12 Rotas-de-voo de & para Miami (MIA)
Avianca Brazil (O68512, O68510), American Airlines (AA930, AA906, AA7848), LATAM Brasil (JJ8402, JJ8398, JJ8190)
American Airlines (AA1199, AA1357, AA251, AA2572), Delta Air Lines (DL2315), China Airlines (CI9093), Westjet (WS6869), Virgin Atlantic Airways (VS4828)
American Airlines (AA1368, AA1810, AA2202, AA2341), LATAM Chile (LA7023), LATAM Argentina (4M6366), LATAM Brasil (JJ2234), Iberia (IB4534)
Westjet (WS6687, WS6689, WS7593, WS6691), American Airlines (AA1554, AA2669), Delta Air Lines (DL2511, DL1788)
Avianca Brazil (O68513, O68511), American Airlines (AA995, AA929, AA7849), LATAM Brasil (JJ8419, JJ8403, JJ8191)
United Airlines (UA1537, UA1469, UA1923, UA1001), SAS Scandinavian Airlines (SK6764, SK6762), TAP Air Portugal (TP8590), Avianca (AV2002)
American Airlines (AA1483, AA968, AA914), Avior Airlines (9V1226), Estelar (ES6402)
Avianca Brazil (O68512, O68510), American Airlines (AA930, AA906, AA7848), LATAM Brasil (JJ8402, JJ8398, JJ8190)
Deutsche Lufthansa (LH5894), Swiss International Air Lines (LX64, LX66), United Airlines (UA9724, UA9808)
Avianca Brazil (O68513, O68511), American Airlines (AA995, AA929, AA7849), LATAM Brasil (JJ8419, JJ8403, JJ8191)
LATAM Brasil (JJ8198)
Aeroporto Miami
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT -5
- Serviço telefónico: +1 305 876-7000; +1 800-TALK-MIA
- Morada/Endereço: Miami International Airport, P.O. Box 025504, 2100 NW 42nd Ave, Miami, FL 33142, USA
- Administração: Miami-Dade Aviation Department (MDAD)
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há 2 parques de estacionamento destinados à breves permanências; e 2 destinados à longas permanências («Delfim» e «Flamingo»)
- Cidades próximas: Hialeah (7 km), Miami (10 km), Pembroke Pines (24 km), Hollywood (28 km), Fort Lauderdale (39 km), Coral Springs (53 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao noroeste do centro de Miami, acessível pela saída 2 «Airport Expy» da «Florida State Road 112»; e pela saída «3 N.LeJeune Road» da «Florida State Road 953».
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir em comboio até à «Miami Airport Station» (Tri-Rail-Station), «Miami Amtrak Station», por onde passam os comboios «Silver Star» e «Silver Meteor» que circulam entre Nova Iorque e Miami.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.90%), terça-feira (13.75%), quarta-feira (13.91%), quinta-feira (14.19%), sexta-feira (14.73%), sábado (14.80%), domingo (14.72%)
- Outras denominações: Majamis, Maiami, Mayami, Мајами, Майами, Маямі, Маями, Μαϊάμι, ميامي, میامی, מיאמי, Մայամի, მაიამი, मियामी, মায়ামি, मायामी, மயாமி, మయామి, ಮಿಯಾಮಿ, ไมแอมี, 마이애미, マイアミ, 迈阿密, 邁阿密
Destinos mais populares a partir de Miami (Voos semanais )
- Aeroportos Nova Iorque / Nova York - John F. Kennedy (254, 2,82 %)
- Aeroportos Nova Iorque - Nova York - LaGuardia (253, 2,81 %)
- Aeroportos Atlanta (231, 2,57 %)
- Aeroportos San Juan - Luis Muñoz Marin (200, 2,22 %)
- Aeroportos Nova Iorque - Newark Liberty (181, 2,01 %)
- Aeroportos Houston - Aeroporto Intercontinental George Bush, TX (180, 2,00 %)
- Aeroportos Orlando (175, 1,95 %)
- Aeroportos Nassau (164, 1,82 %)
- Aeroportos Bogotá (152, 1,69 %)
- Aeroportos Panama City - Tocumen (148, 1,65 %)
- outros (78,46 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- American Airlines (10083, 57,72 %)
- Gol Transportes Aéreos (1092, 6,25 %)
- United Airlines (1024, 5,86 %)
- Delta Air Lines (859, 4,92 %)
- Spirit Airlines (646, 3,70 %)
- Southwest Airlines (644, 3,69 %)
- LATAM Chile (366, 2,10 %)
- Air Canada (328, 1,88 %)
- Frontier Airlines (263, 1,51 %)
- Copa Airlines (232, 1,33 %)
- outros (11,04 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao noroeste do centro de Miami, entre as localidades de Doral, Miami Springs e West Miami.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir até à saída 2 (Airport Expy) da «Florida State Road 112» e até à saída 3 da «State Road 953 (N. LeJeune Road)».
A rede de transporte público da Miami-Dade Transit (MDT) é muito grande.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro poderá utilizar os autocarros J, que partem da Tri-Rail Station, a apenas 2 km ao leste do aeroporto. Neste terminal há uma ligação com 18 estações de comboio na Costa Atlântica, por exemplo: para o Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale ou para o Aeroporto Internacional de Palm Beach; este autocarro circula até Miami Beach e para na Allapattah Metrorail Station (Green Line).
Além deste, os autocarros 37 circulam até South Miami; os autocarros 42 até Coconut Grove; os autocarros 57 até Palmetto Bay; os autocarros 133 (Tri-Rail Shuttle), os autocarros 150 (Airport flyer) para Miami Beach; os autocarros 238 (Earlington Heights Metrostation - Dolphin Mall). Por favor, informe-se sobre os horários atuais diretamente no local ou pela internet.
Além destas alternativas, há táxis, automóveis de aluguer ou shuttles à disposição do passageiro.
História
O Aeroporto Internacional de Miami, inaugurado em 1928 como campo panamericano, é um importante hub da companhia aérea American Airlines, da American Eagle, da Executive Air e da Charter Airline Miami Air. Aeronaves das alianças Skyteam e Star Alliance partem da Miami para cidades europeias e norte-americanas. Miami Internacional é o ponto de entroncamento aéreo mais importante entre os E.U.A. e a América Latina e, com o Hartsfield-Jackson International Airport em Atlanta, também um dos maiores portões de aviação no sul dos Estados Unidos. Devido à suas inúmeras conexões com as Caraíbas e a América do Sul é o terceiro aeroporto internacional mais importante dos Estados Unidos, depois do de John F. Kennedy Airport, em Nova Iorque e do Aeroporto Internacional de Los Angeles. E mesmo que a maioria das companhias aéreas domésticas e as «low cost» usem o Aeroporto Internacional de Fort-Lauderdale-Hollywood e o Aeroporto Internacional de Palm Beach International, ele é o aeroporto principal para voos intercontinentais.
Após ter adquirido as linhas de Nova Iorque, Rio e Buenos Aires, a Pan Amm transferiu a maioria de seus serviços para a base de Dinner Key Seaplane e deixou o campo Pan Am sem ser usado por um longo tempo até que a Eastern Air Lines iniciar suas operações em 1934, seguida pela National Airlines, em 1937. A partir de 1945, este aeroporto passa a ser conhecido como o 36th Street Airport, visto que a cidade de Miami fundou o «Port Authority» e comprou o aeroporto da Pan Am. Em 1949, o aeroporto foi unificado com o aeroporto militar limítrofe e ampliado em 1951. A Pan Am e a Eastern foram arrendatárias do aeroporto de Miami, até sua bancarrota em 1991. Finalmente, a United Airlines e a American Airlines assumiram o aeroporto como hub de operações. Ao passo que a American Airlines expandiu, a United encerrou suas operações ainda nos anos 90. Em 2004, a Ibéria encerrou suas atividades em Miami, afim de oferecer mais voos diretos de Espanha para a America Central.