2 Rotas-de-voo de & para Casablanca (CMN)
TAP Air Portugal (TP1442), Royal Air Maroc (AT983, AT981), Air Arabia Maroc (3O135), Qatar Airways (QR4615, QR4627)
TAP Air Portugal (TP1443), Royal Air Maroc (AT982, AT980), Qatar Airways (QR4614, QR4626), Air Arabia Maroc (3O134)
Aeroporto Casablanca - Mohammed V
Atualmente, em Casablanca, há voos domésticos e internacionais regulares para vários destinos, entre outros: Abidjã/Abidjan, Abu Dhabi, Acra, Adis Abeba, Agadir, Al-Hoceima, Alexandria, Amesterdão/Amsterdã, Argel, Bamaco, Bangui, Banjul, Barcelona, Basileia/Mulhouse, Beirute, Berlim - Brandemburgo, Bissau, Bolonha, Bordéus/Bordeaux, Brazzaville, Bruxelas Sul-Charleroi, Bruxelas, Cairo, Colónia/Bona - Colônia/Bonn, Conacri, Cotonou, Cuneo, Dacar, Dakhla, Damã, Doha, Douala, Dubai, Essaouira, Estrasburgo, Fez, Frankfurt, Freetown/Lunghi,Genebra, Goulimime, Ifrane, Istambul-Atatürk, Istambul-Sabiha-Gökçen, Jedá/Jidá, Kano, Kinshasa, Laayoune, Lagos, Libreville, Lisboa, Lomé, Londres-Heathrow, Luanda, Lyon, Madrid, Malabo, Málaga, Marrakech, Marraquexe, Marselha, Medina, Milão-Malpensa, Milão-Orio al Serio, Monrovia, Montepillier, Montreal-Trudeau, Moscovo-Sheremetyevo, Nador, Nantes, Niamey, Nice, Nova Iorque-JKF, Nuakchott, Orã, Ouarzazate, Oujda, Paris-Charles De Gaulle, Paris-Orly, Pointe Noire, Riade, Roma-Fiumicino, Sharjah, Tan Tan,Tanger, Tangier, Tétouan, Toulouse, Tripoli, Túnis, Turim, Uagadagudu, Valencia, Veneza-Treviso, Yaoundé,
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 0
- Serviço telefónico: +212 5 22 43 58 58
- Morada/Endereço: Office National Des Aéroports, Casa-Oasis, BP 8101 Casablanca
- Administração: Office National des Aéroports - ONDA
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com 1.600 lugares e cerca de 800 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Casablanca (25 km), Settat (41 km), Khouribga (84 km), El Jadida (86 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 30 km ao sul do centro de Casablanca, sendo acessível pela autoestrada federal A-7.
- Estações de comboios: O comboio sai a cada 30 minutos para o porto e o autocarro/ônibus sai a cada 60 minutos.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.79%), terça-feira (13.08%), quarta-feira (13.91%), quinta-feira (13.81%), sexta-feira (15.01%), sábado (14.22%), domingo (16.17%)
- Outras denominações: Kazablanka, Kasablanka, Касаблянка, Казабланка, Касабланка, Καζαμπλάνκα, קזבלנקה, کاسابلانکا, دار البیضاء, کازابلانکا-شهر, الدار البيضاء, კასაბლანკა, কাসাব্লাংকা, कैसाब्लांका, కాసాబ్లాంకా, காசாபிளாங்கா, ಕಾಸಾಬ್ಲಾಂಕಾ, カサブランカ, กาซาบลังกา, 카사블랑카, 达尔贝达, 卡薩布蘭卡
Destinos mais populares a partir de Casablanca - Mohammed V (Voos semanais )
- Aeroportos Paris - Orly (50, 5,26 %)
- Aeroportos Málaga (46, 4,84 %)
- Aeroportos Paris - Charles de Gaulle (32, 3,36 %)
- Aeroportos Cairo (32, 3,36 %)
- Aeroportos Abidjan (30, 3,15 %)
- Aeroportos Marrakech - Menara (25, 2,63 %)
- Aeroportos Agadir - Al Massira (24, 2,52 %)
- Aeroportos Tel Aviv - Ben Gurion (24, 2,52 %)
- Aeroportos Bruxelas - Zaventem (24, 2,52 %)
- Aeroportos Madrid - Barajas (22, 2,31 %)
- outros (67,53 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Royal Air Maroc (941, 50,05 %)
- Air Arabia Maroc (349, 18,56 %)
- Air France (128, 6,81 %)
- Iberia (68, 3,62 %)
- Transavia France (62, 3,30 %)
- TUI fly Belgium (48, 2,55 %)
- Egyptair (32, 1,70 %)
- Saudi Arabian Airlines (30, 1,60 %)
- Air Canada (28, 1,49 %)
- Air Algérie (24, 1,28 %)
- outros (9,04 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 30 km de Casablanca, na localidade de Nouaceur.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada de A-7 e, em seguida, pela saída para o aeroporto.
Para chegar em comboio ao aeroporto, há comboios que circulam regularmente, entre 06:00 h. às 24:00 h.
História
A história do Aeroporto de Casablanca - Mohammed V começou sua construção por parte dos Estados Unidos, nos inícios de 1943. Durante a Segunda Guerra Mundial foi um aeródromo auxiliar ao Aeroporto de Casablanca - Anfa. À altura chamava-se Aeródromo Berrechid.
Nele, foram realizados vários transportes militares como paragem/parada na rota para o Aeródromo de Port-Lyautey e o Aeroporto de Marrakech. Com o final da guerra, retornou às mãos do governo marroquino e aos serviços civis.
Durante a Guerra Fria, em inícios e meados dos Anos de 1950, foi reaberto como Base Aérea Nouasseur e usado pela Força Aérea dos E.U.A. que ali estacionou bombardeiros para atacar a União Soviética.
Com a desestailização do governo colonial francês e a consequente independência do Marrocos, em 1956, o governo do rei Mohammed V ordenou a saída dos norte-americanos, que haviam intervindo no Líbano em 1958. Os norte-americanos deixaram a base em 1959 e, completamente o Marrocos, em 1963.