Aeroporto Cairns
Atualmente, em Cairns, há voos domésticos e internacionais regulares para vários destinos, tais como: Adelaide, Alice Springs, Alotau, Auckland, Aurukun Mission, Ayers Rock, Bamanga, Bathurst Island, Brisbane, Burketown, Cloncurry, Coen, Cooktown, Daru, Darwin, Doomadgee, Dunk Island, Edward River, Elrose, Gladstone, Goroka, Gove, Groote Eylandt, Guam, Hamilton Island, Hong Kong, Horn Island, Karumba, Kiunga, Kowanyama, Lawn Hill, Lihir Island, Lizard Island, Lockhart River, Mackay, Melbourne, Moranbah, Mornington Island, Moro, Mount Hagen, Mount Isa, Normanton, Palm Island, Port Moresby, Rabaul, Rockhampton, Sydney, Tabubil, Timika, Townsville, Trepell e Weipa, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 10
- Serviço telefónico: +61 7 4080-6703
- Morada/Endereço: Cairns International Airport, Airport Avenue, P.O. Box 57, Cairns-QLD 4870, Australia
- Administração: Cairns Airport Pty Ltd
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Cairns (4 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a apenas 5 km ao norte de Cairns, sendo acessível pela autoestrada «Highway 44/Captain Cook Highway».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.58%), terça-feira (12.44%), quarta-feira (13.59%), quinta-feira (14.75%), sexta-feira (16.33%), sábado (13.30%), domingo (14.01%)
- Outras denominações: Kernsas, Кернс, Кэрнс, Κερνς, كيرنز, کنز-استرالیا, კერნსი, קרנס, कायर्न्स, केर्न्स, แคนส์, 케언즈, ケアンズ, 凱恩斯 (昆士蘭州)
Destinos mais populares a partir de Cairns (Voos semanais )
- Aeroportos Brisbane (93, 18,24 %)
- Aeroportos Sydney - Kingsford Smith (59, 11,57 %)
- Aeroportos Melbourne - Tullamarine (43, 8,43 %)
- Aeroportos Townsville (42, 8,24 %)
- Aeroportos Horn Island (22, 4,31 %)
- Aeroportos Weipa (19, 3,73 %)
- Aeroportos Port Moresby - Jackson Field (18, 3,53 %)
- Aeroportos Mackay (17, 3,33 %)
- Aeroportos Tóquio - Narita (16, 3,14 %)
- Aeroportos Rockhampton (14, 2,75 %)
- outros (32,73 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Qantas Airways (350, 34,25 %)
- Jetstar Airways (304, 29,75 %)
- Virgin Australia (146, 14,29 %)
- Regional Express (98, 9,59 %)
- Air Niugini (34, 3,33 %)
- Airnorth Regional (32, 3,13 %)
- Singapore Airlines (6, 0,59 %)
- outros (5,07 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca 5 km ao norte do centro de Cairns.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada «Highway 44».
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros da Sun Palm Express Coach que circulam entre o aeroporto e o centro de Cairns (Palm Cove, Port Douglas e Cape Tribulation).
Além destas alternativas, há também táxis à disposição dos passageiros.
História
A história do Aeroporto Internacional de Cairns remonta a 1928, quando Tom McDonald começou a voar numa praia perto do aeroporto atual. Mas ele só podia aterrar e descolar entre as marés altas. E, durante uma emergência, foi forçado a descolar de barris de cerveja.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo australiano comprou-o para uso pela Força Aérea Real Australiana. Em 1943, a pista não podia receber facilmente as grandes aeronaves militares. Também foi utilizado pela Força Aérea do Exército dos Estados unidos que já operava desde 1942. Em 1949, a pista principal foi aumentada para poder receber aviões militares de grande porte.
Durante os Anos 60, o aeroporto foi modernizado e a pista foi alongada para 2.020 metros e também reforçada, de modo que jatos pudessem pousar.
Nos Anos 70, duas companhias aéreas domésticas australianas, a Trans Australia Airlines e a Ansett, ofereciam serviços regulares para as capitais dos estados australianos e também para Papua Nova-Guiné. Em 1975, a Air Niugini foi a primeira companhia aérea internacional a operar para Port Moresby.
Em 1982, o aeroporto foi reformado novamente, com o prolongamento da pista e da construção do novo terminal. Em 1984, foi concluído o terminal dual internacional e doméstico. Ao final da Década de 1980, a segunda fase de remodelação foi concluída, com a separação do terminal internacional. A pista também foi prolongada para 3.196 metros. Em 1997, foi concluída a terceira fase de reformas, com a construção do Centro Administrativo do aeroporto.
A remodelação do terminal doméstico foi iniciada em 2007 e concluída em 2010. Em Janeiro deste ano, «Auckland International Airport Limited» anunciou planos para comprar 25 % da «North Queensland Airports».