Aeroporto Da Nang
O Vietname/Vietnã ainda é servido pelo Aeroporto Internacional de Noi Bai (Hanoi) e pelo Aeroporto Internacional e Tan Son Nhat (Cidae de Ho Chi Minh / Saigão).
Atualmente, em Da Nang, há voos domésticos e internacionais regulares e charter para vários destinos, entre outros: Buon Ma Thout, Da Lat, Guangzhou/Cantão (charter), Ha Nói, Hei Phong, Cidade de Ho Chi Minh City(Saigão / Saigon), Kuala Lumpur, Kunming, Nha Trang, Pleiku, Seul-Incheon, Siem Reap, Singapura, Taipé-Taoyuan, e Xangai-Pudong, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 7
- Serviço telefónico: +84 511 3 823 397; +84 511 3 823 393 (Airport)
- Morada/Endereço: Da Nang International Airport, 59200 Da Nang, Viet Nam
- Administração: Airports Corporation of Vietnam (ACV)
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com cerca de 150 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Da Nang (5 km), Hue (79 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 2 km ao oeste do centro de Da Nang, sendo acessível pelas autoestradas «Cầu Rồng» e «Cầu Trần Thị Lý».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.36%), terça-feira (14.11%), quarta-feira (14.72%), quinta-feira (14.81%), sexta-feira (14.26%), sábado (14.68%), domingo (14.05%)
- Outras denominações: Đà Nẵng, Дананг, Да Нанг, ดานัง, डा नांग, דא נאנג, دا نانج, دا نانغ, ダナン, 다낭, 岘港市, 峴港市
Destinos mais populares a partir de Da Nang (Voos semanais )
- Aeroportos Seul - Incheon (84, 32,94 %)
- Aeroportos Busan - Gimhae (23, 9,02 %)
- Aeroportos Kuala Lumpur (19, 7,45 %)
- Aeroportos Hong Kong - Chep Lak Kok (14, 5,49 %)
- Aeroportos Siem Reap (8, 3,14 %)
- Aeroportos Délhi - Indira Gandhi (5, 1,96 %)
- Aeroportos Hyderabad (5, 1,96 %)
- Aeroportos Ahmedabad (4, 1,57 %)
- Aeroportos Bangalore (4, 1,57 %)
- Aeroportos Mumbai - Chhatrapati Shivaji - Agoda (3, 1,18 %)
- outros (33,72 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- VietJet Air (154, 30,02 %)
- Jin Air (56, 10,92 %)
- Korean Air (48, 9,36 %)
- Jeju Air (48, 9,36 %)
- Vietnam Airlines (44, 8,58 %)
- Tway Air (36, 7,02 %)
- AirAsia Berhad (29, 5,65 %)
- Hong Kong Express Airways (28, 5,46 %)
- Asiana Airlines (16, 3,12 %)
- Cambodia Angkor Air (16, 3,12 %)
- outros (7,39 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 2 km ao oeste do centro de Da Nang.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pelas autoestradas «Cầu Rồng» e «Cầu Trần Thị Lý».
Além desta alternativa, há ainda táxis e mini-autocarros vaivéns/shuttles à disposição dos passageiros.
História
A história do Aeroporto Internacional de Da Nang iniciou-se com sua construção pelo governo colonial francês na década de 1930, quando era chamado Aeroporto de Tourane. Durante a Segunda Guerra Mundial e a ocupação japonesa da Indochina Francesa, a Força Aérea do Exército Imperial Japonês utilizou-o como base aérea.
Após a guerra, as instalações foram usadas pela Força Aérea Francesa durante a Guerra da Indochina Francesa, de 1945 a 1954. Neste, período ganhou uma pista nos padrões da NATO. também é utilizado pela Força Aérea Popular do Vietname. Durante a Guerra do Vietname, entre 1958-1975, era usado exclusivamente para fins militares pelas Forças Armadas Norte-Americanas e foram estacionadas ali aeronaves B-26, que retornaram aos Estados Unidos, como parte dos acordos da Conferência de Genebra.
Em 1955, a recém-criada Força Aérea da República do Vietname herdou cerca de 88 aeronaves das forças francesas. A Base Aérea de Tourane voltou ao uso civil. Em 1957, a Força Aérea Vietnamiana retornou ao aeroporto e alterou seu nome para Aeroporto de Da Nang. Entre 1951 e 1975, a Air Vietnam usou-o para voos domésticos e internacionais no Sudeste Asiático.
Durante a Guerra do Vietname/Vietnã, entre 1959 e 1975, era conhecida como a Base Aérea de Da Nang, a maior base militar norte-americana.
Em 2006, o Aeroporto de Da Nang contou com mais de um milhão de passageiros, a primeira vez depois de 1975. Em Dezembro de 2011, foi inaugurado o novo terminal de passageiros, visto o crescimento do volume de passageiros.