Aeroporto Estocolmo - Bromma
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +46 8 797 68-00
- Morada/Endereço: Stockholm-Bromma Airport, S-168 67 Bromma, Sweden
- Administração: Swedavia
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 820 lugares destinados à breves e longas permanências. Os primeiros 30 minutos no estacionamento diante do terminal de partida são gratuitos.
- Cidades próximas: Stockholm (7 km), Uppsala (58 km), Västerås (84 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao noroeste do centro de Estocolmo, sendo acessível pela autoestrada expressa 279, na localidade de Sundbyberg.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Estocolmo e prosseguir em táxi, em vaivém/shuttlebus ou nos autocarros 110 ou 152 até ao aeroporto.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (17.37%), terça-feira (17.48%), quarta-feira (17.68%), quinta-feira (17.95%), sexta-feira (17.14%), sábado (3.16%), domingo (9.23%)
- Outras denominações: Stockholm-Bromma, Bromma, Tukholma-Bromma, Stokkhólmur-Bromma, Stokholmas-Bromma, Sztokholm-Bromma, Стокгольм-Бромма, 斯德哥爾摩-布魯瑪, ストックホルム・ブロンマ
Destinos mais populares a partir de Estocolmo - Bromma (Voos semanais )
- Aeroportos Bruxelas - Zaventem (20, 60,61 %)
- Aeroportos Helsínquia - Vantaa (7, 21,21 %)
- outros (18.18 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao noroeste do centro de Estocolmo.
Para chegar ao aeroporto de automóvel, os motoristas/os passageiros provenientes de Estocolmo deverão conduzir pela autoestrada expressa 279 «Ulvsundavagen», em direção à Sundbyberg. E então, deverão seguir a sinalização até ao aeroporto.
Para chegar ao aeroporto de comboio ou de autocarro, o passageiro deverá dirigir-se para a estação ferroviária / o terminal rodoviário e prosseguir em táxi, em autocarro vaivém/shuttle ou nos autocarros 110 ou 152.
História
A história do Aeroporto de Estocolmo-Bromma inicia-se em 1920, quando tornou-se necessário um aeroporto adequado que atendesse à Estocolmo. Em 1936, o rei Gustavo V inaugurou o aeroporto, que foi o primeiro aeroporto europeu com pistas pavimentadas desde os seus primórdios.
Durante a Segunda Guerra Mundial, aeronaves britânicas e suecas voavam entre Bromma e o Reino Unido. Muitos destes voos transportavam refugiados noruegueses e dinamarqueses, motivo pelo qual tornou-se alvo de ataques alemães que abateram muitas destas aeronaves. Depois da guerra, o aeroporto floresceu, duas companhias aéreas famosas que operavam ali eram a «Aktiebolaget Aerotransport», mais tarde parceira sueca, no Sistema das Companhias Aéreas Asiáticas e a Linjeflyg, a companhia aérea domésticas sueca, mas tarde adquirida pela SAS. Mas a pista de Bromma era muito curta para a era do jato e para o tráfego internacional na Década de 1960. Com isto, já se podia antever a limitação de Bromma.
Com a abertura do Aeroporto de Arlanda, em 1960-62, todos os voos internacionais foram transferidos para ele. Os voos domésticos seguiram-se em 1983. Com isto, Bromma tornou-se o domínio de jatos executivos, da aviação geral e escolas de voo, além de seu uso por parte do governo. Vários antigos hangares foram separados da áerea do aeroporto e foram transformados em estabelecimentos comerciais.
As operações da Malmo Aviation para Gotemburgo, Malmo e o Aeroporto London City provocaram uma espécie de renascimento no aeroporto. Em 2002, a nova torre de controlo, em Ranhammarshoejden, entrou em operação. E o aeroporto, negligenciado anos a fio, foi renovado. O aeroporto sofreu modernizações e melhorias em 2005. E, atualmente, pode separar os passageiros que cheguem diretamente do Espaço de Schengen ou não.
O primeiro operador de base fixa da Suécia, a Grafair Jet Center, foi construída em 2004 no Aeroporto de Estocolmo-Bromma. Em 2003, as autoridades aeronáuticas suecas anunciaram a licitação para a construção de um novo terminal a fim de melhorar os serviços prestados em terra aos passageiros que voassem dali. A Grafair ganhou a licitação e concluiu a construção do terminal em 2004.
A expansão do aeroporto tem sido limitada devido às questões de ruído, à falta de espaço e à necessidade de se preservar o património cultural (os antigos edifícios do aeroporto). Com a conclusão da terceira pista de Arlanda, existe um excedente na capacidade naquele aeroporto. E questiona-se a possibilidade de se usar o terreno ocupado pelo Aeroporto de Bromma para fins residenciais e comerciais.
A principal vantagem de Bromma em comparação ao Aeroporto de Estocolmo Arlanda é sua proximidade ao centro de Estocolmo. Contudo, isto é compensado pelos comboios de alta velocidade que circulam entre Arlanda e a Estação de Comboios de Estocolmo. Bromma ainda é muito popular entre as comopanhias aéreas e os passageiros, especialmente entre aqueles que não gostam de aeroportos grandes.
Quando o aeroporto foi inaugurado, em 1936, a área adjacente era predominantemente rural, mas com o crescimento da cidade, o ruído tornou-se um ponto negativo. Por este motivo, algumas medidas foram postas em prática, tais como a restrição das operações aerportuárias durante o dia, limitando o tipo de aeronaves comerciais autorizadas a operar.