sexta-feira (18.79%), sábado (12.46%), domingo (13.79%)
- Outras denominações: Cayena, Caienna, Caiena, Кайенна, Καγιέν, Кайен, Кајена, Kajenna, Каєнна, کاین, كايين, קאיין, カイエンヌ, 카옌, 卡宴, კაიენა, कायेन, 開雲, Կայնեյան
Destinos mais populares a partir de Caiena (Voos semanais )
- Aeroportos Paris - Orly (24, 25,00 %)
- Aeroportos Fort-de-France, Martinica (22, 22,92 %)
- Aeroportos Guadeloupe-Pointe-à-Pitre (22, 22,92 %)
- Aeroportos Paris - Charles de Gaulle (2, 2,08 %)
- outros (27,08 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 14 km ao sudoeste da capital, Caiena, na localidade de Matoury.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Caiena, deverão conduzir pela «Route Nationale».
Atualmente, não há serviço de transferência em autocarro shuttle. Portanto, o passageiro deverá utilizar táxis ou automóveis de aluguer.
História
O Aeroporto Internacional de Caiena-Rochambeau foi inaugurado em 1943. Ele recebeu o nome de Rochambeau em homenagem ao comandante das tropas francesas que participaram da Guerra de Independência dos Estados Unidos, a cargo do marquês de LaFayette. E, em 2012, foi rebatizado como Caiena - Félix Eboué para homenagear um ilustre humanista guianês.
De Abril de 1971 a Dezembro de 2007, a Câmara de Comércio e Indústria da Guiana administrou-o com o objetivo de torná-lo uma ferramenta poderosa a serviço do desenvolviemnto econômico da Guiana francesa.
Desde 2007, a CCI da Guiana possui uma concessão de administração do aeroporto por 15 anos.