Aeroporto Daca

Aeroporto Daca

O Aeroporto Internacional de Daca - Hazrat / Shahjalal é um aeroporto grande e importante que serve à cidade homónima e capital do Bangladesh.

Atualmente, em Daca, há voos domésticos e internacionais regulares oferecidos para vários destinos, entre outros: Abu Dhabi, Al Ain, Banguecoque-Suvarnabhumi, Barém, Beijing/Pequim-Capital, Carachi, Chittagong, Cingapura, Colombo, Cox's Bazar, Damã, Délhi, Doha, Dubai, Guangzhou/Cantão, Hong Kong, Istambul-Ataturk, Jedá, Jessore, Kathmandu, Kolkota/Calcutá, Kuala Lumpur, Kunming, Kuwaite, Londres-Heathrow, Manchester, Mascate, Medina, Milão-Malpensa, Mumbai/Bombaim, Paro, Rajshahi, Ras Al Khaimah, Riade, Roma-Fiumicino, Saipur, Sanaa, Sharjah, Sylhet e Xangai-Pudong, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 6
  • Serviço telefónico: +880 2 891-4480
  • Morada/Endereço: Dakha - Hazrat Shah Jalal International Airport, Kurmitola, Dhaka - 1229, People's Republic of Bangladesh
  • Administração: Civil Aviation Authority of Bangladesh
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Tungi (5 km), Dhaka (13 km), Narayanganj (27 km), Narsingdi (34 km), Bhairab Bazar (63 km), Faridpur (64 km), Tāngāil (67 km), Shāhzādpur (89 km), Agartala (89 km), Comilla (93 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 16 km ao norte do centro de Daca, sendo acessível pela autoestrada «New Airport Road», em direção à Tongi.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.46%), terça-feira (13.48%), quarta-feira (14.66%), quinta-feira (14.15%), sexta-feira (14.43%), sábado (13.87%), domingo (14.94%)
  • Outras denominações: Ντάκα, Daka, Дакка, Dakka, ঢাকা, دكا, Дака, ઢાકા, דאקה, ढाका, ダッカ, 다카, ธากา, ڈھاکہ, 達卡, Dacca, Dhaka, Daka, Shahjalal International Airport, Zia International Airport, داکا, დაკა, ڈھاکہ, டாக்கா, 达卡

Destinos mais populares a partir de Daca (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Biman Bangladesh Airlines (690, 33,30 %)
  2. IndiGo Airlines (188, 9,07 %)
  3. Air Arabia (148, 7,14 %)
  4. Emirates Airline (96, 4,63 %)
  5. Malindo Air (96, 4,63 %)
  6. Spicejet (86, 4,15 %)
  7. flydubai (74, 3,57 %)
  8. Saudi Arabian Airlines (67, 3,23 %)
  9. AirAsia Berhad (64, 3,09 %)
  10. Kuwait Airways (56, 2,70 %)
  11. outros (24,49 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 16 km ao norte do centro de Daca, na localidade de Kurmitola e a cerca de 4 km ao sul da localidade de Tongi.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes do centro de Daca deverão conduzir pela autoestrada «New Airport Road».

Para chegar ao aeroporto, o passageiro deverá tomar um táxi ou tuk-tuk na avenidade principal ou prosseguir de automóvel próprio ou de automóvel de aluguer. Atualmente, não há serviço de transporte por autocarro vaivém/shuttlebus para o centro de Daca.

Além destas alternativas, o passageiro deverá dirigir-se para a «Saidabad Inter-District Bus Terminal» (próximo à «Atish Dipankar Road») no centro de Daca, de onde partem diariamente autocarros para Tongi, que param diretamente diante do terminal. Mas o passageiro deverá dizê-lo previamente ao motorista.

História
A história do Aeroporto Internacional de Daca - Hazrat / Shahjalal iniciou em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando o governo britânico construiu uma pista de pouso em Kurmitola, como uma pista adicional ao Aeroporto de Tejgaon. À altura, era um aeroporto militar.

Após a criação do Paquistão, em 1947, o Aeroporto de Tejgaon tornou-se o primeiro aeroporto civil no antigo Paquistão Oriental, atualmente Bangladesh. Em 1966, o governo paquistanês lançou o projeto de construção do aeroporto novo, ao norte de Kumitola e construção da pista foi iniciada por franceses. Mas a pista estava pela metade quando eclodiu a Guerra de Libertação de Bangladesh, em 1971.

Após a independência, o governo de Bangladesh retomou as obras abandonadas e decidiu fazer dele o principal aeroporto internacional do país. Este começou a operar em 1980, sob o nome de «Aeroporto Internacional de Dacca», sendo que «Dacca» é a grafia antiga de «Dhaka».

Em 1992, a área do terminal do aeroporto experimentou uma rápida expansão, com a inserção de pontes de embarque e equipamentos. Neste ano, também foi construído o parque de estacionamento com 500 lugares. Em 2010, o governo rebatizou o aeroporto mais uma vez como Aeroporto Internacional Shah Jalal.


Estatística de dados climáticos Daca

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
25.6
27.8
32.2
33.3
32.8
31.7
31.1
31.1
31.7
31.1
28.9
26.1
19.2
21.5
26.1
28.3
28.6
28.6
28.6
28.6
28.9
27.5
23.9
20.0
12.8
15.0
20.0
23.3
24.4
25.6
26.1
26.1
26.1
23.9
18.9
13.9